O que é estilo moderno?

Pin
Send
Share
Send

crédito: Alvhem

Visão global

Nós conversamos sobre isso o tempo todo, mas o que é estilo moderno? Especificar o escopo dos estilos de hoje é um animal mais complicado do que se poderia esperar; tecnicamente falando, "moderno" significa "agora" (e "contemporâneo" significa "atual"); portanto, basicamente tudo ao nosso redor sem vínculos convencionalmente aceitos com um período anterior na linha do tempo do estilo conta como "estilo moderno". Geralmente, é fácil identificar as características arquitetônicas de uma casa moderna: do lado de fora, as casas modernas são extremamente simples (todos os ângulos retos), enquanto as casas tradicionais tendem a ser mais estruturalmente complexas (as coisas ficam complicadas com curvas e triângulos). E, na maioria das vezes, o mesmo vale para a decoração moderna: vários ingredientes são usados ​​para criar um estilo moderno, mas o ingrediente principal é a simplicidade.

Origens

A era do design moderno começou no século 20 com linhas limpas e ângulos rígidos. Por volta do meio do século, foram adicionadas algumas curvas e cores. Então, nos anos 90, ocorreu uma redução no movimento, com preferência pelo minimalismo. Desde então, basicamente ajustamos a evolução do estilo que ocorreu ao longo do século XX. Mas, embora a fluidez da moda possa complicar nosso esforço para definir o estilo moderno, todos sabemos disso quando o vemos, graças a algumas características-chave. Portanto, se você sonha em projetar uma casa com estilo definitivamente moderno, lembre-se dos seguintes elementos.

Exteriores e interiores minimalistas

crédito: Urban Angles

Em uma reação contra a chamada "década de excesso", ocorrida na década de 1980, a década de 90 era sobre redução de tamanho. Nós reduzimos tudo ao mínimo, até mesmo o esquema de cores, que puxava 180º dos radões para os negros e brancos (lembrando-se dos anúncios da Calvin Klein?). Uma filosofia de limpeza e simplicidade está no coração de todo estilo moderno, junto com o mantra "menos é mais". Nosso gosto pelo minimalismo ainda não diminuiu nas duas primeiras décadas do século XXI; o estilo moderno ainda valoriza os espaços livres de desordem, com decoração escolhida com moderação (ainda que cuidadosa) que aprimora sem oprimir.

Paletas de cores neutras

crédito: Alexander White

Minimalismo significa minimizar cores barulhentas, além da bagunça barulhenta. Uma paleta de cores neutras é um grampo do estilo moderno: preto e branco, cinza, cinza e bege formam as bases, enquanto as cores primárias aparecem como acentos em tons suaves e tons pastel. Dica profissional: tente usar diferentes tonalidades e tons da mesma cor ao criar seu esquema de cores para fixar uma paleta de cores minimalista (como a variedade de tons de cinza no quarto da foto acima).

Plantas de conceito aberto

crédito: Concept Home

A adoção da planta de conceito aberto é uma das maiores diferenças entre casas modernas e tradicionais. As casas de estilo moderno são caracterizadas por espaços claros e abertos, possibilitados por plantas que permitem que um quarto flua para outro. Enquanto os cômodos da maioria das casas tradicionais são separados por portas fechadas (ou portas giratórias ou esquadrias e corredores), a maioria das casas modernas derrubam o maior número possível de paredes para criar espaços abertos. Isso significa que (além de quartos e banheiros) algumas casas modernas realmente não têm "quartos" tanto quanto "áreas" - áreas para cozinhar, áreas para refeições e áreas para viver.

Tente plantas para adicionar vida

crédito: Tiger Flickan

A simetria visual é uma grande parte do estilo moderno, e o uso de plantas para criá-la é uma ótima maneira de adicionar um pouco de cor e vida a uma casa moderna. Uma fileira de suculentas no peitoril da janela ou um par de vasos de plantas perto da porta da frente pode adicionar um toque muito necessário de vegetação. Para obter pontos de bônus, tente coordenar algumas plantadeiras elegantes com sua decoração moderna.

Sotaques vintage sutis

crédito: Dering Hall

Sabemos que parece contraditório, mas um toque do antigo realmente se encaixa muito bem no novo. Casas de estilo moderno podem sofrer algumas críticas por sentir frio, e alguns dizem que o estilo faz as casas parecerem mais hotéis do que casas. Mas uma exibição discreta de recordações, gravuras vintage emolduradas ou até mesmo uma luminária no estilo do meio do século pode acalmar os opositores, acrescentando algum caráter à pseudo-austeridade da decoração minimalista. A filosofia de limpeza e simplicidade do estilo moderno tende a fazer com que os espaços pareçam brilhantes e novos; sotaques vintage sutis criam uma atmosfera vivida.

Pin
Send
Share
Send