Como recuperar pontos desgastados em pisos de madeira acabados

Pin
Send
Share
Send

É natural que algumas partes do piso se desgastem antes de outras - as áreas de alto tráfego geralmente são as primeiras a desaparecer, e outras podem ser vítimas de arranhões nas pernas dos móveis ou garras de animais, derramamentos ou umidade muito alta. O acabamento do piso é importante, e se o piso tiver apenas uma ou duas áreas desgastadas, enquanto o restante do acabamento estiver em boas condições, é mais econômico fazer reparos no local. Feito corretamente, um reparo local é praticamente imperceptível, desde que você tenha correspondido corretamente ao acabamento e, se necessário, à mancha.

Teste o acabamento

Vários testes podem ajudá-lo a determinar se o acabamento foi realmente desgastado, se o piso foi encerado ou não e com que tipo de acabamento você está lidando.

É óleo?

Esfregue o dedo ao longo da superfície do chão. Se parecer áspero, provavelmente terminou com um óleo penetrante, que pode ou não ser revestido com cera. Se for suave, ainda pode ser um óleo bem encerado, mas provavelmente não. É muito mais provável que seja um acabamento de filme, como goma-laca ou poliuretano.

É usado na madeira?

Molhe um pano com água e deixe cair algumas gotas no local desgastado com o qual você está preocupado. Se a água cair, o acabamento pode ser fino, mas ainda está intacto. Se a água embeber na madeira, o acabamento será desgastado. Você pode pular esse teste se a cor da mancha estiver desgastada - esse é um sinal claro de que o acabamento está desgastado.

O piso está encerado?

Umedeça um pano com álcool mineral e esfregue vigorosamente o acabamento, depois olhe para o pano. Um escurecimento significativo significa que o piso tem um acabamento de cera que você deve remover antes de tratar o local.

O acabamento é laca, goma-laca ou verniz?

Acabamentos evaporativos, como laca e goma-laca, não são tão comuns quanto acabamentos reativos, como verniz alquídico ou poliuretano, mas você os manipula de maneira diferente. Coloque algumas gotas de verniz em uma parte imperceptível do piso e sinta o acabamento - se estiver pegajoso, é laca ou goma-laca. Repita o teste com álcool desnaturado e, se ainda estiver pegajoso, é goma-laca e não laca. Se o toluol ou o xileno - ambos disponíveis nas lojas de tintas - suavizam o acabamento, é uma laca à base de água. Se nenhum solvente suavizar o acabamento - o que é mais provável - é um verniz alquídico ou de poliuretano.

Procedimento de retoque

Se você determinou que o piso é encerado, considere remover a cera de todo o piso antes de iniciar o reparo. A remoção periódica é recomendada e, bem, não há tempo como o presente. Caso contrário, você definitivamente precisará remover a cera da área que está reformando ou o novo acabamento não aderirá.

Etapa 1 Remover cera

Remova a cera com um pano umedecido com álcool mineral inodoro. Esfregue a seção do chão da qual você está removendo a cera uma vez, depois vire o pano, umedeça e esfregue novamente. Continue até o pano não apresentar descoloração.

Etapa 2 Arranhar o acabamento

Raspe o local desgastado com uma lixa. Use papel de grão 150 se o acabamento não estiver completamente desgastado ou se o piso estiver acabado com óleo. Use papel de grão 120 para lixar o acabamento em torno de um ponto em que esteja completamente desgastado. O papel mais grosso reduzirá o acabamento com mais eficiência. Lixe com o grão e crie uma área arranhada significativamente maior do que o local que você está reparando.

Etapa 3 Re-mancha

Restaure a cor para a área gasta, se necessário, limpando a mancha. Se você tiver alguma mancha restante do último trabalho de acabamento, use essa ou uma mancha comercial que combine muito bem. Você também pode misturar sua própria mancha adicionando pigmentos ao diluente. Deixe a mancha secar por várias horas.

Etapa 4 Refinish

Aplique o acabamento apropriado no local, usando um pano ou pincel e acariciando com o grão da madeira. Um pincel dá mais controle ao usar verniz, goma-laca ou laca, mas use um pano para aplicar óleo. Deixe o acabamento secar, depois esfregue-o com uma lixa de grão 150 e aplique outra camada. Repita se necessário.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Mãos à obra! Reformei o piso sozinha e você também pode (Pode 2024).