Qual é a diferença entre folhas de agulhas e árvores de folhas largas?

Pin
Send
Share
Send

O objetivo das folhas de uma árvore, seja ela larga ou agulha, é permitir a ingestão de dióxido de carbono e a captação de oxigênio e coletar a luz solar para alimentar o processo de fotossíntese. Pequenas aberturas na superfície das folhas, chamadas estômatos, abrem e fecham para permitir a entrada de dióxido de carbono. Os açúcares essenciais necessários para o crescimento são produzidos quando a luz solar e o dióxido de carbono são combinados. Os estômatos abertos derramam água através da respiração.

As folhas capturam a luz solar e o dióxido de carbono necessário para a fotossíntese.

Condições ideais

Para o crescimento contínuo, a fotossíntese teria que ocorrer durante todo o ano. Isso só poderia acontecer se todos os dias estivessem ensolarados, quentes e úmidos. Sob essas condições, as folhas poderiam coletar a luz do sol sem perder muita água e não precisariam suportar as temperaturas abaixo de zero presentes nos invernos do norte. Idealmente, todo o solo seria rico em nutrientes para apoiar o desenvolvimento de folhas largas e as árvores não precisariam se adaptar às mudanças climáticas.

Árvores com folhas de agulha

As folhas de uma conífera são agulhadas e verdes o ano todo.

Árvores de folhas de agulhas, ou coníferas, têm folhas longas e finas que se assemelham a agulhas. As folhas permanecem na árvore durante todo o ano e são substituídas lenta e continuamente, e não todas de uma vez. As agulhas menores e mais apertadas são mais impermeáveis ​​e resistentes ao vento do que as folhas maiores e mais largas encontradas nas folhas folhosas ou decíduas. As agulhas são menos saborosas para os insetos e, portanto, são mais difíceis de destruir. As coníferas não precisam de um grande aumento de nutrientes para o crescimento das folhas da primavera e podem sobreviver em solos mais pobres com menos água.

Árvores de folhas largas

Árvores de folha larga, como o carvalho, crescem novas folhas a cada primavera.

Árvores de folhas largas vivem em áreas onde o solo é nutritivo o suficiente para produzir um novo conjunto de folhas grandes e coletoras de sol a cada primavera. A fotossíntese ocorre rapidamente, enquanto o sol brilha e o clima permanece quente. O clima mais frio do outono reduz a produção de açúcar essencial, as folhas perdem as células verdes de cloroplasto necessárias para capturar a luz do sol, várias cores subjacentes aparecem e as folhas caem no chão. A energia se move para as raízes e a árvore entra em dormência no inverno.

Exceções

Tamarack e lariço são coníferas decíduas. Essas árvores têm agulhas que ficam douradas e caem no outono, em preparação para os meses frios do inverno. O carvalho vivo tem folhas largas, mas é sempre-verde porque não perde suas folhas no outono. O carvalho vivo cresce em áreas quentes e úmidas e, portanto, não requer dormência. O tremor é uma árvore decídua que perde suas folhas, mas continua a produzir alimentos de inverno usando clorofila em sua casca.

Pin
Send
Share
Send