Como pintar escadas

Pin
Send
Share
Send

Você já sabe que, ao pintar escadas, deve começar de cima e trabalhar até o fundo. É fácil descobrir, senso comum básico. Mas algumas outras perguntas você pode não ter considerado. Você deve pintar as escadas ou manchá-las? Que tipo de tinta você deve usar? Qual é a melhor maneira de aplicar a tinta? Se as escadas já estiverem pintadas, é necessário retirar a tinta antiga? E, finalmente, qual é a melhor cor e estilo para complementar a decoração da sua casa?

As escadas pintadas podem produzir muitos efeitos de design diferentes.

Uma escada consiste em quatro partes principais, e você deve lidar com cada parte separadamente. o passos são a parte da escada em que você caminha e exigem tinta durável e antiderrapante. o risers- as seções verticais entre os degraus - não sofrem tanto abuso; portanto, você pode usar tinta menos durável, o que oferece mais opções de cores. Isso também é verdade para o longarinas, que formam os lados da escada. Finalmente, você também pode pintar o corrimão a mesma cor ou uma cor diferente das longarinas.

Independentemente de você precisar ou não remover o acabamento existente, a pintura da escada envolve uma quantidade razoável de trabalho de preparação. De fato, muitos profissionais afirmam que a preparação é 90% de um trabalho de qualidade. Portanto, pegue sua lixadeira, seu pincel e seu respirador e prepare-se para flexionar seus músculos criativos, transformando um dos recursos mais visíveis em sua casa.

Escolhendo a tinta para escadas

Pintar uma escada pode ser uma aventura de design.

Nenhuma regra diz que você precisa usar cores de tinta diferentes para os degraus e tirantes, mas há um bom argumento a favor, especialmente se você pintar os degraus em uma cor escura. Sob pouca luz, uma cor contrastante nos tirantes facilita a visualização dos degraus e reduz o risco de um passo em falso. Um esquema de cores monocromático tem seus próprios encantos, especialmente se você escolher uma cor clara ou se a escada estiver bem iluminada.

Além das cores, você precisa de um acabamento durável para os degraus ou precisará repintar em pouco tempo. A maioria dos pintores recomenda o alpendre e o esmalte do piso. Esse acabamento tende a ser brilhante porque contém mais aglutinantes do que a pintura fosca, e são os aglutinantes que fornecem a resistência ao desgaste. O esmalte interno ou externo da guarnição é suficientemente durável para outras partes da escada.

Não se esqueça de aplicar uma cartilha. É um requisito quando você está pintando sobre madeira nua, e também ajuda a aderir melhor ao verniz antigo e à tinta existente. Use um primer com base em látex ou shellac com alto teor de sólidos.

Dicas

Se você quiser uma cor fora da paleta dos esmaltes da varanda e do piso, disponível na sua loja de tintas, considere aplicar esmalte comum e revesti-lo com um acabamento duradouro e transparente. O revestimento superior com um acabamento liso e claro também é uma boa maneira de cortar o brilho do esmalte brilhante sem sacrificar a durabilidade.

Preparando-se para pintar escadas

Preparar escadas para pintar pode ser confuso, mas não desanime.

Nem sempre é necessário retirar a tinta velha de uma escada antes de repintar, mas há alguns casos em que a remoção é definitivamente o melhor curso de ação. Você deseja remover a tinta antiga se:

  • A tinta está descamando, lascando ou descascando
  • A escada tem várias camadas de tinta velha
  • Você quer descer até a madeira nua para poder manchar

Você pode despir as escadas com qualquer decapante químico resistente que trabalhe em móveis, e o processo é tão confuso quanto você imagina. Como alternativa aos produtos químicos, você pode alugar ou adquirir uma stripper de infravermelho, que amolece a tinta com calor para que você possa raspar a tinta. Como decapagem química, esse método é seguro para tintas à base de chumbo.

Você conseguiu construir vários casacos em uma velha escada de madeira ou concreto? Considere uma stripper à base de soda cáustica, que geralmente vem em tiras pré-tratadas. Aplique as tiras de acordo com as instruções, deixe a stripper em repouso por 24 horas e a tinta sairá tão facilmente quanto as embalagens plásticas. Não se esqueça de neutralizar a stripper de acordo com as instruções antes de pintar.

Depois de descer para a madeira nua, lixe as escadas para remover manchas de tinta e suavizar áreas ásperas. Você pode ficar tentado a usar uma lixadeira de piso ou lixadeira para isso, mas não terá controle suficiente. Atenha-se a uma lixadeira de palma e papel mais fino ou com grão 80. Preencha os furos que você não pode lixar, usando a cola Epoxy. Ao preparar escadas de concreto, use um remendo de concreto para preencher os buracos e deixe o produto secar pelo menos dois dias antes de pintar.

Comece com os trilhos e trabalhe para baixo

Como regra geral, o corrimão vem antes dos degraus e tirantes.

Você deve começar a pintar no topo da escada e também o corrimão para não precisar se preocupar com pingos e respingos que estragam o acabamento dos degraus e degraus. Se você proteger os degraus com papelão durante esta parte do projeto, não precisará se preocupar em limpá-los.

No que diz respeito aos degraus e degraus, a pergunta que surge primeiro pode parecer a galinha e o ovo, mas é bem direto. Se você estiver mancando os pisos, é melhor fazê-los antes dos tirantes, porque o acabamento protege a madeira contra respingos de tinta. Se você estiver pintando os degraus e tirantes de cores diferentes, ainda assim será mais fácil pintá-los primeiro, porque eles são mais fáceis de cobrir com fita adesiva depois que a tinta secar.

Dicas

A fita adesiva também é útil se você quiser pintar listras nas escadas ou criar outros efeitos de design. Listras e efeitos são mais fáceis de produzir se você aplicar uma cor de base a toda a superfície primeiro, use fita projetada para pintura. É tratado com um polímero solúvel em água que gelifica quando entra em contato com a tinta, reduzindo drasticamente a infiltração e produzindo linhas nítidas. Essa é a melhor fita a ser usada quando a pintura pisa e risca cores diferentes, onde é necessário mascarar.

Mais uma coisa a considerar ao planejar seu trabalho de pintura é qual método de aplicação usar. A pulverização é uma opção se você estiver aplicando uma única cor, mas lembre-se de que a tinta usada nos pisos é espessa e durável e é melhor aplicada com um pincel. É verdade que um pincel de espuma não deixa linhas de traçado, mas os pincéis de espuma tendem a ser mais difíceis de controlar. É melhor seguir o método usado pela maioria dos profissionais: Use uma escova de cerdas com uma borda limpa e cônica para pintar escadas e trilhos.

Pin
Send
Share
Send