Como determinar o tipo de base da lâmpada

Pin
Send
Share
Send

As bases das lâmpadas vêm em vários tipos diferentes. É importante determinar se o tipo que você pretende comprar corresponde ao tipo utilizado pela sua luminária. Caso contrário, a lâmpada não encaixará no aparelho. Tipos básicos são aqueles com bases de parafuso constituídas por alumínio, latão ou cerâmica; ou tipos de pinos, como baioneta ou bipino. Cada um vem em uma variedade de tamanhos.

Uma lâmpada comum de base de parafuso com contato único.

Passo 1

Procure por roscas na base da lâmpada. As roscas indicam uma lâmpada do tipo parafuso; tamanhos populares são candelabros, intermediários, médios e magnatas. Os candelabros são os menores e geralmente utilizados em lustres, arandelas ou lâmpadas pequenas. Os mongóis são os maiores e são encontrados em lâmpadas de maior potência, como o iodetos metálicos.

Passo 2

Procure pinos. Os pinos são encontrados em uma ou nas duas extremidades das lâmpadas fluorescentes. Existem três tamanhos básicos: o T8, o T12, dois pinos médios - com o T12 mais espaçado - e o miniatura, dois pinos.

Etapa 3

Identifique uma base do tipo plug-in pela aparência de uma saliência retangular na extremidade do plug de uma lâmpada fluorescente compacta. Eles são identificados por códigos que começam em PL.

Passo 4

Determine se a lâmpada é do tipo baioneta, procurando uma base lisa, como uma base de rosca sem rosca. Existem um ou dois pontos de contato embaixo da base; pinos, ranhuras ou flanges se projetam dos lados e são retos ou ligeiramente afastados um do outro. Eles servem para encaixar e segurar a lâmpada no dispositivo elétrico. Bases de baioneta são usadas para muitas lâmpadas de LED.

Pin
Send
Share
Send