Como usar ácido sulfúrico para limpeza de drenos

Pin
Send
Share
Send

Quando você tem um entupimento de ralo, pode quebrá-lo usando uma cobra ou desmontando os canos, mas a maioria das pessoas prefere apenas derramar um produto químico no ralo. Três grandes classes de produtos químicos estão disponíveis para esse fim. Os mais comuns são os cáusticos, principalmente o hidróxido de sódio, que é o principal ingrediente do Drano e outros produtos de limpeza de drenos amplamente utilizados, mas os produtos químicos enzimáticos que digerem o material que bloqueia os tubos também são fáceis de encontrar e são eficazes, embora tendem a trabalhar lentamente .

Quando você tem um entupimento de dreno, pode quebrá-lo usando uma cobra ou desmontando os canos, mas a maioria das pessoas prefere apenas derramar um produto químico no ralo.

Os ácidos são a terceira classe de produtos químicos que consomem entupimentos, e os melhores ácidos para a limpeza de tubos de encanamento incluem ácido clorídrico e ácido sulfúrico. Os limpadores de drenos ácidos devem ser o último recurso e usados ​​apenas quando outros produtos químicos de limpeza de drenos não funcionam rápido o suficiente ou não podem fazer o trabalho. Eles são perigosos e não são particularmente bons para os canos ou o meio ambiente, e alguns países, como o Reino Unido, proíbem seu uso por qualquer pessoa que não seja um profissional licenciado.

Nos Estados Unidos, você pode comprar um limpador de drenos de ácido sulfúrico em grandes lojas com nomes de marcas como Kleen-Out, Clean Shot e Liquid Lightning. Estas são soluções de ácido sulfúrico de 93 a 95%, o que significa que elas são altamente concentradas, portanto, você deve tratá-las com respeito. Siga as instruções na etiqueta do produto com cuidado e observe as precauções de segurança padrão para manusear um ácido.

Diretrizes de segurança para o uso de um limpador de dreno de ácido sulfúrico

A primeira coisa que você aprende em qualquer aula de química é nunca despeje água em um ácido. Se você precisar diluir o ácido, despeje-o na água - nunca o contrário. O motivo é que a reação de hidratação do ácido sulfúrico é altamente exotérmica, o que significa que libera calor e a mistura pode ferver espontaneamente. O ácido é mais denso que a água, por isso afunda e as bolhas explosivas pulverizam a solução ácida em todas as direções.

Existe um potencial para cuspir e pulverizar mesmo quando você derrama ácido na água; portanto, quando você usa um limpador de dreno de ácido sulfúrico, precisa usar óculos de proteção e cubra suas mãos e outras partes do seu corpo. Limpe a área ao redor da pia e cubra a torneira antes de usar o limpador de esgotos, pois a mistura corrosiva pode danificar qualquer metal com o qual entre em contato. As instruções do abridor de drenagem instantâneo Clean Shot recomendam o revestimento do conjunto de drenagem e de todas as outras partes metálicas da pia com vaselina.

Por corroer o metal, o ácido sulfúrico pode danificar os tubos de cromo, aço inoxidável e aço galvanizado. É recomendado para use somente se você tiver tubos de encanamento de plástico, e mesmo estes podem sofrer danos causados ​​pelo calor se você introduzir o limpador de drenos muito rapidamente ou usar muito dele. Despeje o produto lentamente pelo ralo, usando apenas a quantidade recomendada na etiqueta.

Quando escolher um limpador de dreno de ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico consumirá vários materiais que entopem o dreno que outros produtos de limpeza, incluindo aqueles que contêm hidróxido de sódio, não contêm. Esses materiais incluem papel, graxa e cabelo, que são os principais ingredientes de muitos tamancos de drenagem. Se seus tubos estão drenando lentamente, é mais seguro usar um limpador enzimático e deixar a situação melhorar lentamente, mas se os tubos estiverem completamente bloqueados e você não puder usar a pia, o ácido sulfúrico pode proporcionar alívio instantâneo.

Se você tiver um desentupidor, poderá limpar o entupimento sem usar produtos químicos, o que é a mais segura de todas as opções. No entanto, se você planeja mergulhar, faça-o antes de usar o ácido sulfúrico e nunca depois. Lembre-se de que o limpador de dreno produz calor, e deixar a mistura quente ao redor dos canos é uma receita para o desastre no que diz respeito aos canos.

O ácido sulfúrico, como agentes de limpeza cáusticos, como o hidróxido de sódio, não é seguro para sistemas sépticos. Mata bactérias benéficas no tanque e reduz a capacidade do sistema de digerir resíduos. Use ácido sulfúrico somente se sua casa estiver conectada a um sistema de esgoto municipal.

Como usar ácido sulfúrico para limpar um dreno

O momento de usar o ácido sulfúrico é quando todos os esforços para limpar mecanicamente o dreno, incluindo mergulhos e serpentes, falham. Não use ácido sulfúrico se tiver introduzido recentemente outro produto químico para limpeza de drenos, pois os produtos químicos podem combinar para criar vapores tóxicos. Depois de vestir roupas de proteção, cobrir as partes vulneráveis ​​da pia e drenar e ler as instruções de aplicação na etiqueta do produto, siga o procedimento a seguir:

  1. Janelas abertas para fornecer ventilação.
  2. Despeje a quantidade recomendada de limpador de ralo (cerca de 200 ml ou 7 onças) lentamente no ralo.
  3. Aguarde cerca de 10 segundos, abra a torneira e deixe a água fluir lentamente para o ralo. Se o dreno voltar, desligue a água e aguarde um pouco mais.
  4. Despeje mais ácido no ralo - até 500 ml - se o entupimento não limpar. Espere ainda mais - alguns minutos a uma hora - para dar tempo ao ácido para trabalhar.
  5. Lave o dreno com água em abundância quando o entupimento desaparecer e o dreno começar a fluir.
  6. Neutralize o ácido misturando uma solução de 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio por litro de água e despejando-o pelo ralo. Você pode usar esta solução para neutralizar qualquer derramamento que ocorra.

Usando ácido sulfúrico para tamancos

A maneira mais segura, fácil e eficaz de limpar um entupimento de vaso sanitário é usar um êmbolo. Quando isso não funcionar, você pode ter certeza de que o entupimento é enorme. O ácido sulfúrico é forte o suficiente para comer através de tamancos enormes, mas geralmente não é recomendado para banheiros, especialmente se a casa estiver em um sistema séptico. No entanto, há pelo menos um limpador de dreno de ácido sulfúrico que é seguro para sistemas sépticos.

O abridor de drenagem Lightning é uma solução tamponada de ácido sulfúrico que limpa a balança e dissolve os entupimentos dos tubos. Está amplamente disponível e custa cerca de US $ 10 para um contêiner de 32 onças. Porém, não é seguro para tubos de ferro fundido ou aço galvanizado, portanto, é melhor não usá-lo se você tiver um encanamento mais antigo.

Para usá-lo, despeje entre 12 e 16 onças, mas não mais, lentamente na água do vaso, tomando cuidado para não jogá-lo no chão ou em qualquer outro lugar. Aguarde 15 minutos. Quando o período de espera terminar, feche a tampa do vaso sanitário e lave o vaso três vezes. Como alternativa, despeje de 3 a 4 litros de água fria diretamente na tigela usando um balde.

Pin
Send
Share
Send