Como e quando podar o hibisco

Pin
Send
Share
Send

As flores de hibisco florescem em uma variedade de cores - Fotografia por igorartmd / iStock / GettyImages

O hibisco acrescenta uma vibe tropical a qualquer paisagem, seja plantada em vasos ou em um relaxante jardim de clima quente. Embora algumas variedades prosperem no solo em climas de verão, outras se dão bem em vasos que podem ser trazidos para dentro de casa, pois as temperaturas esfriam após o verão. Em cada caso, a poda é melhor quando as temperaturas estão aumentando, e não antes do outono ou inverno.

Os benefícios da poda

Uma poda leve em partes do hibisco incentiva a planta a criar mais galhos, o que resulta em uma amostra mais completa. Mais galhos equivalem a mais lugares para as flores desabrocharem, resultando em um hibisco exuberante e de aparência saudável. Podar o hibisco para remover galhos mortos ou doentes também ajuda a planta a se manter saudável. É também a melhor maneira de incentivar a forma geral do hibisco.

Quando e como Deadhead

Depois de murchar, retire as flores de hibisco da flor de hibisco.

Deadheading - o processo de remoção de flores murchas e desbotadas - beneficia muitos tipos de flores, incluindo o hibisco, pois ajuda a planta a redirecionar sua energia para criar mais flores. Inspecione a planta a cada dois dias em busca de flores que terminam de florescer. O objetivo é eliminar antes que as vagens emergam, pois esse é outro estágio da vida útil da flor. Pegue o caule da flor murcha individual e encaixe-o onde se junta à planta, sem causar danos a esse ramo ou caule maior. Se você preferir usar ferramentas, as podadoras manuais são ideais, agilizando o processo ao eliminar muitas flores.

  • Nota: Ao podar ou cortar hibiscos com ferramentas, verifique se as lâminas estão afiadas e limpas. Lâminas sem brilho podem rasgar caules e lâminas sujas também podem espalhar doenças de plantas. Para limpar as lâminas dos podadores, limpe-os com álcool ou um desinfetante para as mãos à base de álcool antes de cada uso ou depois de cortar uma haste de planta visivelmente doente.

Diferenças tropicais e perenes

O tamanho da flor varia muito em algumas variedades de hibisco tropical e perene.

Um hibisco pode ser uma planta tropical tenra ou uma planta perene resistente, dependendo da variedade. As variedades de hibisco tropical não toleram bem o frio, portanto, não são boas opções para um jardim fora das zonas de resistência das plantas do USDA 10 a 12. Mesmo assim, um hibisco tropical pode ser mantido ao ar livre em uma panela em climas mais frios e depois levado para dentro de casa quando as estações do tempo frio se aproximam. As variedades perenes de hibisco toleram os invernos e morrem de novo todos os anos, como muitas outras plantas perenes em um jardim de clima frio. As folhas de um hibisco perene tendem a ser de cor mais clara do que em seus parentes tropicais. Surpreendentemente, as flores em uma variedade perene resistente também são geralmente maiores do que no hibisco tropical.

Quando podar o hibisco

Espere até o final do inverno ou o início da primavera para podar o hibisco perene.

Hibisco perene: A poda importante no final da estação de crescimento não é recomendada para o hibisco perene, pois isso pode afetar gravemente o crescimento da planta na primavera seguinte, causando a morte de galhos. Em vez disso, espere até o final do inverno ou o início da primavera, quando as temperaturas começarem a subir. Isso pode até ser feito quando o novo crescimento começar a se formar, mas certifique-se de cortar apenas o crescimento antigo. Apare virtualmente toda a planta (que não seja um crescimento novinho em folha) até 15 cm acima do solo, mantendo as hastes aproximadamente do mesmo comprimento. Esse tipo de manutenção também é conhecido como poda difícil.

A poda de um hibisco perene após a primeira floração também pode incentivar mais flores no final do verão. Podar menos de 1/3 da planta de volta para que o hibisco permaneça saudável. Sinta-se livre para fazer pequenas podas durante a primavera ou o verão para ajudar a moldar a planta também.

Hibisco tropical: As variedades tropicais podem ser podadas a qualquer momento durante a estação de crescimento para ajudar a moldá-las e remover galhos mortos. Um hibisco tropical também pode ser cortado no final do outono, quando a estação de crescimento se aproxima do fim e a planta entra em dormência. Como nas variedades perenes, nunca remova mais de 1/3 da planta de cada vez.

Ao lidar com hibiscos em vasos trazidos para dentro do inverno, quando podá-los, depende de onde você guarda a planta. Se você o colocar em um local fresco e escuro, como um porão, guarde a poda até o final do inverno ou o início da primavera. Se você o mantiver em um ambiente ensolarado e quente em estilo estufa. sinta-se à vontade para podar as hastes no outono depois de levar a panela para dentro de casa.

Poda para guiar a forma

A poda ajuda a manter uma planta de hibisco grande com uma aparência exuberante e cheia.

As plantas de hibisco tendem a ficar altas e esbeltas, às vezes tanto que a planta se torna pesada com caules inclinados em direções diferentes, fazendo com que o hibisco pareça escasso no meio. A poda seletiva é a chave para o preenchimento de áreas esparsas em um hibisco no estilo arbusto, além de ajudar uma planta alta e fina demais para se ramificar para fora. Identificar os nós das folhas é a chave para orientar o novo crescimento à medida que você poda a planta.

  • Inspecione a planta para determinar se precisa de mais crescimento voltado para dentro ou mais novo crescimento voltado para fora.
  • Escolha um galho para podar, procurando um nó foliar a cerca de 1/3 da ponta. Nós são os inchaços nas hastes a partir das quais as folhas crescem. Um nó elegível para poda pode ter uma folha ou pode parecer e parecer um solavanco.
  • Para incentivar a planta a crescer para dentro, corte uma polegada acima de um nó voltado para o centro da planta. Um novo crescimento brotará do nó e crescerá para dentro.
  • Para incentivar um novo crescimento voltado para o exterior, corte 1/4 de polegada acima de um nó voltado para a parte externa do arbusto.
  • Repita o processo em vários ramos, mas não mais que 1/3 da planta de cada vez. Use podadores manuais para fazer os cortes.

Ajuda para plantas velhas e insalubres

Um hibisco tropical maduro com muitos galhos mortos pode se beneficiar de uma ameixa seca, ou cortar muito, se não todo, o crescimento antigo. Isso também é útil para uma planta que não floresceu tanto quanto costumava ser, ou para uma com crescimento escasso e escasso. Corte os galhos a cerca de um pé do chão, deixando pelo menos vários nós de folhas intactos, pois esses são os locais onde ocorre um novo crescimento. Pode levar algum tempo para o hibisco se recuperar, mas novas hastes acabarão criando novos eventos de folhas, brotos e flores. Espere pelo menos alguns meses pelas primeiras flores após uma ameixa seca.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Hibisco #13 - Dicas rápidas (Abril 2024).