Como salvar um arbusto morrendo de alecrim

Pin
Send
Share
Send

O alecrim (Rosmarinus officinalis) pode resistir a muitos problemas de pragas e doenças, mas as plantas enfraquecidas ou estressadas podem ser vítimas de problemas. O arbusto cresce nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 8 a 10, mas também prospera como um vaso de plantas em qualquer clima. As condições do solo ou do local são problemas comuns, embora pragas e fungos também possam matar alecrim. Pode ser difícil ou mesmo impossível salvar o alecrim quando ele começar a morrer, mas o diagnóstico e o tratamento rápidos às vezes são bem-sucedidos.

Crédito: simplytheyu / iStock / Getty Images Um jardineiro corta um pequeno arbusto de alecrim.

Winter Kill

Os congelamentos de inverno podem matar um arbusto de alecrim, mas podem não se tornar óbvios até que a temperatura comece a esquentar na primavera. Os galhos sempre verdes começam a perder sua cor, tornam-se secos e quebradiços e, eventualmente, ficam completamente marrons ou amarelos. (ref 3) O dano de congelamento menor mata apenas alguns galhos, permitindo que você salve a planta, enquanto um dano maior mata completamente as raízes e a planta. Corte os galhos danificados na madeira saudável mais próxima usando tesouras de poda desinfetadas com álcool isopropílico. As raízes saudáveis ​​e os galhos vivos remanescentes geralmente sobreviverão e terão novo crescimento na primavera e no verão. Evite o estresse futuro cultivando o alecrim em uma panela e passando o inverno em ambientes fechados ou cobrindo-o com uma manta de geada quando se espera um congelamento intenso.

Estresse na Água

Locais que facilmente se molham ou ficam encharcados lentamente matam plantas de alecrim. O alecrim pode tolerar mais umidade no verão, mas o solo úmido do inverno mata rapidamente a planta, sufocando as raízes ou congelando sólidos. O alecrim prefere solo bem drenado e condições de umidade moderada. Desenterre e transplante o arbusto para um canteiro de sol bem drenado e cheio de sol, ou transplante-o para uma panela com orifícios de drenagem no fundo. Regue o alecrim cerca de uma vez por semana quando não houver chuvas e quando o solo de 1 a 2 polegadas estiver seco, fornecendo não mais do que 1 polegada de água a cada irrigação.

Doença fúngica

Questões fúngicas geralmente andam de mãos dadas com o solo úmido. Podridão da raiz e da coroa, causada por Phytophthora spp. fungo, causar crescimento atrofiado ou morte do ramo. Os ramos de alecrim amarelam e secam, enquanto a base do caule e das raízes se torna macia, mole e produz um odor desagradável. Mover o alecrim para um local com melhor drenagem e evitar a rega até depois da recuperação pode permitir que ele viva se as raízes não estiverem muito danificadas, mas a maioria dos arbustos não se recupera da podridão das raízes. O fungo míldio, que se forma como um pó branco nas agulhas de alecrim, favorece condições secas e temperaturas quentes entre 60 e 80 graus Fahrenheit. Fornecer ao alecrim luz solar completa durante todo o dia e pulverizar a folhagem com água no início do dia para enxaguar os esporos pode minimizar os problemas de mofo. Para infecções extremas, corte os galhos mofados com tesouras desinfetadas para que os galhos saudáveis ​​restantes possam se recuperar.

Pragas de folhas e caules

Várias pragas se alimentam de plantas de alecrim, incluindo insetos cuspidos, pulgões e moscas-brancas. O alecrim geralmente se recupera de danos causados ​​por pragas, a menos que a infestação seja grave ou se a planta já estiver enfraquecida pelo frio ou pelo estresse hídrico. Os pulgões em forma de pêra se alimentam na parte inferior das hastes. Os erros de cuspe deixam para trás um resíduo branco e espumoso que se assemelha a cuspe. Trate os dois lavando-os do alecrim com um spray de água ou molhe a planta com sabão inseticida pronto para uso em intervalos de cinco dias até que as pragas se acabem. Sprays de água e produtos de sabão também podem ajudar a controlar as moscas-brancas. Pulverize as plantas várias vezes ao dia com água para desencorajar as moscas e suas larvas. Armadilhas adesivas amarelas ou cobertura reflexiva espalhada ao redor do alecrim também podem minimizar os problemas de mosca-branca.

Danos Químicos

A morte prematura da agulha, o amarelecimento das pontas das agulhas ou a aparência geral de queimadura podem indicar danos químicos causados ​​por herbicidas, pesticidas ou fertilização inadequada. A deriva do herbicida, que ocorre quando o vento leva o spray para além do alvo pretendido, causa a morte das folhas ou mata a planta inteira. A poda dos galhos afetados pode permitir que a planta se recupere se os produtos químicos não chegaram às raízes. O uso excessivo de fertilizantes pode levar ao acúmulo de sais de fertilizantes no solo, especialmente em plantas cultivadas em contêineres. Molhar o alecrim profundamente para que o excesso de umidade escorra livremente do fundo da panela pelo menos uma vez por mês durante o verão, ajudando a eliminar o excesso de sal.

Deficiências nutricionais

O fertilizante raramente é necessário para um arbusto de alecrim, especialmente aqueles cultivados em canteiros onde os nutrientes presentes no solo fornecem fertilização suficiente. Plantas em vasos ou cultivadas em solo excepcionalmente pobre podem sofrer de uma deficiência de nutrientes se a planta crescer lentamente ou desenvolver agulhas atrofiadas e amarelas pálidas. A aplicação de um fertilizante de uso geral no início da primavera deve fornecer nutrientes suficientes para ajudar a planta a se recuperar. Siga as instruções da embalagem ou misture 1/2 colher de chá de uma mistura solúvel 24-8-16 com 1 litro de água e regue o alecrim com a solução. Evite aplicar fertilizante diretamente na folhagem, pois pode danificar as agulhas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como cuidar do alecrim e deixa-lo sempre bonito, dicas de cuidado! (Abril 2024).