O que causa falha prematura do termopar?

Pin
Send
Share
Send

Termopares são dispositivos que utilizam ligas metálicas que produzem corrente elétrica quando submetidos a calor - medir essa corrente permite que ela seja usada como um medidor de temperatura. Os termopares são frequentemente usados ​​como reguladores em fornos domésticos, por exemplo. Como dispositivos de estado sólido, os termopares são relativamente resilientes; falha prematura geralmente vem de uma combinação de problemas.

Instalados corretamente, termopares como os do seu forno podem durar muito tempo.

Fadiga do metal

Como uma mudança na temperatura resulta em uma pequena variação no tamanho por longos períodos de tempo, esses ciclos constantes de expansão e contração podem causar "fadiga do metal". Em outras palavras, o termopar se torna cada vez menos resistente até que finalmente se quebre. Esse processo pode ser detectado monitorando o termopar em busca de leituras incomuns, especialmente se ele estiver em um ambiente em que esteja sujeito a repetidos esforços de calor ou temperaturas extremas.

Oxidação

Se o termopar for um ambiente vedado, como é usado em dispositivos de monitoramento de temperatura ultra alta, qualquer exposição à atmosfera pode exacerbar os processos naturais de decaimento, levando à falha prematura do termopar. O oxigênio no ambiente reage com o metal puro do termopar, tornando os fios mais finos e potencialmente mais frágeis: à medida que a oxidação piora, expõe cada vez mais o termopar ao ataque. Mesmo uma pequena quantidade de oxigênio pode causar problemas, portanto, um termopar selado deve ter seu ambiente verificado regularmente para garantir que não seja comprometido.

Contaminação

Mesmo que o termopar não seja altamente sensível à intrusão atmosférica (como são os termopares cheios de hélio), ele pode ser danificado prematuramente por contaminantes. O enxofre é particularmente problemático para termopares feitos com níquel puro; a altas temperaturas, ele reage com o níquel para formar sulfeto de níquel. Muitos problemas que levam à falha prematura do termopar - incluindo fadiga do metal - podem ser exacerbados por impurezas no termopar, causadas durante o processo de fabricação ou por erro do usuário ao instalar ou manusear o dispositivo.

Má instalação

Uma das principais causas de falha prematura do termopar é simplesmente uma instalação ruim, o que pode tornar qualquer outro problema muito pior. Os termopares precisam ser colocados e protegidos com precisão. Caso contrário, eles podem estar sujeitos a tensões além das tolerâncias de design ou entrar em contato com produtos químicos que reduzem a eficácia ou a resistência de seus materiais. Isso é particularmente verdadeiro para os termopares domésticos, que são frequentemente colocados em salas de fornos que não possuem a limpeza e a uniformidade de um laboratório científico.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Zeitgeist 3 Moving Forward legendado (Pode 2024).