Como dividir rizomas

Pin
Send
Share
Send

Os rizomas crescem em sistemas radiculares espessos e carnudos que crescem horizontalmente logo abaixo da superfície do solo. Tubérculos são seções grossas de caules ou raízes. Quando novos rizomas e tubérculos são produzidos, as plantas dos rizomas crescem para fora e raízes menores crescem para ancorá-las no solo. Propagá-los por divisão é uma maneira econômica de aumentar a produção do seu jardim, oferecendo ainda mais belos canteiros de lírios.

Os rizomas podem ser divididos para expandir as camas.

Passo 1

Planeje a divisão. Decida onde você plantará os rizomas divididos. O tempo para dividir as plantas é geralmente na primavera ou no outono. O melhor momento para dividir rizomas depende do tipo de rizomas sendo dividido. Gramíneas ornamentais como divisões de primavera, e íris e peônias preferem o outono.

Passo 2

Determine o tamanho da bola raiz. O sucesso de qualquer transplante após a divisão de um rizoma depende do seu sistema radicular. A maioria das divisões de rizoma não são bem-sucedidas porque não deixaram raízes suficientes para sustentar a folhagem da planta. Para determinar o tamanho de uma raiz de rizoma, coloque a ponta da pá na base da planta e faça uma marca no solo no final da cabeça da pá. Em seguida, levante cuidadosamente a planta do chão, empurrando a cabeça da pá diretamente no chão e puxando a alça de volta para si.

Etapa 3

Trimestre o conjunto de plantas. Depois de remover o rootball, divida a coroa ao meio e repita o processo até obter o número de peças necessário. Replante suas divisões na mesma profundidade que a planta original, certificando-se de que a coroa esteja um pouco acima do nível do solo. O tamanho da divisão do rootball é baseado no gosto pessoal e no tamanho do espaço do seu jardim. Embora uma boa regra geral seja o tamanho ideal de uma divisão, seja aproximadamente um quarto do tamanho do rootball original. As divisões serão grandes o suficiente para produzir, mas pequenas o suficiente para não precisar se dividir novamente por um tempo.

Passo 4

Corte rizomas e tubérculos. As plantas que crescem a partir de rizomas e tubérculos também são boas candidatas à propagação por corte. Depois de remover a raiz do chão, corte os rizomas em pedaços de 5 a 15 cm, certificando-se de que cada um contenha botões e raízes.

Etapa 5

Replante apenas os rizomas e tubérculos de aparência saudável e descarte aqueles que são velhos ou doentes. Os rizomas devem ser plantados a menos de metade da largura. Um rizoma de 1 polegada de largura deve ser enterrado com cerca de 1,2 cm de profundidade. Os tubérculos precisam ser plantados no solo com o broto adormecido, mal aparecendo no chão. Divida as divisões de rizoma e tubérculos a 10 a 12 polegadas de distância para dar espaço para expandir.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Divisão de rizoma em Dionaeas, em três minutos, sem mistério! (Pode 2024).