Dicas para projetar um jardim mediterrâneo

Pin
Send
Share
Send

Crédito: Imagem © Amara.comO jardim mediterrâneo é um lugar para relaxar e relaxar.

A essência de um jardim mediterrâneo é que ele deve ser um espaço ao ar livre, razão pela qual são bastante comuns em climas mais quentes. Nesse estilo de jardim, o conforto convidativo e a informalidade rústica têm precedência sobre os arranjos formais e ordenados. Não importa o tamanho do jardim, a atmosfera é espaçosa e aberta. Como espaço de convivência ao ar livre, um plano de jardim mediterrâneo deve permitir a escolha de locais para relaxar, além de uma mesa e cadeiras para o café da manhã no jardim ou uma ceia ao ar livre quando o tempo está bom. Se você vive em um clima mediterrâneo, tem a opção de plantar seu jardim com variedades de plantas clássicas do Mediterrâneo, mas porque muito do que define o estilo mediterrâneo está no hardscaping-as estruturas e pavimentos e acessórios-um jardim em estilo mediterrâneo também pode ser bem-sucedido e se encaixar naturalmente em climas mais temperados.

Uma mesa sombreada convida para refeições ao ar livre.

Jardins mediterrâneos são de baixa manutenção

Caracteristicamente, os jardins mediterrâneos são pouco exigentes e usam a água frugalmente. O baixo uso da água e a tolerância à seca fazem sentido em climas onde a disponibilidade de água é limitada, mas também está se tornando mais importante em locais que não se preocupavam anteriormente com o abastecimento de água. Obviamente, a escolha de plantações desempenha um papel nas demandas de água do jardim mediterrâneo, mas o mesmo acontece com o uso usual de cascalho e pavimentação do jardim no lugar de um gramado com muita água. De acordo com a atmosfera predominante de calor e convite do jardim mediterrâneo, o cascalho e a pedra de pavimentação escolhidos devem ser em tons quentes de terra, em vez de cinza ou azul-cinza. Embora o cascalho ofereça as vantagens da economia e baixa manutenção, falta distinção. Se você usar cascalho no seu plano de jardim, considere criar áreas de interesse adicionando pedras de pavimentação, azulejos mediterrâneos ou um mosaico decorativo.

Adicione uma fonte para o ambiente refrescante da água gotejante.

Os jardins mediterrâneos estão esfriando

Para proteger a área de jantar do sol quente do meio-dia e oferecer semi-privacidade íntima e aromática, a mesa de jantar em um jardim mediterrâneo típico fica em uma pérgola que suporta rosas de folhagem de escalada perfumadas, talvez, uvas ou jasmim. Lembre-se da fragrância, não apenas ao escolher plantas para uma pérgola, mas também para outras plantações. O jardim é destinado a envolver todos os sentidos, e a fragrância é importante como a cor.

A idéia de que os jardins mediterrâneos usam a água com moderação de forma alguma sugere que eles devem se sentir ressecados. As notas musicais legais de uma fonte espirrando estão de acordo com a experiência sensorial envolvente que esses jardins buscam. Uma fonte de bacia contra um gesso bruto ou uma parede de pedra rústica é o clássico do Mediterrâneo, mas uma fonte independente ou um recurso de água borbulhante também servirão.

Os vasos de terracota pontuam o espaço do jardim.

Panelas de terracota adicionam interesse e variedade ao jardim

Vasos de terracota - muitos deles, em uma variedade de tamanhos e formas e plantados com flores brilhantes e ervas aromáticas - são um grampo dos jardins mediterrâneos. Agrupe-os para adicionar interesse e textura, quando necessário. A terracota é porosa e essa porosidade incentiva a evaporação. Isso ajuda a manter as plantas frescas no calor do verão, mas também faz com que o solo seque mais rapidamente, de modo que as plantas precisam ser regadas com atenção. Potes de cerâmica usados ​​com moderação e brilho, especialmente aqueles que lembram as cores dos azulejos do Mediterrâneo ou mosaicos usados ​​em outras partes do jardim, podem ser adicionados com grande efeito.

Um mosaico de seixos dá uma personalidade real à pavimentação sem graça.

Dando personalidade ao seu jardim mediterrâneo

O caráter do seu jardim será determinado pelo seu gosto pessoal e pelos materiais que você tem disponível. Enquanto o travertino característico confere um ar de antiguidade instantânea, suas pedras e pavimentadoras locais em ouro e marrom quentes estarão mais prontamente disponíveis e perfeitamente satisfatórias. Um jardim mediterrâneo não deve parecer fresco e novo. Deve sentir-se confortavelmente quebrado e estabelecido. Você pode reforçar isso e as raízes mediterrâneas do jardim, com as estruturas e enfeites que você escolher. Madeira resistida em bancos, treliças e portões, uma porta rústica reaproveitada, talvez, todos contribuam para o ambiente do seu jardim, assim como o metal patinado, a estatuária clássica e as fontes acima mencionadas.

Plantando para o seu clima

Ao escolher as plantações para o seu jardim mediterrâneo, muito dependerá da sua região de cultivo. Use trepadeiras para maximizar as oportunidades verticais. Favorecer variedades perfumadas e tolerantes à seca com flores de cores fortes que se sustentam bem sob a luz do sol. Procure uma combinação agradável de árvores ou arbustos ornamentais, gramíneas, suculentas, sebes cortadas, ervas e trepadeiras, tudo visando a baixa manutenção.

Se o seu clima se aproxima do mediterrâneo, você tem a opção de escolher variedades "autênticas" para o seu jardim - uma árvore central de azeitona, limão ou figo ou uma tela de ciprestes italianos icônicos. Outras plantas adequadas para um clima quente e seco incluem:

  • Lavanda (Lavendula spp.)
  • Alecrim (Rosmarinus officinalis)
  • Bay Laurel (Lauris nobilis)
  • Agave (Agave spp.)
  • Absinto (Artemisia)
  • Spurge Mediterrâneo (Euphorbia characias)
  • Orelhas de cordeiro (Stachys byzantina)
  • Rock Rose (Cistus)

Se você jardina em um clima mais frio e úmido, suas opções de plantas precisam ser ajustadas de acordo, mas há muitas opções disponíveis, como:

  • Lavanda (Lavendula spp.)
  • Alecrim (Rosmarinus officinalis) (você precisará trazê-lo para dentro para o inverno)
  • Cardo globo (Echinops ritro)
  • Foxglove enferrujado (Digitalis ferrugina)
  • Rock Cress (Aubrieta deltoidea)
  • Margarida Dourada (Anthemis tinctoria)
  • Valeriana vermelha (Centranthus ruber)
  • Cranesbill Geranium (Geranium spp.)
  • O botão do licenciado (Centaurea Montana)
  • Margarida Dourada (Anthemis tinctoria)
  • Orelhas de cordeiro (Stachys byzantia)

Como em qualquer jardim em qualquer lugar, é uma boa ideia procurar o conselho do seu centro de jardinagem local sobre quais plantas e cultivares prosperarão em sua área. Os jardins mediterrâneos, em última análise, são menos uma lista de verificação de plantas específicas e mais uma atitude e um estilo de vida.

Pin
Send
Share
Send