Como pintar painéis de madeira

Pin
Send
Share
Send

Pintar painéis de madeira não é muito diferente de pintar qualquer superfície comum de parede ou teto. A preparação, como sempre, é a parte mais importante. Para pranchas de madeira maciça e painéis de folhas de madeira, a preparação inclui a preparação de todas as superfícies para uniformizar a coloração e evitar o "sangramento" de pontos ou nós escuros. Se a madeira velha não estiver nua (normalmente não está), ela deve ser lixada ou desengordurada antes da aplicação. E com pranchas sólidas de lingueta e ranhura, convém calafetar entre as placas para ajudar a evitar rachaduras na tinta. Depois que o trabalho de preparação estiver concluído, você estará pronto para pintar com um rolo e pincel padrão, usando a tinta que desejar.

crédito: Jakob Valling / Cultura / GettyImages

Lixar o painel de madeira

Se o seu painel de madeira antigo for de cor de madeira (ou seja, ainda não foi pintado), é provável que tenha um acabamento protetor claro, como uretano, goma-laca, laca etc. Isso pode dar um leve brilho e, pior, pode impedir que sua tinta grude na madeira. A solução é lixar a superfície com uma lixa. Isso faz duas coisas: arranha o acabamento brilhante para que o primer possa agarrá-lo e suaviza os pontos ásperos que, de outra forma, poderiam aparecer na pintura.

Lixe os painéis de madeira com uma lixa de grão 180 ou 220 se as superfícies forem bem lisas. Se forem ásperas e precisarem ser derrubadas, use papel de grão 150. Use uma boa máscara ou respirador para não inalar o pó da areia. Quando terminar, remova cuidadosamente todo o pó de lixa da madeira com um pano ou um aspirador de pó com uma escova.

Se você realmente não quer lixar (algumas pessoas consideram uma forma leve de tortura), você pode tratar o acabamento de madeira velho com um descongelador líquido. Este é um material químico forte que geralmente é aplicado com um pincel de pano ou espuma. Siga as instruções do fabricante com cuidado.

Deglosser líquido pode eliminar a necessidade de lixar.

Calafetar ou Espalhar o Painel de Madeira

O próximo passo importante é preparar o painel, mas, dependendo de vários fatores, convém calafetar e / ou soltar. Se o painel for feito de tábuas de madeira maciça, de lingueta e ranhura (como pinho nodoso ou painéis tradicionais de tábuas), as tábuas estão continuamente se expandindo e se contraindo com as mudanças sazonais de umidade. Você não percebe o movimento quando a madeira está nua ou com revestimento transparente, mas quando pintada, as juntas entre as pranchas podem desenvolver rachaduras ao longo das juntas à medida que a madeira se move. A tinta é um material bastante elástico e geralmente se estende o suficiente para que não se quebre, mas, com o passar dos anos, fica mais frágil e é mais provável que se quebre. Além disso, se as tábuas não estiverem bem ajustadas e apresentarem alguma folga, a tinta provavelmente não preencherá as lacunas, deixando seu trabalho de pintura final com linhas escuras.

Se você optar por calafetar, use um Pintável calafetar, aplique-o com um cordão fino e alise-o ao longo das juntas da prancha com o dedo. Deve ficar invisível depois de pintado. Você pode calafetar antes ou depois da aplicação. Muitos profissionais preferem calafetar após a preparação, porque a cartilha ajuda a expor lacunas e buracos, e os defensores reais gostam de escorvar antes e depois da calafetagem, mas a escolha é sua.

Se você tiver painéis de chapa (às vezes chamados de painéis de "madeira falsa", um termo que não é muito preciso porque a maioria dos painéis no estilo dos anos 70 é um tipo de madeira compensada com revestimento de madeira real), pode haver muitos furos feitos por as unhas segurando os painéis. Em caso afirmativo, preencha com um spackling composto aplicado com uma espátula. Deixe o spackle secar e lixe-o com a superfície circundante. Faça isso antes de preparar o painel, porque o spackle deve ser preparado antes de pintar.

Preparar o painel de madeira

O Primer é essencial para os painéis de madeira, pois prepara a madeira velha e seca para pintura e ajuda a ocultar linhas escuras (comuns em painéis de chapa) e nós (comuns em pranchas de madeira maciça). Para garantir que as áreas escuras e os nós permaneçam ocultos, é importante usar uma cartilha de bloqueio de manchas. Para casos graves, o melhor encobrimento é o primer à base de goma-laca, como o Zinsser B-I-N; isso sela sobre nós, óleos, fumaça, giz de cera ... o nome dele. É uma coisa muito forte, então ventile bem a área.

crédito: selador de primer à base de RustoleumShellac.

Aplique o primer nas linhas escuras ou nas juntas da prancha primeiro, usando um pincel. Também "corte" em todas as bordas dos painéis com um pincel, como na pintura. Em seguida, use um pincel ou rolo de pintura padrão para preparar as superfícies restantes. Deixe o primer secar completamente conforme as instruções.

Pintar o painel de madeira

Uma vez preparada e preparada, qualquer tinta interna funcionará para painéis de madeira. Escolha um brilho com base na aparência plana ou brilhante e na durabilidade e lavabilidade que deseja. A tinta mais brilhante ou de brilho mais alto é mais durável e lavável, mas mostra imperfeições na superfície mais do que uma tinta mais plana.

Aplique a tinta como em qualquer parede ou teto: corte com um pincel, depois role ou escove as demais áreas. Usar um rolo em painéis ranhurados ou em pranchas com ranhura e lingueta pode ser um pouco complicado. Experimente uma tampa do rolo de 1/2 polegada ou 5/8 de polegada e incline-o levemente para encaixá-lo nas ranhuras ou juntas do painel. Se a tinta pingar ou se acumular nas ranhuras, escove-as novamente (escova após rolar) para alisá-la e evitar pingos. Sempre escove paralelamente às pranchas ou ranhuras do painel. Uma escova de faixa angular é boa para entrar em espaços apertados.

Crédito: Wooster / Home DepotEscova de faixa angular.

Como em outras superfícies internas, duas camadas de tinta são padrão para painéis. No entanto, se você ver nós ou manchas escuras sangrando através da tinta, não continue pintando sobre eles, porque a tinta pode nunca os cobrir. Os pontos também podem aparecer mais tarde. Quando manchas escuras sangram, pinte as áreas com um primer para bloquear manchas (o primer à base de goma-laca vem em latas de aerossol para aplicação rápida) e repintar sobre o primer.

Pin
Send
Share
Send