O que é uma janela pendurada dupla?

Pin
Send
Share
Send

O Windows costuma ter nomes engraçados que não são inerentemente significativos. Podemos visualizar facilmente um garagem porta e sei que é diferente de um vidro deslizante porta. Mas termos comuns da janela, como projetor de slides, casement e único pendurado, conte-nos muito pouco, a menos que já conheçamos algo sobre janelas. Double-hung é um excelente exemplo. Poucas pessoas sabem o que isso significa, embora, junto com pendurado único, descreve o tipo mais clássico de janela na história da construção de casas.

Uma janela dupla pendurada tem dois caixilhos móveis que deslizam para cima e para baixo.

Janelas com suspensão dupla são tradicionais

As janelas suspensas simples e duplas tendem a ser janelas retangulares clássicas que geralmente têm painéis divididos (ou, tecnicamente, luzes divididas), embora isso não seja obrigatório. Ambos também têm uma faixa inferior que desliza para cima para abrir a janela. Onde eles diferem é que, em uma janela suspensa, apenas a faixa inferior se move; a faixa superior é fixa. Em uma janela dupla, a faixa superior pode deslizar para baixo, independentemente da faixa inferior.

As janelas duplas e simples têm uma aparência tradicional e são encontradas em inúmeros coloniais, vitorianos, bangalôs e qualquer casa moderna com estilo tradicional. Os exemplos mais clássicos têm pequenos painéis dispostos em uma grade de barras muntin, mas muitos têm faixas de painel único, e há versões de estilo moderno com painéis retangulares divididos por um único muntin horizontal. Atualmente, a maioria das janelas com luz dividida tem um único painel grande coberto com uma grade decorativa que simula a aparência das luzes divididas.

As casas dos artesãos geralmente apresentam janelas duplas penduradas distintas com uma faixa inferior grande de painel único e uma faixa superior de luz dividida.

Janelas duplas são auto-ventiladas

Nos dias que antecederam o condicionamento de ar, as casas se transformaram em caixas refrigeradas e fechadas, o ar fresco era essencial para manter a temperatura dentro de casa. Janelas duplas foram preferidas em vez de suspensas simples porque as suspensões duplas são auto-ventiladas. Se você abrir cada um dos caixilhos superior e inferior na metade do caminho, o ar interno quente fluirá pela abertura superior, fazendo com que o ar fresco seja puxado pela abertura inferior, graças à convecção natural do ar. Na realidade, o efeito é bastante sutil, mas cria mais fluxo de ar do que uma única faixa aberta (supondo que não haja brisa para conduzir o ar).

A abertura dos dois caixilhos de uma janela dupla pendurada promove a circulação de ar, mesmo com uma janela na sala.

Anatomia da janela pendurada dupla

Os dois caixilhos de uma janela dupla penduram para cima e para baixo ao longo dos canais nas laterais da moldura da janela. Nas janelas antigas, os canais são criados com tiras de madeira chamadas para. Janelas muito antigas têm cordas que se conectam aos caixilhos e passam por cima de polias (rodas) na parte superior da estrutura. As cordas se estendem para dentro dos bolsos dentro da estrutura e se conectam a pesos que sustentam os caixilhos na posição aberta e os equilibram para facilitar a abertura e o fechamento.

Uma geração posterior de janelas duplas penduradas inclui tubos de metal contendo molas longas nos canais de caixilhos. As molas suportam o peso das faixas. O advento das janelas de vinil levou a um sistema de canais diferente que permite que os caixilhos sejam inclinados para fora da armação para facilitar a limpeza. Eles geralmente têm canais nas laterais dos caixilhos, enquanto a moldura da janela possui faixas tensionadas por mola que se encaixam nos canais. Existem muitas variações desse design básico.

A maioria das novas janelas duplas inclui caixilhos inclináveis.

Problemas comuns com o Windows pendurado duas vezes

Todos os tipos de janelas têm suas fraquezas. Com janelas duplas, novas e antigas, a maioria dos problemas está relacionada aos caixilhos móveis. O desafio de qualquer coisa móvel é manter uma vedação boa e firme (para impedir a entrada de ar), permitindo um movimento fácil. Com o tempo, os caixilhos não se fecham tão bem e as janelas se tornam escorregadias. Isso é particularmente pronunciado com janelas de madeira velhas, nas quais o desgaste, a contração e a secagem da madeira podem resultar em faixas que realmente chocam quando o vento sopra.

A solução para as velhas janelas de madeira é adicionar calafetação para apertar os caixilhos e selar as lacunas entre os caixilhos e os batentes, bem como onde os dois caixilhos se encontram. Nas janelas mais recentes, os rascunhos podem ser causados ​​por faixas mal ajustadas ou estrutura plástica ou peças de faixa deformadas. A calafetagem autoadesiva pode ajudar em alguns casos; caso contrário, é melhor consultar o fabricante da janela para obter recomendações.

Janelas com correntes de ar de qualquer tipo também podem ser causadas por vazamento de ar ao redor da moldura da janela. Isso pode ser corrigido com calafetagem externa e, em alguns casos, isolamento ao redor da moldura da janela, atrás da guarnição interna da janela. Espuma de spray não expansível geralmente é melhor para este trabalho.

Se as janelas duplas pendurarem ou não se moverem suavemente, os canais da faixa podem precisar de lubrificação (como cera) e / ou o mecanismo de tensão pode precisar de ajuste. As faixas que não ficam abertas precisam de ajuste de tensão ou, se tiverem pesos, as cordas podem ter quebrado e precisar de substituição. Todos esses reparos são bem diretos e podem ser feitos pelos proprietários, uma vez que eles entendem como as janelas funcionam.

Crédito: Right Path Windows and RestorationAlgumas janelas duplas penduradas antigas têm correntes em vez de cordas que sustentam os pesos da faixa.

Pin
Send
Share
Send