Vantagens e desvantagens das paredes de cortina

Pin
Send
Share
Send

Uma parede cortina é uma parede protetora afixada na parte externa de um edifício para proteger a estrutura. Durante os tempos medievais, as paredes das cortinas eram uma das estruturas de defesa mais importantes usadas na proteção de castelos, e hoje elas servem a um propósito protetor mais básico. Considerando que, durante a Idade Média, as paredes de cortina foram feitas para impedir invasores, as paredes de cortina atuais são construídas para impedir a entrada de elementos como chuva e vento e ajudar a estabilizar a estrutura. Amplamente utilizadas em projetos de edifícios comerciais, as paredes cortinas servem a um propósito importante, mas há desvantagens associadas à sua instalação.

Os sistemas de parede de cortina com estrutura de alumínio foram usados ​​pela primeira vez na década de 1930.

História

Durante a Idade Média, muitos castelos foram construídos usando um design de Motte e Bailey, que consistia em uma torre, ou torre e um pátio cercado individualmente por uma parede de proteção. Essa parede protetora costumava ser chamada de paliçada ou parede de cortina, e essas paredes variavam de 6 a 20 pés de espessura e eram construídas até 45 pés de altura. Originalmente construídas a partir de madeiras, as paredes das cortinas acabaram sendo construídas em pedra, o que as tornou menos suscetíveis à podridão e mais difíceis de escalar e penetrar.

Funções modernas

Na arquitetura moderna, uma parede de cortina é tipicamente uma parede fina construída de vidro, metal ou pedra emoldurada em alumínio que é anexada à estrutura externa de um edifício. A parede cortina não suporta a carga no teto ou no piso do edifício; serve simplesmente para impedir a entrada de ar e água e reduzir a oscilação induzida pelo vento e pela atividade sísmica. Conectada aos pisos ou colunas do edifício, uma parede cortina transfere cargas horizontais induzidas pelo vento e pela gravidade para manter a estrutura estável.

Vantagens

Antes que o aço e o concreto armado se tornassem materiais de construção comuns, a fachada de um edifício normalmente suportava a carga de toda a estrutura. Uma grande vantagem da parede cortina de hoje é que ela pode ser construída com materiais muito mais leves, como o vidro, o que permite a filtragem da luz natural no edifício. Além de impedir a entrada de ar e umidade no edifício, as paredes cortinas também podem atuar como uma parada de incêndio, retardando ou impedindo a propagação do fogo entre os andares do edifício.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens das paredes cortinas é a necessidade de manutenção regular. Para evitar a umidade e o vento, um selante deve ser aplicado ao perímetro e esse selante deve ser substituído a cada 10 anos. Outra grande desvantagem das paredes cortinas é o custo e o tempo necessários para instalá-las. As paredes cortinas que utilizam o sistema de estacas, por exemplo, exigem muito tempo para serem montadas, e seu desempenho depende da qualidade da instalação. As paredes cortinas unitizadas consistem em estruturas montadas na fábrica, o que reduz o tempo e os custos de instalação, mas incorre em maiores custos de remessa e armazenamento.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: CORTINAS PARA SALA - QUAL ESCOLHER E COMO DECORAR (Pode 2024).