O que é TPO Roofing?

Pin
Send
Share
Send

O TPO é um tipo de cobertura de membrana adequada para telhados planos e de baixa inclinação.

Nas operações de construção, o acrônimo TPO significa poliolefina termoplástica, um material originalmente desenvolvido para revestimentos para lagoas e usado extensivamente para coberturas desde 1989. É uma membrana de camada única feita a partir de uma combinação polimerizada de polipropileno e borracha de etileno-propileno que pode ser anexada a um telhado com adesivo ou com fixadores mecânicos. O TPO é uma escolha econômica e eficaz para telhados planos e com declives baixos, e a superfície exposta geralmente é de um branco altamente refletivo, o que o torna especialmente adequado para climas quentes e ensolarados.

Você pode instalar a cobertura do TPO diretamente sobre o material existente, ou pode aplicá-la a uma plataforma de cobertura vazia. Ele compara favoravelmente as despesas com materiais de cobertura semelhantes, como EPDM (monômero de etileno-propileno-dieno) borracha ou PVC e normalmente possui uma garantia de 20 anos. Se você vive em um clima mais frio, ou está pensando em um telhado de declive baixo que será visível do solo, não precisa se contentar com o branco. As coberturas TPO também são cinza e preto, embora o branco seja a cor mais comum.

Como o TPO Roofing está instalado

crédito: Calculadora de coberturasO telhado TPO vem em folhas de 6 a 8 pés, que você coloca lado a lado e solda juntas.

Os telhados geralmente usam um dos dois métodos para aderir uma membrana TPO a um telhado. Uma é usar prendedores mecânicos, que normalmente são parafusos acompanhados por grandes arruelas de plástico. A outra é usar um adesivo à base de solvente ou água para fixar a membrana à cobertura existente ou ao convés do telhado. Em certas circunstâncias, nenhum dos métodos pode ser prático; nesse caso, objetos pesados, como rochas de rios, são usados ​​para segurar a membrana.

Uma camada de isolamento rígido de espuma geralmente ocorre antes da membrana TPO.

Por si só, as coberturas TPO não fornecem muito isolamento; muitas instalações incluem uma camada de isolamento de espuma rígida, que é fixada ao telhado com fixadores mecânicos ou adesivos. Antes de instalar a membrana, você normalmente instala uma _slipsheet_ - uma barreira de baixo atrito que permite que o telhado se expanda e contrai livremente.

As costuras dos telhados TPO são fechadas com uma pistola de calor ou com fita adesiva.

Independentemente do método de instalação usado, os telhados rolam a membrana TPO em tiras sobrepostas e selam as sobreposições. A vedação de costura e borda é a parte mais sensível do processo de instalação e faz a diferença entre um telhado que vaza e um que não.

O método tradicional de soldagem de costura é usar calor. Os profissionais de coberturas comerciais usam um soldador automático a quente para grandes edifícios, mas um soldador portátil é adequado para pequenos projetos. Nos últimos anos, os fabricantes começaram a oferecer uma segunda opção: fita adesiva, que geralmente é usada em conjunto com um primer.

Instalação do TPO passo a passo:

A facilidade de instalação é um dos benefícios do telhado TPO. A maioria das instalações envolve seis etapas básicas:

Crédito: Richards Roofing & ExteriorsInstale o TPO em uma superfície limpa e nivelada.
  1. Limpe e prepare o telhado, certificando-se de varrê-lo de todos os detritos, achatar qualquer corcunda e reparar as rachaduras de concreto com mais de 1/4 de polegada de largura.
  2. Instale um isolamento rígido de espuma, se necessário, anexando-o ao teto com fixadores mecânicos ou adesivo.
  3. Anexe uma folha de identificação com prendedores ou adesivo.
  4. Prenda as bordas do telhado e outros metais piscando conforme necessário.
  5. Estenda as folhas de cobertura, aguarde cerca de 30 minutos para achatar e corte-as no comprimento.
  6. Se fixar o telhado com um adesivo, aplique o adesivo no telhado de acordo com as especificações do fabricante e prenda o telhado com a sobreposição recomendada. Se estiver usando prendedores mecânicos, conduza os prendedores nos intervalos recomendados.
  7. Selar as costuras, as bordas do telhado e piscar com calor ou fita adesiva. Respiradouros de vedação e outros acessórios comuns com botas TPO feitas especialmente.

Dicas

  • Uma borda de gotejamento do telhado normalmente fica no topo da membrana TPO após a instalação. A borda de gotejamento evita danos à umidade no convés do telhado enquanto mantém pressionadas as bordas da membrana.

  • Aberturas de ventilação, clarabóias e chaminés geralmente requerem uma camada extra de TPO piscando, que continua após a instalação do telhado. Esse piscar é aplicado em torno dos cantos verticais com acessórios de canto especiais e é selado a quente para torná-lo à prova d'água.

Vantagens e desvantagens de coberturas TPO

Alguns instaladores prendem as bordas das folhas TPO com prendedores de metal aprovados antes de sobrepor a próxima folha.

A cobertura da TPO tem muito a oferecer, mas os telhados também são rápidos em apontar suas falhas. Sua história como material de revestimento de piscina atesta a impermeabilidade do material. Os rolos têm apenas 8 pés de largura no máximo, no entanto, o que significa que praticamente todos os telhados TPO têm costuras e as costuras podem vazar.

Prós:

  • Em termos de custo, o TPO geralmente fica entre seus dois principais concorrentes, sendo mais caro que o EPDM e mais barato que o PVC. Um telhado TPO custa entre US $ 5,50 e US $ 9,50 por pé quadrado. Um telhado de asfalto custa entre US $ 8 e US $ 10 por pé quadrado instalado.
  • O TPO é durável o suficiente para resistir a perfurações e flexível o suficiente para esticar à medida que a estrutura assenta. Mantém sua integridade em uma ampla gama de expansão e contração térmica.
  • O White TPO é altamente reflexivo e os produtos de qualidade são classificados pela Energy Star quanto à eficiência energética. Outras cores claras também refletem o suficiente para reduzir os custos de resfriamento durante o tempo quente. Contribuindo com seu status de produto ecológico, o TPO é completamente reciclável. O TPO antigo pode ser moído e incorporado em novo material.
  • Por ser um material leve, o TPO é fácil e barato de instalar. Também é fácil de limpar com uma lavadora de roupas, o que ajuda a reduzir o custo de manutenção.

Contras:

  • Existe uma grande variação na qualidade entre os produtos. Materiais menos caros podem rachar, manchar e delaminar, e as soldas de costura podem falhar, especialmente quando expostas a diferenças graves de temperatura.

Dicas

A faixa de qualidade significa que você provavelmente não economizará muito a longo prazo escolhendo um produto mais barato. Opte por materiais melhores e mais caros.

  • A partir de 2019, o TPO ainda é um produto relativamente novo no mercado, portanto sua longevidade é praticamente não testada. Além disso, os fabricantes ainda estão trabalhando com bugs na tecnologia.
  • Quando um telhado TPO vaza, o vazamento pode ser difícil de encontrar e ainda mais difícil de reparar. Reparos que exijam a remoção de parte da cobertura do telhado podem ser caros.
  • O TPO pode deteriorar-se sob altas cargas térmicas e solares e pode não durar o tempo esperado em climas quentes do sul.

Pin
Send
Share
Send