Como saber se um termopar é ruim

Pin
Send
Share
Send

Se você tiver um aquecedor de água a gás, aquecedor de parede a gás ou qualquer outro aparelho com um queimador de gás que precise ligar e desligar, há um termopar em sua vida. É um dispositivo geralmente confiável que funciona em conjunto com um piloto de pé, que é a pequena chama que, como a tocha olímpica, queima enquanto o aparelho está em operação.

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 3840x2160.

O trabalho do termopar é manter o piloto aceso. Isso é feito enviando uma pequena corrente elétrica a um sensor na válvula de gás, sinalizando que a válvula fique aberta. O termopar pode fazer isso porque, em sua sonda, contém dois metais diferentes e é gerada uma tensão quando um deles é aquecido. Este é o resultado de um fenômeno conhecido como Efeito Seebeck.

Nada dura para sempre e, quando o termopar se desgasta, o piloto não fica aceso e o aparelho não funciona. No entanto, o piloto pode sair por vários outros motivos; portanto, se você estiver tendo problemas para acender o piloto, o termopar pode não estar com defeito. Aqui estão algumas maneiras de identificar um termopar com defeito como o culpado.

As luzes piloto, mas não permanecerão acesas

Se um piloto de aquecedor de água não acender, o termopar provavelmente não é o problema. O procedimento para acender um piloto permanente sempre inclui acender a chama e, em seguida, segurar manualmente a válvula de gás para manter a chama acesa e dar tempo ao termopar para aquecer. Se você não conseguir acender a chama e tiver certeza de que o gás está ligado, provavelmente há uma obstrução no tubo piloto.

Se a chama acender e apagar quando você soltar o botão de controle de gás depois de pressioná-lo pelos 20 a 30 segundos recomendados, esse é o sinal de um mau funcionamento do termopar. Antes de concluir que o termopar está com defeito, observe a chama do piloto. Se parecer pequeno e apresentar um tom amarelo alaranjado, pode ser muito fraco para aquecer o termopar. O provável problema, novamente, é uma obstrução no tubo piloto.

Tente isso antes de culpar o termopar

A chama piloto deve ser grande e quente o suficiente para aquecer o termopar até a temperatura necessária para gerar tensão suficiente para sinalizar a válvula de gás. Às vezes, o problema é simplesmente que a sonda do termopar está muito longe da chama. Você pode eliminar essa possibilidade se houver espaço suficiente para alcançar sua mão e reposicionar a sonda mais próxima da chama. Você também pode eliminar obstruções no tubo piloto como uma possível causa, desligando o gás, desaparafusando o tubo piloto da válvula de gás e soprando ar comprimido de uma lata através do tubo. Também é uma boa idéia puxar o tubo piloto completamente para fora e enfiar uma agulha no orifício da chama.

Teste o termopar

Os termopares de aparelhos a gás têm um design padrão. Um aquecedor de água a gás em Boise, Baton Rouge, Buffalo ou Boston usa um termopar que inclui uma sonda conectada a um tubo de cobre que é parafusado em uma porta da válvula de gás. Se o termopar estiver funcionando, você poderá medir 30 a 40 milivolts de voltagem na extremidade da conexão do tubo quando a chama piloto estiver acesa. Você pode testar isso usando um multímetro, mas pode precisar de um ajudante para manter a chama do piloto acesa enquanto o faz.

Inicie o teste desaparafusando o termopar da válvula de gás. Defina o multímetro para ler milivolts, depois inicie o piloto e mantenha seu auxiliar no botão de controle de gás para mantê-lo em chamas. Após cerca de um minuto, quando tiver certeza de que a sonda esquentou, coloque um fio no eixo do termopar e o outro no conector. Se a leitura for inferior a 25 milivolts, o termopar está ruim e precisa ser substituído.

Pin
Send
Share
Send