Como substituir um elemento de aquecimento em um aquecedor de água

Pin
Send
Share
Send

Os elementos do aquecedor de água podem se desgastar e substituir um deles é um trabalho que qualquer proprietário de casa capaz de girar uma chave inglesa pode fazer. No entanto, é importante garantir que um elemento esteja realmente desgastado antes de substituí-lo ou o problema do aquecedor elétrico de água pode não ser resolvido. É fácil testar os elementos de aquecimento quanto à continuidade e, se um deles falhar no teste, o reparo do aquecedor de água não deve demorar muito. Você terá que drenar o tanque, e esse é o momento ideal para liberá-lo para evitar problemas relacionados à balança no futuro.

Como substituir um elemento de aquecimento em um aquecedor de água, por exemplo: JodiJacobson / E + / GettyImages

Desligue a energia

Antes de fazer qualquer tipo de reparo em um aquecedor elétrico de água, é importante desligar a energia. Você pode fazer isso localizando o disjuntor duplo no painel que controla o aquecedor de água, que deve ser rotulado, e desligando-o. Você pode achar que o disjuntor já disparou. Nesse caso, desligue-o completamente e ligue-o novamente para redefini-lo. Se permanecer ligado, problema resolvido! O aquecedor elétrico de água deve ligar. Se ele disparar novamente, é um sinal de que um dos elementos do aquecedor de água está em curto e precisa ser substituído. Deixe-o e prossiga para o aquecedor de água.

Teste cada elemento

Dependendo da capacidade, os aquecedores de água podem ter um ou dois elementos, e o segundo geralmente fica próximo ao chão. Para acessá-los, desaparafuse o painel que cobre cada um e puxe o isolamento. Teste os fios do elemento do aquecedor de água com um testador de voltagem para verificar se estão mortos, depois desaparafuse e remova os fios dos terminais.

Para testar a continuidade do elemento, use um testador de continuidade ou um multímetro configurado para medir a resistência. Coloque um fio em um dos terminais e o outro fio no outro terminal. O testador deve acender ou, se você estiver usando um medidor, deve mostrar resistência zero. Caso contrário, o elemento está queimado e precisa ser substituído.

Você também deve testar cada elemento para um curto, o que é especialmente importante se o disjuntor disparar repetidamente. Toque um fio em um dos terminais em um dos elementos e o outro fio no suporte de metal no aquecedor de água. Desta vez, o testador não deve acender e você deve obter uma leitura de alta resistência no seu medidor. Se o testador acender ou você obtiver uma leitura de resistência zero, o elemento está em curto e precisa ser substituído. Teste o outro terminal da mesma maneira e teste o outro elemento.

Drenar o tanque

Depois de determinar que precisa substituir um elemento, você deve drenar o tanque antes de iniciar o reparo do aquecedor de água. Se o elemento for o de cima em um aquecedor de dois elementos, você precisará drenar apenas parte da água. Mas se for o elemento inferior, você deve drenar o tanque completamente.

Passe uma mangueira para fora ou para um dreno interno e conecte-o ao bujão de drenagem na parte inferior do tanque. Abra uma torneira de água quente para permitir a entrada de ar nos tubos, abra o bujão de drenagem e deixe a água escorrer.

Substitua o elemento

A maioria dos elementos possui um conector rosqueado que você desaparafusa com uma chave de soquete especial, disponível em qualquer loja de ferragens. Coloque o soquete sobre o elemento e, usando uma chave de fenda, gire-o no sentido anti-horário. Puxe o elemento aquecedor de água para fora do tanque quando a cabeça estiver completamente desaparafusada. Limpe o orifício com um pano, encaixe uma junta ao redor do novo elemento, insira-o e aperte-o.

Alguns elementos são presos ao tanque com parafusos. Use uma chave de caixa convencional para remover os parafusos. Mas antes de retirar o elemento, observe sua orientação. O novo elemento deve seguir da mesma maneira para garantir que ele se conecte corretamente ao termostato, que é montado no mesmo suporte que o elemento.

Lave e encha o tanque

Antes de reabastecer o tanque, é uma boa ideia lavá-lo, ligando a água fria e deixando-o correr pela mangueira de drenagem por vários minutos. Este procedimento remove a incrustação e a ferrugem que se acumularam no fundo do tanque e que podem afetar o desempenho do aparelho. Após a limpeza, feche o bujão de drenagem e deixe o tanque reabastecer. Mantenha uma torneira de água quente aberta até ver um fluxo constante de água sem bolhas; nesse momento, você pode fechá-la.

Conecte a fiação

Antes de conectar os fios aos novos elementos do aquecedor de água, limpe-os com uma lima ou acetona para remover a corrosão. Substitua-os nos mesmos terminais aos quais foram conectados aos elementos antigos e aperte os parafusos. Ligue o disjuntor e deixe a água no tanque esquentar, o que provavelmente levará algumas horas. O reparo do aquecedor de água deve estar completo.

Pin
Send
Share
Send