Alternativas de gramado

Pin
Send
Share
Send

Crédito: Nathalie MornuA cobertura do solo substitui metade do gramado deste jardim, eliminando a necessidade de cortar a grama na encosta.

Vamos ser honestos por um segundo. Gramados de grama são porcos de recursos. Por um lado, eles exigem grandes quantidades de água - em média, e dependendo das espécies de grama, um gramado estabelecido precisa do equivalente a 2,5 cm de água por semana. E depois há a aplicação de produtos químicos, como fertilizantes e pesticidas, e a atenção gasta em roçada e manutenção regulares, incluindo arejamento e destilação. Tudo isso torna os gramados ásperos para o meio ambiente, para a sua conta bancária e para o seu tempo livre limitado.

Não o culparemos por manter o gramado - afinal, parece bom. Mas reduzir seu tamanho ou eliminá-lo completamente pode ser benéfico para o meio ambiente, poupando tempo, dinheiro e energia. Aqui estão algumas alternativas.

Plantas de cobertura do solo

As plantas de cobertura do solo são aquelas que rapidamente se espalham horizontalmente pelo chão sem crescer alto, para que você não precise cortá-las. As plantas desta categoria são de baixa manutenção e abafam as ervas daninhas. Escolha uma cobertura do solo com melhor desempenho em suas condições climáticas e ambientais - sol ou sombra. Algumas coberturas do solo precisam ser mantidas sob controle ou elas invadirão o jardim.

  • Quente e seco, com solo arenoso: As melhores coberturas de solo para o paisagismo no deserto incluem plantas suculentas, como pedregulhos caucasianos, sedums, speedwell lanoso e suculentas de lantana ou de pedreiras. Embora as plantas jovens precisem ser regadas, elas precisam de muito pouca umidade, uma vez estabelecida, e nenhuma no outono e inverno.
  • Quente e úmido, com solo arenoso: O amendoim perene, a mimosa em pó e o jasmim asiático prosperam nessas condições subtropicais.
  • Brilhante e ensolarado, com quatro estações: Embora esteja quente no verão, você também precisa de uma cobertura do solo resistente o suficiente para suportar o inverno. Entre suas opções estão cotoneaster de rocha, jasmim estrelado, jenny rastejante, bandeira doce japonesa e ervas rastejantes, como tomilho e orégano. O Lilyturf, também conhecido como capim-macaco, cresce bem em climas temperados, mas cuidado com seu primo próximo, o lilyturf rastejante, que pode crescer agressivamente.
  • Sombra ou sombra parcial, com quatro estações: A hera inglesa é uma planta especialmente resistente, mas é considerada uma erva invasora em alguns locais. Vinca tem flores violetas ou brancas bastante azuladas. Outras opções incluem pachysandra e lírio-do-vale, os quais gostam de muita umidade; e várias variedades de hosta, que precisam de sol para parecerem melhores. O musgo cresce bem em solo pobre, mas deve ter umidade; no entanto, ele precisa apenas de alguns minutos de rega diariamente, o que é muito menos que a grama.

Trevo

Uma vez considerado um sinal de um gramado bem cuidado, o trevo de alguma forma se tornou uma erva daninha para ser erradicada pelos aficionados do gramado, uma vez que os herbicidas de folhas largas surgiram. Ah, como as marés mudam ... agora o trevo é visto como a alternativa perfeita para a grama, porque cresce rápido, suprime ervas daninhas e permanece verde o ano todo. Também é benéfico para o solo, pois enriquece a sujeira com nitrogênio e a areja com um sistema radicular profundo. Embora o trevo branco holandês seja a variedade mais comum usada para plantações de grama, você também pode explorar o trevo vermelho, o trevo vermelho (que na verdade é violeta), o trevo de morango (um lindo rosa) e o trevo amarelo. Você pode plantar trevo em quase qualquer lugar, pois algumas variedades preferem solo seco, enquanto outras se saem bem em condições de chuva. Cresce bem ao sol e mais lentamente à sombra. As plantas jovens precisam de rega frequente, mas uma vez estabelecido, você pode simplesmente esquecer o trevo.

Gramíneas ornamentais

As gramíneas ornamentais acrescentam textura a um quintal, crescendo em tufos altos e densos que sopram graciosamente com a brisa e devem ser admirados em vez de cortados. Eles gostam do sol, são resistentes a pragas e requerem pouca água ou manutenção e sem fertilização. Selecione uma variedade apropriada ao seu clima; é sempre melhor usar gramíneas nativas, que já estão adaptadas e, portanto, requerem a menor quantidade de manutenção.

  • Grama de estação fria: Para áreas do norte com temperaturas mais baixas, escolha festas, grama azul de aveia, grama de outono e grama capilar.
  • Grama de estação quente: Eles prosperam nas regiões quentes do sul e incluem capim-dos-pampas, capim-veado, capim-do-mato, aveia do mar do norte, cordão da pradaria, capim prateado japonês e capim-perene.

Algumas gramíneas ornamentais são sempre-verdes e não devem ser cortadas drasticamente, mas as gramíneas decíduas que ficam marrons no inverno podem ser cortadas com alguns centímetros de altura para permitir que o novo crescimento seja o centro das atenções.

A grama de junco de penas camufla luminárias de jardim pouco atraentes e substitui uma grande parte do gramado.

Camas de flores e arbustos

Os canteiros de plantas embelezam um quintal com cor e textura, e você provavelmente já tem um. Considere ampliá-los ou adicionar mais. As camas acrescentam interesse visual quando contêm plantas mais altas, que podem se sustentar sozinhas ou servir como pano de fundo para plantas curtas. Os arbustos, especialmente, ocupam espaço quando são grandes. Considere combiná-los com outras alternativas de gramado - você pode situar arbustos grandes e densos em uma extensão de cobertura morta como uma declaração escultural, por exemplo.

Meadowlands

Uma vasta extensão de delicadas flores silvestres balançando graciosamente na brisa é uma visão adorável e pacífica. Você pode plantar uma campina perene que volta sozinha todos os anos ou semear misturas de sementes anualmente - no meio da primavera ou no outono. As plantas perenes se dão bem em terra pobre, mas as plantas anuais precisam de um solo rico. Ambos os tipos crescem melhor em condições de sol.

Os jardins naturais dos prados podem parecer alguns vizinhos como meros lotes de plantas daninhas, por isso é uma boa idéia consultar outros vizinhos para avaliar sua reação a esse tipo de plantio de espécies nativas. E é possível que a sua comunidade ou associação de construção tenha algumas restrições aos jardins naturais, portanto verifique antes de plantar.

Características do jardim

Reduza a quantidade de grama adicionando recursos como um lago de carpas, um pátio, um deck, uma fogueira, um mirante, caminhos ou até uma cozinha ao ar livre. Os caminhos podem ser feitos de diversos materiais, variando de pavimentadoras ou trampolins de ardósia a cobertura morta ou cascalho.

Um caminho cercado por cobertura do solo elimina a necessidade de grama nesta seção do quintal.

Rock Gardens

Os jardins de pedras costumam ser o cenário de plantações especializadas, especialmente espécies alpinas ou suculentas, mas também podem permanecer isoladas como extensões ornamentais que substituem a grama do gramado. Você tem uma grande variedade de pedras para escolher, incluindo pedras de rio, seixos, granito triturado ou decomposto e cascalho. Isso oferece muitas cores e texturas para você brincar. As vantagens de um jardim de rochas não incluem rega e praticamente nenhuma manutenção, pois as rochas inibem o crescimento de ervas daninhas. Jardins de pedras também não atraem insetos.

Adubo

Cobrir áreas do solo com cobertura morta permite experimentar cores e texturas, além de eliminar a grama. A cobertura morta pode ser produzida a partir de uma variedade de materiais, incluindo lascas de madeira, casca ralada, agulhas de pinheiro, serragem e cobertura de palha, cada uma das quais oferece uma aparência estética diferente na paisagem. Você pode usar a cobertura morta para reter a umidade, controlar ervas daninhas e proteger os sistemas radiculares enquanto cobre extensões de terra com formas graciosas. Ou use-o para criar caminhos entre contas de flores ou recursos do jardim de rochas.

Outra opção não orgânica é a cobertura de borracha, feita com pneus triturados e reciclados. Freqüentemente usado em playgrounds - uma escolha questionável - certamente não é uma boa alternativa para o gramado. Estudos constatam que os produtos químicos que lixiviam da borracha são tóxicos, gerando lesões pré-cancerosas e causando dificuldades reprodutivas e tendo a capacidade de matar comunidades inteiras de algas, peixes, caracóis e zooplâncton.

Crédito: Bjorklund CompaniesPaisagismo com cobertura morta.

Relva artificial

Enquanto a relva sintética do passado parecia incrivelmente falsa, você ficará surpreso com o quão realista o produto moderno se tornou, com variações na cor da lâmina, lâminas de aparência seca misturadas com verde e até "grama" que parece ter palha. a camada emaranhada de lâminas, raízes e folhas mortas e vivas da grama que fica entre um gramado real e o topo do solo. Sem rega, sem corte, sem fertilização, sem controle de ervas daninhas. E, sim, você ainda pode obter relva artificial verde Technicolor, se é isso que deseja.

A grama sintética é muito fácil de cuidar - a limpeza é uma questão de soprar ou aspirar detritos da superfície. E a relva artificial é imune aos danos causados ​​pela urina do animal de estimação, que pode destruir um gramado.

Este relvado artificial realista combina variações na cor da lâmina e nos detalhes de palha para imitar melhor a grama viva.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como Chegar em Gramado: Rota Alternativa Ep210 (Pode 2024).