Por que os jatos não estão funcionando na minha piscina enterrada?

Pin
Send
Share
Send

Os tubos que conectam o skimmer da piscina à bomba de circulação e ao filtro e terminam nos jatos formam um sistema fechado. Quando a pressão nos jatos é menor do que deveria, uma razão pode ser que o sistema esteja vazando e permitindo que o ar e a água escapem. Antes de suspeitar desse problema - que pode exigir ajuda profissional -, procure várias outras causas mais simples, incluindo pouca água na piscina, falha da bomba na inicialização, um filtro sujo e a configuração incorreta na válvula multiporta.

A água turva e a baixa produção de jato são dois sinais de um filtro entupido.

Comece eliminando problemas simples e fáceis de corrigir

O ar pode entrar no sistema de circulação através da escumadeira quando o nível da água na piscina está muito baixo. Para que o sistema de circulação seja realmente fechado, as portas de entrada precisam estar completamente submersas, o que significa que o nível da piscina deve estar pelo menos na metade da abertura da escumadeira. Se for menor que isso, desligue a bomba de circulação e encha a piscina antes de ligar a bomba novamente. Enquanto você estiver verificando o nível da água, remova a cesta do skimmer e limpe-a. Folhas e outros detritos podem impedir a passagem da água.

Os filtros de areia e DE têm válvulas multiportas com várias configurações que reduzem ou eliminam a saída dos jatos. Isso inclui retrolavagem, enxágüe, desperdício, inverno e - é claro - fechado. Para garantir a circulação adequada, a válvula deve ser colocada no filtro ou recirculada (o que contorna o filtro). Verifique a configuração e ajuste-a, se necessário. Você também deve fazer uma retrolavagem ou limpar o filtro se não fizer isso há algum tempo. Um filtro sujo ou entupido reduz o fluxo de água.

Ar no sistema

A pressão no sistema de recirculação deve estar entre 10 e 15 psi. Se a leitura do medidor estiver abaixo de 5 psi, algo está errado e se você tiver verificado todos os problemas fáceis de corrigir primeiro, suspeite de um vazamento. Uma maneira de confirmar isso é procurar bolhas no filtro da bomba - se o sistema estiver hermético, não deve haver nenhuma. Você também pode ver bolhas saindo dos jatos de retorno. O ar pode entrar no lado de sucção do sistema de recirculação através de O-rings na bomba, tubos ou conexões rachados ou através do bujão de drenagem na bomba, e você pode ter que fazer uma inspeção passo a passo do encanamento para encontrar o vazamento.

Água turva

Se a água da piscina não estiver tão limpa quanto deveria e você não tiver muita saída nos jatos, talvez descubra que o manômetro mede mais de 15 psi. Este é o resultado de um filtro entupido, mas apenas a limpeza pode não resolver o problema. Os detritos na piscina que tornam a água escura podem entupi-la rapidamente novamente. Se isso ocorrer, talvez seja necessário reunir a piscina para sedimentar os sedimentos e equilibrar os produtos químicos - particularmente o pH e o cloro livre - para impedir o crescimento de algas e outros microorganismos que estão deixando a água turva. Você também pode precisar introduzir um algicida na água.

Tamancos e problemas de bomba

Quando tudo mais falhar, é hora de verificar se há um problema com o próprio sistema de circulação. Podem ocorrer entupimentos nos tubos se as folhas e outros detritos grandes forem sugados pelo skimmer e se alojarem nos tubos, geralmente no lado de sucção entre o skimmer e a bomba. Em vez de usar uma cobra do encanamento para limpá-las - o que provavelmente não funcionará - use um limpador de esgoto do tipo bexiga ou uma fita de peixe de eletricista.

Depois de eliminar todas as outras possibilidades, você deve suspeitar de problemas com a própria bomba. Um impulsor pode ser quebrado ou algo pode ter se alojado no compartimento da bomba de maneira a interferir no movimento dos impulsores. Nesse caso, você - ou alguém contratado - pode precisar desmontar a bomba para fazer reparos.

Reprime a bomba - As bombas podem perder a força, principalmente quando o nível da água na piscina cai muito baixo. Antes de desmontar a bomba, tente reprimá-la. Para fazer isso, desligue-o e abra a tampa e encha o filtro com água. Se for necessária mais água para encher a bomba do que o filtro realmente suporta, a água entrará nos tubos de entrada e saída, e isso é uma boa indicação de que a bomba não foi preparada adequadamente. Quando você o liga novamente, a pressão nos jatos pode retornar ao normal.

Pin
Send
Share
Send