Um guia do proprietário para argamassas e adesivos

Pin
Send
Share
Send

A argamassa Thinset é o produto de colagem de ladrilhos mais comum, econômico e versátil.

A escolha da argamassa ou adesivo melhor e mais robusta para o seu projeto de ladrilhos dependerá, em parte, do tipo de ladrilho que você está usando e, mais importante, de onde você planeja usá-lo. O revestimento de parede geralmente é mais fino que o piso e não requer resistência à compressão do piso. Isso também significa que o revestimento não precisa do suporte sólido exigido pelo piso. Por outro lado, as forças de gravidade entram em cena ao definir ladrilhos de parede que não são um fator com o ladrilho colocado horizontalmente. Essas considerações e mais têm sua escolha de adesivo ou argamassa. Compreender suas respectivas propriedades, seus pontos fortes e limitações, ajudará a tornar essa escolha mais fácil.

Thinset ou Mastic?

Para a maioria das aplicações de ladrilhos, sua escolha será entre os dois agentes de ligação mais usados: argamassa ou mástique.

Argamassa de Thinset

A argamassa Thinset é uma mistura de cimento, areia fina, água e aditivos para melhorar a plasticidade da argamassa, uma vez que a argamassa sozinha é propensa a rachaduras. Tradicionalmente, esse aditivo era uma substância à base de látex e é frequentemente referido dessa maneira até agora, mas a argamassa thinset moderna terá aditivos de acrílico ou outros polímeros.

O Thinset está disponível na forma pré-misturada e em pó. A argamassa seca exige que você misture a água e o aditivo látex / acrílico. Obter as proporções e a consistência corretas é fundamental e ter o equipamento de mistura adequado facilitará isso. A prática usual exige misturar a argamassa, permitir que ela repouse ou slake, por meia hora ou mais, e depois misture novamente. Você precisa fazer isso para cada lote do conjunto que preparar. A argamassa thinset pré-misturada é fornecida em grandes cubas com o látex / acrílico já adicionado e a consistência é correta para a aplicação. A menos que você esteja montando áreas muito grandes ou várias salas, a argamassa pré-misturada de thinset é provavelmente uma escolha melhor para você mesmo do que a mistura de argamassa seca.

Sua escolha do tamanho do entalhe da colher de pedreiro dependerá do tamanho do ladrilho que você está assentando.

Se você estiver montando lado a lado uma área que será cronicamente úmida ou submersa, como um chuveiro ou uma pia ou banheira, a argamassa thinset é a escolha correta. A argamassa Thinset não é impermeável à água, mas não se dissolve na água e, por ser inorgânica, o thinset não incentiva o crescimento de fungos. A argamassa Thinset seca lentamente. Isso pode ser uma vantagem quando você manobra as telhas no lugar, mas apresenta um desafio ao colocar uma superfície vertical. Enquanto você espera o conjunto secar, os azulejos cuidadosamente colocados podem começar a deslizar e a ceder. Ajuda se você demorar um pouco e colocar não mais do que quatro ou cinco linhas de ladrilhos antes de fazer uma pausa para deixá-los configurar. Se o seu revestimento de parede não tiver presilhas espaçadoras, use espaçadores para manter as peças em posição.

Em superfícies horizontais, a argamassa thinset pode permitir uma leve correção de superfícies irregulares subjacentes e ajudar a minimizarlippage-_ onde a borda de um piso se sobressai acima das outras. Se o thinset for penteado com uma espátula dentada de 3/8 de polegada, quando um ladrilho é pressionado e as ranhuras achatadas, a espessura resultante da argamassa é de 3/16 de polegada - a espessura recomendada para o thinset. Isso não dá muita margem para nivelar. A argamassa Thinset geralmente não é recomendada para ladrilhos grandes, pesados ​​ou irregulares.

A mástique da telha agarra mais agressivamente do que o conjunto - uma vantagem ao revestir uma parede.

Mástique de telha

O mástique de telha é um adesivo orgânico pegajoso tradicionalmente derivado da resina natural de um arbusto mediterrâneo, mas os mástiques modernos provavelmente têm ingredientes inorgânicos adicionados para aprimorar certas propriedades. A mástique é frequentemente preferida pelos do-it-yourselfers, especialmente para revestir uma parede, porque é mais aderente que o conjunto e agarra o ladrilho com mais segurança. No entanto, não é adequado para uso em áreas sujeitas à umidade, pois a água degradará o adesivo orgânico. A mástique de ladrilhos vem apenas na forma úmida, geralmente em banheiras, e pode ser à base de água ou solvente. Os mastiques à base de solvente exigem que você use um respirador durante a aplicação. Como os mastiques podem variar em consistência e fórmula entre as marcas, é melhor seguir a recomendação do fabricante sobre qual espátula dentada usar.

Argamassas Epóxi

As argamassas epóxi são compostos à base de resina, compostos, como muitos produtos epóxi, de resina e endurecedor separados, além de um pó de enchimento. Os componentes não são combinados até o momento do uso. As argamassas epóxi são muito fortes e pegajosas e são impermeáveis ​​à água, por isso são um excelente agente de ligação para ladrilhos. Por outro lado, a argamassa epóxi é cara e produz um forte odor durante a instalação. É difícil misturar corretamente e, quando misturado, configura-se rapidamente. Por exigir uma aplicação rápida e qualificada, as argamassas epóxi tendem a ser o domínio dos profissionais praticados.

As camas de morteiro são uma maneira comum de preparar um piso de chuveiro.

Camas de argamassa

A instalação da cama de argamassa é o método mais antigo e provavelmente o mais durável e mais duradouro de revestir um piso. É também mais trabalhoso, e o método eleva a superfície do piso resultante uma polegada ou mais acima do nível dos pisos ao redor, a menos que medidas extraordinárias sejam tomadas. Por essas razões, os leitos de argamassa foram amplamente suplantados pelo uso de placas de suporte de cimento e argamassas finas. As camas de argamassa ainda são práticas e vantajosas como pisos de chuveiro, onde a superfície construída normalmente não é um problema e o piso precisa ser inclinado em direção a um ralo.

Colocar uma cama de argamassa envolve a construção de uma laje de argamassa de concreto com tela de arame embutida no meio. A cama pode estar ligado ou flutuando. Um leito de argamassa colado é fixado ao substrato abaixo, geralmente ancorando mecanicamente a tela de arame. Um leito de argamassa flutuante não está fisicamente preso ao substrato e repousa sobre um membrana de clivagem ou folha de deslizamento. Uma membrana de clivagem é uma película especial que separa o leito de argamassa do substrato e impede que qualquer mudança ou rachadura do substrato afete a integridade do leito de argamassa ou do ladrilho.

A argamassa de concreto é misturada com uma consistência úmida, como a areia da praia. Ele deve se comprimir em um punhado no punho e permanecer assim, a menos que seja perturbado. O construtor de argamassa empurra uma linha ao longo de uma extremidade da área de trabalho e, em seguida, transforma essa argamassa em um meio-fio nivelado da altura adequada. Em seguida, um segundo meio-fio é construído, próximo o suficiente para que o nível do construtor os alcance e o segundo meio-fio é nivelado para corresponder ao primeiro. A área entre os lancis é preenchida com argamassa e toda a superfície é embalada com uma espátula de madeira e nivelada, usando o nível como contrapiso. Este procedimento é repetido até que toda a área seja coberta. Finalmente, toda a superfície é alisada com uma espátula de metal e deixada secar antes da instalação do ladrilho.

Fale com um especialista

Obviamente, existem muitas variáveis ​​que devem ser levadas em consideração ao emparelhar a argamassa ou adesivo ideal para um azulejo específico. Podemos descrever as propriedades gerais de uma argamassa específica, mas sua adequação final também depende do tamanho e tipo de ladrilho a ser assentado e onde você planeja instalá-lo. Ao contemplar um projeto de ladrilhos, é sempre aconselhável procurar aconselhamento de uma fonte experiente sobre a melhor argamassa ou adesivo para sua aplicação específica.

Pin
Send
Share
Send