Por que meu forno está fumando?

Pin
Send
Share
Send

Cedo ou tarde, muitos proprietários enfrentam problemas com um forno que fuma quando em uso. Às vezes, a névoa é visível no ar, enquanto em outros momentos, você pode notar um odor espesso. Qualquer que seja a causa (chegaremos a isso em um momento), um forno para fumar deve ser tratado imediatamente. Não só pode conferir um sabor desagradável a qualquer alimento que você esteja cozinhando, como também fumar muito é um sinal de fogo.

Fornos limpos raramente fumam ou cheiram.

Causas de fumar no forno

Os fornos podem fumar quando são novos ou depois de muito uso por um tempo. Às vezes, eles fumam mesmo depois de terem sido limpos, para sua frustração.

Um novo forno que fuma

Não há muito com que se preocupar aqui. É perfeitamente natural que um forno novo fume levemente nas primeiras vezes em que o use ou, no mínimo, emita um cheiro perceptível. O calor está queimando uma camada protetora de óleo que foi usada no processo de fabricação. Os fabricantes de forno podem mencioná-lo e recomendar um período de "queima", durante o qual você liga o forno sem alimentos para eliminar o resíduo de óleo. De qualquer forma, o cheiro ou o fumo deve desaparecer nas primeiras horas de uso.

Um forno mais velho que fuma

Ninguém gosta muito de ouvir isso, mas a maioria dos fornos fuma e cheira simplesmente porque seus proprietários lhes permitiram ficar um pouco sujos demais. Geralmente, é porque a graxa está espalhada nas paredes e no chão do forno. Isso pode ocorrer após a torrefação de carne descoberta que continha uma alta porcentagem de gordura. Após algumas sessões de cozimento, a camada de graxa começa a cozinhar junto com a refeição atual, criando fumaça e um odor desagradável de gordura queimada. Fumar também pode ocorrer quando um corte gordo de bife é colocado muito perto do elemento de grelhar.

Às vezes, a fumaça no forno é causada, não por graxa, mas por outras partículas de alimentos dentro do forno. Um dos principais culpados é a pizza congelada colocada diretamente na grelha do forno, como muitos embaladores recomendam. Partículas de crosta caem no chão do forno, onde queimam e se transformam em cinzas enquanto fumam sua cozinha.

Um forno "limpo" que fuma

Finalmente, seu forno pode fumar - às vezes pior do que antes - logo após limpá-lo. O motivo aqui é bastante simples: é causado por resíduos químicos que não foram totalmente removidos quando você limpou o forno. Esses restos de produtos químicos agora estão sendo queimados, produzindo fumaça que não é apenas desagradável, mas também decididamente doentia.

Fornos Autolimpantes

Se você tiver um recurso de auto-limpeza no forno, use-o com frequência para remover a graxa e os alimentos queimados que se acumulam nas paredes do forno. O princípio é simples: coloque o forno em temperatura muito alta enquanto estiver selado para incinerar completamente as partículas de graxa e alimentos; depois limpe as cinzas.

Certifique-se de seguir as instruções no manual do proprietário. Os fornos de autolimpante geralmente têm um mecanismo de travamento que mantém a porta do forno fechada com segurança enquanto o ciclo de autolimpante é executado - o que pode levar até 4 horas e meia. Permita que ele execute o ciclo completo para reduzir os detritos a uma cinza fina e remova-a com uma esponja úmida. Pedaços de alimentos endurecidos podem incendiar um pouco durante o ciclo de limpeza. Não tente abrir a porta para apagar essas chamas, apenas permita que o ciclo de limpeza termine e o forno esfrie antes de abrir a porta.

Limpeza manual do forno

Se você não possui um recurso de auto-limpeza no forno, use um método manual para limpá-lo - usando um limpador de forno comercial ou um método menos tóxico.

Vários produtos de limpeza de fornos estão disponíveis no mercado para facilitar esse trabalho. Esses produtos contêm produtos químicos agressivos que podem queimar a pele e causar irritação respiratória; portanto, use luvas de borracha e abra uma janela próxima para tomar ar fresco. Evite respirar os vapores, se possível.

O processo típico é pulverizar o produto nas paredes e no piso do forno e esperar 20 minutos. Limpe o resíduo com uma esponja macia (não uma escova de cerdas), enxaguando a esponja após cada limpeza. Certifique-se de remover todos os resíduos químicos das superfícies, enxaguando com água limpa após a limpeza.

Você também pode remover os alimentos queimados de maneira mais segura e orgânica, cobrindo-os com um pano embebido em amônia em um forno frio, de acordo com Mary N. Harrison, professora da Universidade da Flórida. Deixe de molho por 30 minutos; depois lave com água limpa.

Após mergulhar em amônia, enxágue com água limpa.

Prevenção de problemas futuros

Você pode usar uma das várias maneiras de prevenir (ou pelo menos minimizar) problemas com o fumo no futuro:

  • Limpe o forno imediatamente após cozinhar qualquer prato que contenha uma grande quantidade de gordura ou molho que possa derramar sobre as superfícies do forno.
  • Ao cozinhar bife ou outros alimentos grelhados, tente colocar a bandeja um pouco mais longe do elemento.
  • Coloque uma panela pequena ou papel alumínio diretamente sob os alimentos que estão sendo cozidos na próxima grelha inferior do forno. Não cubra completamente o rack de prateleira subjacente, pois isso impede o fluxo de ar necessário para cozinhar alimentos. E não coloque uma panela de captura ou papel alumínio diretamente no chão do forno, pois isso pode arranhar a superfície do esmalte.

Manuais do usuário e guias de solução de problemas do forno

Para encontrar manuais do usuário e guias de solução de problemas para alguns dos principais fabricantes de fornos de cozinha, siga estes links:

Pin
Send
Share
Send