Como configurar um relógio de sol em um jardim

Pin
Send
Share
Send

Um relógio de sol traz um elemento de antiguidade culta para o seu jardim e, contraditoriamente, é uma adição intemporal. Você provavelmente não precisa dizer o tempo, mas, mesmo assim, é uma peça mais interessante se for capaz de fazer isso. Seu relógio de sol deve ser devidamente orientado contar as horas; seu funcionamento depende do ângulo de incidência da luz solar, que muda não apenas de acordo com a hora do dia, mas também de acordo com a época do ano e a latitude.

Encontrando o melhor local

É axiomático que seu relógio de sol esteja em um local que receba sol pleno o dia todo, o que significa localizá-lo na sombra de galhos suspensos e longe de arbustos e flores que projetam sombras do início da manhã ou do final da tarde. Você pode instalar um relógio de sol horizontal, incorporando-o nas pedras de pavimentação do seu pátio, ou montar um relógio de sol armilar em um pedestal. Você também pode montar um relógio de sol vertical em uma árvore ou poste. Qualquer que seja a sua escolha, cuidado com as gramíneas de crescimento rápido que podem obstruir o mostrador no auge do verão.

Orientando o Relógio de Sol

O aparelho de trabalho em um relógio de sol - se pode ser chamado assim - é chamado de gnomon. É tipicamente uma saliência triangular que se estende da face do mostrador ou - no caso de relógios de sol armilares - uma haste posicionada sobre a face do mostrador. De qualquer maneira, o sombra que lança no mostrador é o que informa a hora do dia.

Comprar Local

O gnomon deve ser calibrado para a latitude em que o relógio de sol deve ser usado; um relógio de sol comprado em Roma não funcionará adequadamente em Wisconsin, a menos que o ângulo do gnomon seja reajustado. Consequentemente, é melhor compre seu relógio de sol em uma fonte local.

Encontre o Norte Verdadeiro

Depois de ter um relógio de sol projetado para a sua latitude, você deve orientá-lo para que o gnomon aponte para o norte verdadeiro. Você não pode encontrar o norte verdadeiro com uma bússola porque a agulha aponta para o norte magnético, que na verdade está localizado em algum lugar no norte do Canadá - não no Pólo Norte. A maneira mais fácil de encontrar o norte verdadeiro é esperar até o meio-dia e orientar o relógio para que a sombra projetada pelo gnomon caia na marca que representa o meio-dia ou, se você estiver no horário de verão, 13h. Você também pode esperar até a noite e apontar o gnomon para Polaris. Um terceiro método não depende totalmente do relógio de sol:

Passo 1

Coloque um lápis no chão por volta das 9h e observe a sombra que ele lança. Coloque outro lápis no chão no final da sombra.

Passo 2

Meça a distância entre os lápis com uma fita métrica ou régua e desenhe um círculo ao redor do primeiro, usando a distância que você mediu como raio.

Etapa 3

Aguarde até que a sombra do primeiro lápis cruze o círculo novamente., Isso deve acontecer por volta das 16h. Coloque um terceiro lápis no chão para marcar esse ponto de interseção.

Passo 4

Desenhe uma linha entre o segundo e o terceiro lápis e, em seguida, desenhe uma segunda linha do lápis original que cruza a primeira linha em um ângulo de 90 graus. A segunda linha aponta para o norte verdadeiro.

Ajuste o mostrador com as estações

Seu relógio de sol cairá gradualmente da sincronização com a hora do relógio porque o movimento do sol no céu é irregular; isso varia com a estação. No Hemisfério Norte, parece mover-se mais rapidamente de abril a junho e desacelerar após dezembro. Se é importante para você que o relógio de sol mantenha a hora exata, você deve reorientá-lo quatro vezes por ano em datas específicas. As datas são 15 de abril, 15 de junho, 1 de setembro e 24 de dezembro.

Pin
Send
Share
Send