Etanol x álcool isopropílico para desinfetar

Pin
Send
Share
Send

Etanol e álcool isopropílico são membros da família dos álcool e têm propriedades desinfetantes semelhantes. Etanol é o tipo de álcool presente em bebidas alcoólicas. O álcool isopropílico também é conhecido como isopropanol, 2-propanol ou álcool. Quando usados ​​como desinfetantes, ambos estão tipicamente na concentração de 70% na água.

Álcoois como desinfetantes

Os álcoois são desinfetantes eficazes por muitas razões. Eles evaporam rapidamente, sem deixar resíduo. Eles são capazes de dissolver lipídios, o que os torna eficazes contra células virais envoltas em lipídios, como HIV e hepatite A. Eles são baratos e relativamente fáceis de manusear, embora seus vapores sejam inflamáveis.

Etanol

O etanol, também conhecido como álcool puro, álcool etílico ou álcool potável, é uma das substâncias recreativas mais usadas. Está presente em bebidas alcoólicas e é consumido desde os tempos antigos. Como desinfetante, funciona desnaturando proteínas e dissolvendo lipídios, destruindo efetivamente muitos tipos de células bacterianas e virais. É ineficaz contra esporos. O etanol é normalmente usado em concentrações de 70%, porque concentrações mais altas evaporam muito rapidamente e concentrações mais baixas não são tão eficazes. Está presente em alguns sabonetes e toalhetes para as mãos, mas é capaz de secar a pele e, portanto, não deve ser usado diretamente sem agentes adicionais.

Álcool isopropílico

O álcool isopropílico, geralmente chamado IPA ou isopropanol, é semelhante em função e estrutura ao etanol. Evapora a uma taxa semelhante e destrói células bacterianas e virais pelo mesmo mecanismo. No entanto, não é tão eficaz na desidratação de tecidos vivos e, portanto, é uma solução melhor para desinfetar a pele do que o etanol. O álcool isopropílico é frequentemente usado como anti-séptico por esse motivo.

Diferenças

A fórmula química do etanol é C2H5OH. O álcool isopropílico é C3H8O. Ambos podem ser produzidos por fermentação, embora o agente fermentador do álcool isopropílico seja uma bactéria e não uma levedura. O isopropanol é convertido em acetona no fígado, o que o torna extremamente tóxico, enquanto o etanol não tem efeitos tóxicos duradouros a curto prazo. O etanol desidrata as células mais facilmente.

Conclusão

Para desinfetar superfícies, etanol e álcool isopropílico são quase igualmente eficientes. O etanol pode ser usado em aplicações puramente de limpeza de superfícies, mas o álcool isopropílico também pode funcionar como anti-séptico e é frequentemente usado em hospitais. Ambos são mais eficazes na concentração de 70% e podem ser usados ​​para limpar pequenas ferramentas se forem imersos por cerca de 10 minutos. Ambos evaporam rapidamente, sem deixar resíduo, e são eficazes para limpar unidades ópticas e componentes de computador.

Pin
Send
Share
Send