Qual é a diferença entre uma fruta e um vegetal?

Pin
Send
Share
Send

Uma fruta, botanicamente falando, é uma estrutura geradora de sementes. Desenvolve-se originalmente a partir do que é chamado ovário de sua planta-mãe com flores e inclui frutas de caroço, como pêssegos, nectarinas e ameixas, além de maçãs, bagas, peras e até bananas. Os vegetais, botanicamente falando, são as raízes, folhas e até caules de uma planta.

O que é a diferença entre uma fruta e um vegetal? - Crédito: istetiana / Moment / GettyImages

Então, por que um tomate é considerado um vegetal? O tomate é um item alimentar que é tão frequentemente deturpado como vegetal que é simplesmente e legalmente considerado um vegetal, mesmo que seja uma fruta geneticamente. Confuso? Existem algumas maneiras de dissecar todo esse dilema de frutas / vegetais e chegar ao básico da sujeira da diferença entre uma fruta e um vegetal.

Frutas vs. Vegetais

Uma maçã é uma fruta ou vegetal? Um abacate é um vegetal ou uma fruta? Existe uma maneira científica de responder à questão de frutas versus vegetais.

Os jardineiros definem frutas e legumes de maneira diferente do chef de cozinha. Um jardineiro classificará corretamente uma fruta pela maneira como é cultivada. Se for proveniente dos galhos de uma planta-mãe que floresce, é uma fruta e, se faz parte da planta real, é um vegetal.

Um chef chama berinjelas, pimentões e tomates de legumes porque eles são frequentemente usados ​​em pratos salgados. No entanto, uma vez que crescem a partir de uma planta com flores, são botanicamente consideradas uma fruta. As frutas salgadas são há muito consideradas vegetais.

História do Debate

O debate sobre frutas e vegetais tem uma longa história. A confusão sobre o que é uma fruta e o que é um vegetal pode ser rastreada até uma questão de dinheiro: impostos, para ser específico.

Em 1893, o tribunal decidiu no caso Nix v. Hedden que um tomate que atravessasse o solo dos Estados Unidos deveria ser tributado como vegetal. Por que esse alimento redondo e vermelho precisava da Suprema Corte dos Estados Unidos para fazer um julgamento sobre sua classificação? Se tivesse sido considerado uma fruta, teria recebido um imposto mais baixo sobre sua bondade madura.

Enquanto o tribunal reconheceu que o tomate é uma fruta botanicamente falando, seu uso principal era na forma de um prato saboroso na cozinha. Os chefs consideraram o tomate um vegetal, então a Suprema Corte também pensava assim. Portanto, tecnicamente, o ketchup feito de tomate é considerado um vegetal, que o estado de Nova Jersey decidiu em um projeto de lei apresentado em sua sessão legislativa de 2005.

A questão do abacate

A polpa macia, suave e verde do abacate envolve uma semente sólida do tamanho de uma bola de golfe. Isso deve classificá-lo claramente como uma fruta. No entanto, é frequentemente associado às contrapartes de uma mercearia que são consideradas vegetais. A polpa carnuda é usada em saladas, acompanhamentos e smoothies, tornando-a uma das frutas mais versáteis que se disfarçam de vegetais quando colocadas na mesa de jantar.

A Comissão de Abacate da Califórnia espera que mais pessoas percebam as possibilidades da carne verde pálida como uma fruta. Anunciou recentemente que o abacate é realmente uma baga - botanicamente falando, é claro.

Batata e outras raízes

Frita, assada, refogada ou cozida, a batata é um dos vegetais mais conhecidos e consumidos, embora na verdade seja um caule. O tubérculo amiláceo cresce a partir de galhos curtos, chamados estolões. Os estolões estão ligados à planta verde frondosa acima da superfície.

As raízes são plantas comestíveis que crescem no subsolo. Eles têm um topo frondoso, geralmente fino e salgado para absorver sol e nutrientes para alimentar suas raízes bulbosas que crescem tão bem abaixo do jardim. Os vegetais de raiz incluem cebola, cenoura, batata doce, nabos, rabanetes e beterrabas.

Frutas e legumes surpreendentes

Gengibre, açafrão, alho e erva-doce são frequentemente usados ​​como temperos em pratos salgados. No entanto, as raízes bulbosas das plantas são classificadas como vegetais e podem ser transformadas em uma grande variedade de guloseimas comestíveis. Estes podem ser usados ​​fatiados finamente em pratos de carne, amassados ​​e servidos ao lado e colocados em sopas e sopas salgados. Estes vegetais de raiz estão repletos de antioxidantes.

Outras frutas frequentemente confundidas com vegetais incluem:

  • Azeitonas
  • Abóboras
  • Pepinos
  • Abóbora
  • Pimentões
  • Quiabo

Pin
Send
Share
Send