Como reverter um ventilador

Pin
Send
Share
Send

Se o seu ventilador não tiver um interruptor embutido para inverter a direção na qual as pás do ventilador giram, você pode exigir manualmente que o ventilador funcione com uma polaridade reversa. Os ventiladores de ventilação, como os encontrados nos sótãos, funcionam com 110 volts CA (corrente alternada), e você pode reverter as conexões dos fios nas bobinas do motor para atingir esse objetivo. Isso permitirá que você puxe o ar para dentro de uma sala em vez de puxar o ar para fora de uma sala.

Você pode alterar manualmente a direção de um ventilador.

Passo 1

Desconecte o ventilador ou desligue o disjuntor que controla o ventilador.

Passo 2

Remova a cobertura da lâmina do ventilador do compartimento do ventilador para expor o motor. Na maioria dos casos, a cobertura é presa ao alojamento com parafusos. Isso expõe o motor dentro da carcaça. Pode ser necessário remover componentes adicionais para acessar o motor do ventilador em seu ventilador específico. No entanto, na maioria dos casos, você precisará de uma chave de fenda e / ou chave de boca simples para remover os componentes.

Etapa 3

Localize o alojamento que cobre as bobinas de fio. Remova os parafusos da carcaça da tampa e remova a tampa das bobinas. Geralmente, a carcaça é feita de metal fundido e você precisará de uma chave para remover as porcas que prendem a carcaça. No entanto, dependendo do seu modelo específico, o alojamento pode ser de plástico e pode exigir uma chave de fenda para remover os parafusos que prendem o alojamento.

Passo 4

Localize os fios elétricos que se conectam a cada bobina. Os fios devem ter sido dobrados dentro da tampa da caixa removida. Solte os conectores que prendem os fios nos terminais da bobina e, em seguida, troque os fios pelas bobinas opostas. Isso inverte a polaridade e força o motor a retroceder.

Etapa 5

Recoloque o alojamento nas bobinas, usando os prendedores e a chave originais e, em seguida, remonte o ventilador colocando a cobertura do ventilador de volta no alojamento. Prenda com os prendedores originais e a chave de fenda.

Etapa 6

Reconecte a energia à ventilação do ventilador, conectando-o à tomada elétrica ou ligando o disjuntor.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como inverter e fazer ligação direta no ventilador. (Abril 2024).