Arbustos de poda: o que você deve saber

Pin
Send
Share
Send

A maioria das plantas lenhosas da paisagem exige poda periódica e pode haver várias razões pelas quais ela precisa ser feita. Seu motivo para a poda pode ser estético. Você pode estar interessado em moldar uma cerca viva ou outra planta arbustiva para se adaptar à sua paisagem ou servir a um propósito específico. Ou então, você pode incentivar a floração e tornar o arbusto mais atraente. Por outro lado, outra razão importante para a poda de um arbusto é melhorar sua saúde removendo madeira morta e galhos doentes.

O cultivo de arbustos na primavera estimula um novo crescimento e melhora a produção de flores.

Diretrizes básicas de poda

Cada espécie de arbusto tem seus próprios hábitos de crescimento idiossincráticos e precisa de cuidados exclusivos, mas existem algumas diretrizes gerais de poda que você deve conhecer. Quando feita corretamente, a poda pode ajudar a recuperar um arbusto estressado ou doente, ajuda um saudável a permanecer assim e pode tornar um arbusto vistoso muito mais impressionante. O método de poda que você usa e a época do ano em que você faz a poda variam, dependendo do motivo pelo qual você está fazendo a poda, bem como das características crescentes do arbusto.

Por definição, a poda envolve uma redução no tamanho, mas isso é um efeito temporário, porque cortar um arbusto sempre estimula um novo crescimento. Você pode remover com segurança cerca de um terço do crescimento total da planta sem prejudicar a planta. Para garantir uma resposta saudável da planta, é importante usar ferramentas afiadas e mantê-las limpas para que você não espalhe inadvertidamente doenças de uma planta para outra. Uma boa maneira de fazer isso é esfregar as ferramentas com álcool ou enxaguatório bucal antes de cada uso.

Dicas

Evite limpar suas ferramentas com Pine-Sol ou produtos que contenham alvejante. Eles são corrosivos e causam danos à planta.

Corte e desbaste em arbustos decíduos

Uma razão para podar é moldar arbustos para se adaptar à paisagem.

Esteja você podando para moldar um arbusto decíduo, incentive a floração ou rejuvenesça a planta removendo crescimento morto, doente ou excessivamente denso, você usará um dos dois tipos de corte de poda:posição e desbaste. Rejuvenescer um velho arbusto decíduo cortando todos os seus galhos quase ao nível do solo é uma exceção. Esse procedimento drástico, chamado poda dura, obriga o arbusto a produzir um crescimento totalmente novo, embora provavelmente demore vários anos para se recuperar totalmente.

Usar cortes de posição para remover o crescimento mais externo de um galho quando sua intenção é aumentar a densidade de um arbusto ou aumentar o rendimento das flores. A posição permite que a planta redistribua a nutrição que absorve das raízes, e o resultado é um crescimento revigorado.

  • A menos que você esteja cortando um hedge com cortadores de hedge, seja seletivo quanto a cortes de rumo. Esses cortes sempre estimulam um novo crescimento e, se você os fizer indiscriminadamente, o arbusto ficará fora de controle.
  • Faça cortes de posição a cerca de 1/4 de polegada do botão mais próximo que permanece no galho. Um novo crescimento surgirá na direção que o botão está enfrentando.
  • Incline o corte cerca de 30 graus em direção ao lado oposto do galho; ou, melhor ainda, faça um corte completamente reto para minimizar o tamanho da ferida. Se o corte for muito íngreme, o botão pode secar e morrer.

Usar cortes de desbaste ao realizar manutenção em um arbusto. Os cortes de desbaste removem madeira morta e galhos doentes e reduzem a densidade do arbusto sem estimular o crescimento. Esses cortes de poda geralmente removem galhos inteiros até o nível do solo ou em um galho principal principal.

Os cortes finos ajudam a manter a saúde dos arbustos.
  • Use tesouras de podar, loppers ou uma serra, dependendo do diâmetro da madeira.
  • Corte o mais próximo possível do ramo pai, de preferência logo acima de um nó de broto no ramo que você está removendo.
  • Incline o corte levemente para impedir que o nó puxe água do galho-mãe, forçando-o a secar.

Dicas

A maioria das feridas de poda são auto-reparáveis ​​e não requerem curativos.

A melhor época do ano para podar arbustos decíduos

A primavera é a melhor época do ano para encabeçar um arbusto, mas se você deve fazê-lo no início ou no final da primavera depende do arbusto. Aqueles que produzem flores em brotos novos devem ser podados no início da primavera assim que o crescimento começar. Isso dá ao arbusto tempo para produzir novos brotos, e como as flores geralmente aparecem no final da temporada, ainda deve haver muitas delas. Alguns exemplos de tais madeira nova arbustos são:

As roseiras são novos arbustos de madeira que devem ser podados no final do inverno ou no início da primavera.
  • Rosas (Rosa spp.)
  • Hortênsia em panículas (Hydrangea paniculata)
  • Arbusto de borboleta (Buddleia davidii)
  • Nandina (Nandina domestica)

Madeira velha arbustos produzem flores em galhos existentes, madeira que foi criada em anos anteriores de crescimento. Como essas flores geralmente ocorrem no início da primavera, é melhor adiar a poda até imediatamente após a queda. Não espere muito, porém, ou a planta não terá tempo para se recuperar da floração do ano seguinte. Alguns exemplos de arbustos de madeira velhos incluem:

  • Hamamélis (Hamamelis)
  • Marmelo com flores (Chaenomeles)
  • Forsítia (Forsythia spp.)
  • Lilás (Syringa vulgaris)

Você pode fazer a maioria das outras podas, especialmente a remoção de galhos mortos e doentes, a qualquer época do ano, especialmente quando a planta está estressada pelo crescimento excessivo ou está crescendo de maneira prejudicial.

  • A melhor época do ano para desbaste é no final do inverno, antes do início da primavera.
  • A época mais perturbadora do ano para a maioria dos arbustos é o final da primavera, quando a planta está bombeando energia para um novo crescimento.

Técnicas de poda de manutenção e rejuvenescimento

Os arbustos decíduos precisam de manutenção anual para mantê-los saudáveis ​​e com a melhor aparência. Ao remover galhos mortos ou doentes, faça o corte em madeira saudável, garantindo que a parte danificada do galho seja totalmente removida. Outros procedimentos de desbaste dependem do hábito de crescimento do arbusto.

A poda de manutenção é mais eficaz quando feita antes do primeiro crescimento da primavera.
  • Arbustos de cana-de-estilo: Com esse tipo de arbusto, os bastões se estendem para cima a partir de uma raiz comum. Reduza a altura de um arbusto cortando os bastões mais altos no nível ou perto do nível do solo. Reduza a densidade dos arbustos, afinando os galhos nos bastões restantes, que bloqueiam a luz no centro do arbusto ou afastam outros galhos. Rosas e forsítia são exemplos de arbustos em estilo de cana.
  • Arbustos ao estilo de monte: Para afinar arbustos com crescimento originário de um centro comum, faça os cortes bem dentro do monte, onde não serão visíveis. Pegue os galhos mais longos primeiro. Você pode reduzir a massa total do arbusto em um terço sem danificá-lo. Azalea e spirea são exemplos de arbustos no estilo de monte.
  • Arbustos em estilo de árvore: Alguns arbustos são como árvores, com um hábito de crescimento que envia galhos para fora de um tronco central. Para afiná-las, comece removendo galhos que crescem juntos ou na direção do tronco, e não longe dele. Afine os galhos superiores para abrir o centro do arbusto e permitir a entrada de luz. Remova as ventosas, galhos que se originam perto da base do tronco, bem como os galhos que tocam o chão. Serviceberry, bruxhazel e magnólia anã são alguns exemplos de arbustos em estilo de árvore.

A poda de rejuvenescimento, também conhecida como poda dura, é uma técnica para revitalizar um arbusto velho que já viu dias melhores. Você corta o arbusto inteiro de volta a 10 cm do solo, o que lhe permite gerar um crescimento totalmente novo. O melhor momento para fazer isso é no final do período de dormência no final do inverno. Você provavelmente terá que esperar alguns anos para que o novo crescimento seja preenchido e o arbusto ocupe sua posição anterior na paisagem.

Arbustos de coníferas de poda

É melhor não perturbar a forma natural das plantas coníferas.

Muitos arbustos coníferos geralmente crescem em um padrão cônico e são conhecidos por exigir menos manutenção do que os arbustos decíduos. Às vezes, no entanto, o crescimento anormal ou outras considerações exigem a remoção de um ou mais galhos para tornar o arbusto mais saudável ou treiná-lo para crescer de uma maneira que se adapte melhor à paisagem. Isso deve ser feito com cuidado, porque as conferências não se recuperam da poda e dos arbustos decíduos.

Se você podar um arbusto com uma certa forma, ele tenderá a retê-lo e não será preenchido ou crescerá novamente; se você o cortar novamente no toco, ele não voltará a crescer. Como as coníferas não crescem tão facilmente quanto os arbustos decíduos, não há razão para podá-la para revitalizá-la.

Você pode ajustar a forma de um arbusto de coníferas, removendo agulhas que se juntam nas pontas dos galhos. Geralmente é melhor fazer isso no final da primavera, embora o momento exato dependa das espécies. Corte apenas o novo crescimento; se você voltar à madeira velha, o galho não produzirá novo crescimento.

Pin
Send
Share
Send