Como pintar molduras de rodapé

Pin
Send
Share
Send

Uma nova camada de tinta dá aos rodapés uma aparência nítida e limpa.

De toda a madeira e molduras de uma casa, os rodapés são os que mais sofrem com os choques e arranhões nos pés e nos móveis. E eles são pontos de coleta de poeira e sujeira. Mas uma nova camada de tinta (ou duas) pode dar-lhes uma nova vida.

Coisas que você precisa

  • Panos de esponja ou microfibra para limpeza

  • Aspirador (se necessário)

  • TSP ou outra solução de limpeza

  • Spackle

  • Espátula flexível

  • Calafetar do pintor de látex

  • Arma de calafetar

  • Lixa (grão fino a extra-fino)

  • Primer

  • Escova de faixa angular de 2 polegadas (maior para molduras muito largas)

  • Fita do pintor

  • Panos de lona

  • Balde de tinta pequeno

  • Faca de drywall de 12 polegadas ou escudo de tinta

  • Condicionador de tinta

  • Tinta semibrilhante

Etapa 1 Limpar e reparar o molde

A limpeza e a reparação geralmente levam mais tempo do que o esperado, especialmente se você precisar esperar algumas horas para que os reparos e a calafetagem secem antes de poder pintá-los. Lembre-se disso ao programar o projeto.

Se sua casa foi construída antes de 1978, há uma boa chance de conter tinta com chumbo. Se você suspeitar da presença de tinta com chumbo, faça a pintura. Depois de conhecer os resultados, você pode decidir como proceder.

  1. Afaste os móveis da parede, se estiverem bloqueando a moldura.
  2. Limpe a superfície do molde com um pano.
  3. Pode ser necessário usar um aspirador de pó com acessórios para limpar o rodapé que estava atrás dos móveis. Se houver carpete de parede a parede, aspire para evitar que a poeira termine no acabamento da pintura.
  4. Faça uma boa limpeza no rodapé com o TSP ou outro limpador. A sujeira da superfície pode impedir que a tinta adira adequadamente à superfície.
  5. Use spackle para reparar qualquer corte na moldura. Siga as instruções do fabricante, mas geralmente, basta aplicar o spackle em cortes e furos, usando uma espátula flexível.
  6. Deixe o spackle secar e depois lixe levemente. Limpe o pó de lixar com um pano.
  7. Manche os reparos para que eles não sangrem pela camada de tinta final.
  8. Use calafetar para preencher espaços onde as juntas de moldagem se separaram. Verifique todos os cantos internos e externos. O calafetar ajudará a tornar o trabalho final mais profissional.
A fita adesiva da 3MPainter possui adesivos especiais que não deixam resíduos nas paredes ou na madeira.

Etapa 2: Proteger superfícies adjacentes

Prenda a fita do pintor na borda que separa a moldura da parede. Ao estender a fita com uma mão, coloque-a no lugar pressionando-a com uma espátula limpa. Para madeira ou outros pisos de superfície dura, aplique fita no chão. Para tapetes, aplique fita adesiva no tapete e use uma espátula limpa para empurrar a borda da fita sob a moldura, se possível.

Quando a fita estiver no lugar, coloque panos de lona o mais próximo possível da parede. A fita ajudará você a obter uma borda limpa, enquanto o pano estiver lá para capturar respingos.

Cortar as superfícies da parede e do piso com fita adesiva facilita a pintura de rodapés sem bagunça.

Etapa 3 Aplique a tinta

Os condicionadores de tinta ajudam as tintas látex e acrílica a fluir melhor e diminuem o tempo de secagem, dando a você a chance de suavizar as marcas de pincel.

  1. Comece adicionando condicionador de tinta à tinta e mexendo. Siga as instruções do fabricante para misturar a tinta e o condicionador.
  2. Transfira alguns centímetros de tinta para o pequeno balde. É muito mais fácil manusear o balde do que um galão cheio de tinta.
  3. Todo mundo tem seu próprio estilo de pintura. Aqui está uma técnica para tentar: Mergulhe o pincel na tinta para que cerca de um terço das cerdas sejam carregadas. Bata a escova nas laterais do balde.
  4. Trabalhe em pequenas seções do rodapé de uma só vez. Aplique tinta no meio do molde para tirar um pouco da tinta do pincel.
  5. Em seguida, corte na parte superior da moldura usando a borda cônica do pincel. Passe o pincel cerca de 1/4 de polegada da borda. A tinta deve ficar levemente acima das cerdas do pincel.
  6. Se necessário, volte e faça outra passagem para espalhar a tinta ainda mais perto da parte superior da moldura.
  7. Em seguida, corte ao longo da parte inferior da moldura. Trabalhe devagar, você sempre pode voltar e adicionar mais tinta, se necessário. Se necessário, use uma faca larga de gesso para proteger o chão enquanto você corta ao longo da parte inferior da moldura.
  8. Depois de aplicar a tinta em uma seção, use um toque leve para arrastar as bordas das cerdas para suavizar a tinta. É um processo chamado despedir. Ao partir, inicie as cerdas em uma parte não pintada da moldura, trabalhando novamente sobre a tinta aplicada.
  9. Quando estiver pronto para passar para a próxima seção, inicie o pincel em uma parte não pintada da moldura. Colocar o pincel na tinta úmida deixará uma marca que parecerá uma costura na moldura depois que a tinta secar.
crédito: Flood Certifique-se de usar um condicionador projetado para o seu tipo de tinta: látex ou à base de óleo.

Você acabará por desenvolver um ritmo de pintura. Aqui estão algumas dicas para ajudar o trabalho a funcionar sem problemas:

  • Se você estiver pintando o rodapé da mesma cor que o original, provavelmente poderá pular a pintura das últimas 1/16 a 1/8 de polegada na parte inferior, porque a alteração de cor não será perceptível.
  • Para pisos alcatifados, use a faca de fita adesiva ou um protetor de tinta para pressionar levemente a borda do carpete e a fita do pintor ao cortar na parte inferior do rodapé. Limpe a parte inferior da régua depois de pintar cada seção.
  • Se você estiver instalando um novo rodapé, prepare e aplique uma primeira demão com as peças do rodapé colocadas sobre os serrotes antes de instalá-lo. Após a instalação, você precisará preencher os orifícios das unhas e talvez outros reparos menores. Após a instalação da moldagem, você pode aplicar uma camada de tinta de acabamento.

Etapa 4 Concluir

Limpe suas ferramentas e pincéis quando terminar o projeto, mas deixe a fita do pintor no lugar. A tinta precisa secar completamente; portanto, aguarde cerca de 24 horas antes de remover a fita do pintor. Se você tiver problemas para remover a fita, tente marcar ao longo da borda com uma faca afiada enquanto puxa a fita da parede ou do chão.

Pin
Send
Share
Send