Como testar um motor trifásico com um megger

Pin
Send
Share
Send

A energia trifásica, introduzida pela inventora Nikoa Tesla, usa um sistema polifásico de corrente alternada para fornecer energia a grandes motores e sistemas de controle de motores. Ele usa menos material condutor para transmissão de energia do que outros métodos, além de fornecer um fluxo constante de energia através de um atraso de fase exclusivo entre três correntes alternadas. Para medir a resistência em um motor trifásico, você precisará de um megômetro, também conhecido como megger. Ao contrário de um ohmímetro, um megômetro pode medir valores de resistência de alta tensão, que geralmente são os tipos de valores que você encontrará com motores trifásicos.

Um megger é capaz de medir valores de resistência de alta tensão.

Passo 1

Desligue a fonte de alimentação do motor, normalmente conseguida comutando o disjuntor. Recomenda-se desconectar completamente o cabo de alimentação da caixa do disjuntor após desligar o disjuntor, ou então ter um assistente em espera e observar que ninguém vira o disjuntor enquanto você estiver usando o motor. Se você não tem ninguém para assistir ao disjuntor, certifique-se de envolver a caixa do disjuntor em fita isolante amarela e prenda o disjuntor com fita vermelha.

Passo 2

Coloque uma sonda de megômetro em qualquer parafuso de montagem na caixa do disjuntor para testar a continuidade do aterramento e toque a outra sonda no terminal do motor.

Etapa 3

Gire a manivela por cerca de um minuto e observe a leitura de resistência. Qualquer leitura acima de 0,5 meg-ohms é geralmente boa.

Passo 4

Teste a resistência entre fases desconectando os fios de cada terminal com uma chave de fenda e, em seguida, toque nos dois terminais com as duas sondas. Aumente o megger e observe a leitura. Qualquer leitura acima de 1 meg-ohm é suficiente.

Pin
Send
Share
Send