Qual é a melhor maneira de limpar azulejos de terracota dentro de casa?

Pin
Send
Share
Send

A telha de terracota confere uma sensação quente e terrosa a qualquer espaço interior, mas o material naturalmente poroso também pode atuar como um ímã para a sujeira. Limpar o ladrilho com os tipos incorretos de produtos pode resultar em acúmulo de superfície desagradável ou até danificar o acabamento. Vários métodos de limpeza removerão todas as manchas, exceto as mais difíceis, da sua terracota selada ou não.

Terracota é espanhol para "terra queimada".

Terracota não selada

A telha de terracota não selada é altamente porosa, pois a terracota não possui esmalte natural. Varra o ladrilho regularmente para remover a sujeira da superfície antes que ela possa ser retificada no material. Para sujeira moída, use água morna e esfregue suavemente com uma escova macia. Nunca use uma escova de aço ou outro material abrasivo que possa riscar o acabamento. As áreas fortemente manchadas ou sujas geralmente são limpas com ácido muriático ou oxálico diluído em água conforme as especificações do fabricante, seguido de um enxágüe com água limpa.

Terracota Selada

A terracota selada possui um revestimento protetor, geralmente adicionado após a instalação, que a torna mais impermeável a manchas e mais fácil de limpar. Varra regularmente e limpe com um detergente doméstico suave, de preferência um detergente não iônico projetado para limpar a sujeira oleosa, sem deixar resíduos na superfície do ladrilho. O uso ocasional de um limpador de rejunte manterá o rejunte limpo e branco. Para terracota muito suja, contrate um fornecedor para limpar o chão a vapor ou alugue um limpador a vapor e faça você mesmo.

Limpeza Antes da Selagem

Como a manutenção é muito mais simples em ladrilhos de terracota, você pode querer selar ou selar um piso mais antigo. Antes da vedação, é necessária uma limpeza completa para remover qualquer sujeira ou manchas existentes. Se você precisar usar limpadores químicos, lave todos os vestígios do limpador com água limpa e deixe o chão secar por pelo menos meia hora, pois o limpador pode interferir no produto de vedação e impedir que ele se ajuste adequadamente.

Remoção de eflorescência

A natureza porosa do ladrilho de terracota às vezes resulta em um problema chamado eflorescência, no qual os sais presentes no ambiente precipitam na superfície do ladrilho, causando uma flor translúcida e esbranquiçada. Na maioria dos casos, a eflorescência eventualmente desaparece e desaparece sozinha por um período de semanas ou meses. Você pode removê-lo usando um limpador contendo ácido clorídrico diluído de acordo com as instruções do rótulo, mas ele pode reaparecer intermitentemente até que a fonte do sal se esgote.

Pin
Send
Share
Send