O que acontece quando uma poinsétia secreta uma substância leitosa?

Pin
Send
Share
Send

O símbolo floral por excelência do Natal na América do Norte, a poinsétia (Euphorbia pulcherrima) é um arbusto tropical nativo do México, onde é conhecida como a flor de Nochebuena. Como um membro da família Spurge (Euphorbiaceae), as poinsétias têm uma seiva leitosa. Esse látex ajuda a conservar a umidade dentro da planta e impede que animais e insetos comam a planta, uma vez que o látex é amargo e tóxico se consumido em grandes doses. Se sua poinsétia em vaso sangra seiva branca, ela sofreu uma lesão.

As minúsculas flores verde-amarelo da poinsétia são cercadas por grandes brácteas coloridas.

Seiva

É fácil identificar seiva escorrendo de uma planta de poinsétia por causa da composição de látex aquosa, mas branca. Essa brancura contrasta com o verde escuro das folhas ou com as várias cores dos brácteas. Somente em brácteas brancas ou creme a seiva seria levemente camuflada. Inicialmente, a seiva branca sangra e corre rapidamente se a ferida for grande. Embora muitos americanos pensem que a poinsétia é uma planta doméstica altamente tóxica, isso é um pouco exagerado. Toxinas químicas leves existem na seiva e podem causar erupções cutâneas temporárias. Provavelmente causará dor de estômago se ingerido, potencialmente com náuseas e diarréia - e, em alguns casos, efeitos mais graves. Por esse motivo, embora a poinsétia geralmente não seja tão venenosa quanto se acredita, isso não significa que você deva ingeri-la, pois algumas pessoas ainda podem ter reações individuais graves. Mais notavelmente, não deixe crianças ou animais de estimação comerem as plantas, pois seu menor peso corporal pode causar mais reações adversas às toxinas na planta.

Causas

A seiva está contida em todos os tecidos de uma poinsétia. A seiva escorre apenas quando os tecidos são danificados, como cortar deliberadamente uma folha ou aparar a planta. A ruptura dos tecidos vasculares permite que a seiva sangre ou se segregue no caule ou nas folhas. Escovar levemente ou embrulhar uma poinsétia em vaso ainda pode causar danos aos tecidos. O estalar nas pontas das folhas verdes ou brácteas coloridas pode parecer menor, mas muitas vezes ocorre um pequeno ponto de seiva branca na ferida.

Resposta da planta

Uma vez exposta ao ar, a seiva começa a secar e a coagular parcialmente. Muita seiva pode sangrar devido ao estalo de uma haste grande, mas muito menos a partir de uma veia quebrada na ponta da folha. Durante vários minutos, dependendo da temperatura e umidade do ambiente, a seiva branca de látex seca para ficar mais clara. Eventualmente, envelhece para uma fuligem negra. A secagem da seiva sela a ferida da planta, impedindo a dessecação adicional dos tecidos da planta. Feridas calejadas também impedem que doenças, fungos ou insetos obtenham acesso ao sistema vascular da planta.

Limpeza de Plantas

Quando a seiva secar na poinsétia - quando ela ficar clara e depois escurecer - não tente lavá-la ou esfregá-la. Você corre o risco de quebrar a folha, bráctea ou caule ou romper mais veias para causar mais secreções de seiva. Para evitar borrões ou pontos de seiva seca, você pode inserir cuidadosamente a borda de uma toalha de papel ou lenço facial na ferida para absorver a seiva quando estiver fresca, úmida e branca. Esta é a maneira mais fácil e segura de preservar as brácteas coloridas na poinsétia florescendo sem causar mais danos ou ver manchas de seiva negra mais tarde.

Pin
Send
Share
Send