Prevenção e Remoção de Barragens de Gelo

Pin
Send
Share
Send

As barragens de gelo podem causar vazamentos e danos permanentes no telhado.

Quando sair para limpar a calçada depois de uma forte nevasca, reserve um momento para olhar o telhado da sua casa. Se você ver pingentes de gelo pendurados nos beirais, há uma boa chance de uma represa de gelo se formar no telhado. Nesse caso, é melhor verificar se há vazamentos no sótão. As represas de gelo são uma das principais causas de vazamentos no telhado e, se ocorrerem ano após ano, elas podem deteriorar e ceder e, eventualmente, você precisará substituí-lo.

Como as barragens de gelo se formam

Paradoxalmente, a razão pela qual as barragens de gelo se formam quando o telhado está muito quente - pelo menos perto do pico. Quando a neve derrete e desliza pelo telhado, ela congela novamente quando atinge as seções mais frias do telhado perto dos beirais. Gradualmente, isso pode causar um backup de água que, eventualmente, pode ser encontrado sob as telhas do telhado e no sótão. Como um telhado pode ficar quente o suficiente para derreter a neve no inverno? Normalmente, isso acontece antes que o piso do sótão seja isolado incorretamente, permitindo que o calor suba para o espaço do sótão, onde pode derreter a neve no telhado externo. Construído adequadamente, um sótão também deve ser bem ventilado para o exterior para circular o ar externo e impedir que o espaço do sótão fique excessivamente quente.

Uma maneira de evitar barragens de gelo, então, é esfriar o telhado aumentando o isolamento e a ventilação do sótão. Quando isso não é possível, equipar o telhado próximo às bordas do beiral com fita térmica é outra solução. Essa técnica derreterá barragens de gelo antes que elas possam se acumular e voltar ao espaço do sótão.

Se você não conseguir fazer um desses procedimentos, deverá ter um ancinho no telhado do galpão para remover fisicamente a neve fresca do telhado antes que ele derreta.

Crédito: J & J Coberturas e construções Os picos de uma represa de gelo podem danificar o isolamento do sótão, bem como a estrutura da casa.

Anatomia de uma barragem de gelo

A temperatura externa deve ser de 32 graus F ou abaixo para que a neve caia, e a neve se acumulará no telhado somente se a temperatura do telhado também estiver abaixo de 32 F. No entanto, uma vez que uma manta de neve cubra a superfície do telhado, a parte inferior a camada de neve pode começar a esquentar quando o ar quente do interior do sótão penetra através do terraço do telhado. A camada inferior da neve que toca o telhado começa a derreter e, eventualmente, a umidade começa a deslizar pelo telhado. No entanto, como a maior parte do ar quente em um sótão está localizada no alto, perto do pico, à medida que a água escorre pelo telhado, ela pode voltar a congelar novamente quando atingir a seção mais antiga do telhado, localizada perto da saliência do beiral. Essa umidade congela e vira gelo, e a água que flui por trás começa a voltar.

Duas condições são responsáveis ​​pela variação da temperatura do telhado, criando duas estratégias possíveis para solucionar o problema. A primeira causa é que o piso do sótão e as paredes da casa não têm isolamento suficiente. O ar quente da casa pode entrar no sótão diretamente por meio de isolamento insuficiente ou pode fluir para o sótão através de lacunas no envelope térmico, como espaços ao redor de tubos de ventilação, chaminés ou caixas de luz montadas no teto abaixo.

A segunda causa é má ventilação do sótão. Se a ventilação do sótão for projetada adequadamente, o ar quente que entra no sótão é exaurido através das aberturas de duas águas ou das aberturas de telhado e não é coletado no sótão, onde pode aquecer o convés do telhado.

Melhorando o isolamento e a ventilação

Crédito: Showalter Roofing Service, Inc. O ar quente no sótão é a principal causa das barragens de gelo.

A quantidade de isolamento no sótão necessária depende da zona climática em que você vive, mas, de acordo com o EnergyStar.gov, você deve isolar o mínimo de R-38 na maioria das regiões. O isolamento fica nas baias entre as vigas do teto e, como regra geral, deve subir até o nível das partes superiores das vigas do teto ou mais. Melhorar o isolamento em um sótão é uma simples questão de colocar camadas soltas de preenchimento ou mantas de fibra de vidro desamassadas sobre o isolamento existente de preenchimento solto ou fibra de vidro. Não use mangas de cobertura como cobertor secundário do sótão, pois a face bloqueará a umidade no isolamento por baixo, causando aglomeração e mofo.

Em um sistema de ventilação passiva adequadamente projetado, a área total de ventilação do intradorso e das aberturas de telhado ou empena é igual a 1/150 da área total do piso do sótão. O código de construção permite reduzir essa fração para 1/300 se a ventilação estiver equilibrada, o que significa que a área de ventilação fornecida pelos respiradouros do intradorso é igual à área fornecida pelos respiradouros do telhado e do frontão.

Se o seu sótão não tiver ventilação suficiente, considere adicionar mais intradorso e teto ou aberturas de duas águas. Não basta instalar um ventilador. A ventilação ativa apenas empurrará o ar para dentro do sótão - não ajudará o ar quente a escapar e não resolverá o problema de sua represa de gelo.

Ancinhos de fita de calor e telhado

A fita RogerHeat geralmente chega perto dos beirais onde o telhado é mais frio.

Há casos em que adicionar isolamento no sótão ou melhorar a ventilação não é prático, além de climas tão frios que as represas de gelo podem se formar, apesar dos melhores esforços preventivos. Para essas situações, há fita isolante.

A fita de calor é um cordão elétrico, aplicado em um padrão S ou em ziguezague para cima e para baixo sobre a superfície do telhado, onde geralmente se formam barragens de gelo. É fixado às telhas com clipes especiais. Se você substituir o telhado, também poderá instalar fita térmica sob as telhas e outros revestimentos. Ao aquecer as áreas mais baixas do telhado, as fitas de calor impedem que a umidade volte a congelar quando atinge as seções inferiores do telhado, permitindo que ele simplesmente pingue no chão.

A fita térmica normalmente se conecta a uma tomada GFCI na parte externa da casa, e você pode economizar energia desconectando-a quando não precisar dela. Você também pode conectá-lo a um cronômetro para que ele aconteça em horários específicos todos os dias, geralmente entre as 18h e as 18h. quando é provável que a neve no pico esteja derretendo.

Um ancinho de telhado é uma solução de baixa tecnologia para barragens de gelo.

Um ancinho de telhado é uma ferramenta simples que permite limpar a neve em situações de emergência, como períodos de forte acumulação ou quando você não pode implementar outros remédios. Se sua casa é propensa a represas de gelo, é uma boa ideia ter uma na garagem, mesmo que o telhado tenha fita térmica, porque, como todos os aparelhos elétricos, a fita térmica é propensa a curtos e outros problemas. Ao varrer seu telhado, você só precisa se preocupar com as seções de cerca de dois ou três pés mais altas que os beirais, porque é aqui que a neve derretida normalmente recongela. A alça telescópica permite alcançar o telhado na maioria das casas, exceto as mais altas.

Tome cuidado quando um ancinho do telhado não raspe as telhas com muita força. É melhor deixar uma leve camada de neve nas telhas em vez de raspar as telhas com a lâmina de metal da pá.

Pin
Send
Share
Send