Que fio de bitola devo usar para luzes e tomadas?

Pin
Send
Share
Send

O cabo elétrico está disponível em vários medidores e configurações. A resistência elétrica do fio diminui à medida que o fio se torna mais espesso, e isso permite que o fio carregue com segurança níveis mais altos de corrente. O método do calibre de arame americano (AWG) é comumente usado para especificar a espessura do arame, e os medidores de menor número representam o arame mais grosso. O tipo mais comum de fiação doméstica, tipo NM (ROMEX®), é referenciado por medidor e número de condutores. A fiação listada como 14/2 é um fio de bitola 14 com dois condutores isolados, além de um terceiro fio terra não isolado. Existem recomendações específicas sobre bitolas para luzes e tomadas.

crédito: Jupiterimages / liquidlibrary / Getty Images

Código Elétrico Nacional

A Associação Nacional de Prevenção de Incêndio mantém o Código Elétrico Nacional (NEC). As jurisdições locais podem adotar o NEC totalmente ou alterar o NEC em resposta às condições locais. Verifique com o inspetor de construção local ou o escritório de planejamento.

Ampacidade do fio

Ampacidade é o termo usado no NEC para definir o nível máximo de corrente sustentada segura em um fio. A amplitude do fio corresponde à capacidade do disjuntor que fornece corrente ao circuito. O valor do disjuntor, expresso em amperes, define a espessura mínima do fio que deve ser usado. O NEC permite que o fio mais grosso (número de bitola inferior) seja substituído.

Classificações do tipo NM

A NEC de 2005, tabela 310.17, lista as ampacidades permitidas. Esses números são para condutores ao ar livre, com uma temperatura máxima de 83 graus. Esta é uma condição familiar comum. Determine o valor do disjuntor que controla o circuito que você está conectando. Se o disjuntor tiver 15 A, é possível usar um fio de calibre 14. Para um disjuntor de 20 A, é especificado um fio de calibre 12. Um disjuntor de 30 A requer 10 fios de bitola. Embora você sempre possa substituir um fio de bitola mais baixa, eles são mais caros e difíceis de trabalhar.

Sumário

Na prática, a maioria dos circuitos de iluminação é controlada por um disjuntor de 15 A e, portanto, é aceitável um fio de calibre 14. Os circuitos com tomadas de força geralmente são controlados por disjuntores de 20 A e devem ser conectados com fio de bitola 12. Sempre combine a bitola do fio com a capacidade do disjuntor.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como dimensionar cabos elétricos residenciais! (Pode 2024).