Como remover adesivo de móveis de madeira

Pin
Send
Share
Send

A cola deve aderir às coisas - por isso, se você adquirir um pouco do seu mobiliário de madeira, não pode esperar simplesmente limpá-lo. Entre os adesivos que podem acabar nos seus móveis, a cola de cianoacrilato - ou super cola - é provavelmente a mais difícil de remover. O acetato de polivinil, ou cola de carpinteiro, cimento de contato e adesivo de construção são algumas outras possibilidades. É altamente duvidoso que você consiga remover qualquer um desses adesivos sem causar algum dano ao acabamento. A chave é minimizar esse dano para que você possa fazer um reparo limpo.

Remoção de cola com um raspador

Raspe a cola de carpinteiro seco, o adesivo de construção e a mástique de ladrilhos de cerâmica com um raspador ou uma navalha. Um raspador de puxar oferece mais controle do que uma faca de barbear e é melhor para grandes depósitos de cola, especialmente se tiver uma lâmina afiada. Uma faca de barbear é mais adequada para remover pequenas pinceladas de cola de PVA seca. Apenas force a lâmina sob os pontos de cola - eles geralmente se soltam.

Desenhe o raspador com cuidado sobre a superfície do depósito de cola, removendo apenas a camada superior. Continue removendo a cola em camadas até que o raspador entre em contato com o acabamento. Pode ser necessário raspar uma camada de acabamento para remover completamente a cola. Trabalhe com cuidado para evitar raspar a madeira.

Lixe a área com uma lixa de grão 320 depois de remover toda a cola. Os danos na superfície do acabamento podem não ser perceptíveis após a aplicação de uma camada de verniz para móveis; se parece que você não pode mascarar o dano com polimento, aplique uma nova camada de acabamento antes de aplicar o polimento. Pulverize um novo verniz de laca ou poliuretano de uma lata de aerossol. Lixe quando secar e pulverize uma segunda camada.

Remoção de cola com solvente

Esfregue o adesivo de construção seco, mástique de ladrilhos cerâmicos e entre em contato com um pano umedecido com álcool mineral. Esse solvente fraco não prejudica o acabamento e pode amolecer o adesivo o suficiente para você rolar com os dedos, mas isso pode levar alguns minutos.

Faça uma mistura 1-para-1 de bebidas espirituosas minerais e azeite de oliva e aplique a mistura generosamente na cola, se não conseguir amolecê-la esfregando-a com álcool mineral. Cubra a mancha de cola com um pano e deixe por várias horas. Puxe ou role com os dedos quando amolecer.

Remova a cola de cianoacrilato com acetona. Este é um solvente forte, também usado como removedor de esmalte, que danificará a maioria dos acabamentos, então aplique-o com moderação. Aplique na cola com um cotonete e esfregue a cola quando amolecer. Lixe o acabamento quando endurecer; retocar com duas camadas de verniz.

Pin
Send
Share
Send