Como funcionam os detectores de fumaça com fio?

Pin
Send
Share
Send

A maioria das mortes por incêndios em casa ocorre não por causa das chamas, mas devido à inalação de fumaça; portanto, uma série de alarmes de fumaça é a primeira linha de defesa para manter sua família segura. Os detectores de fumaça com fio oferecem uma abordagem de cinto e suspensórios, porque são acionados no sistema elétrico da sua casa e também contêm baterias de reserva. Alguns tipos de detectores de fumaça com fio também podem ser conectados ao sistema de segurança da sua casa. Isso garante que os bombeiros locais sejam alertados quando os alarmes dispararem, economizando um tempo precioso quando cada segundo conta.

Como funcionam os detectores de fumaça com fio?

Diferentes tipos de detectores de fumaça

Existem dois tipos básicos de detectores de fumaça com fio. Um tipo usa uma conexão de 2 fios para alimentar os sensores e o alarme. Esse tipo não funcionará como conectado a menos que esteja conectado a um sistema de alarme doméstico. É melhor para residências menores, porque há um limite para quantos alarmes de fumaça podem ser conectados ao painel de controle do sistema de alarme. Além disso, nem todos os painéis de segurança doméstica suportam um sistema de 2 fios, portanto, certifique-se de que o seu funcione antes de comprar novos alarmes de fumaça.

O segundo tipo de alarme de fumaça com fio tem uma conexão de 4 fios. Dois dos fios alimentam os sensores e os outros dois fios alimentam os alarmes. A maioria dos painéis de controle de segurança doméstica suporta um sistema de 4 fios e você pode conectar quantos alarmes de fumaça precisar.

Os alarmes de fumaça com fio também podem ser conectados ao sistema elétrico da sua casa, se você não tiver um sistema de segurança residencial.

A vantagem de um sistema de alarme de fumaça com fio é que, se um alarme dispara, todos eles disparam. A desvantagem é que eles não funcionarão em falta de energia, a menos que possuam baterias de reserva em funcionamento.

Compreendendo como funcionam os alarmes de fumaça com fio

Com fio significa simplesmente que os alarmes de fumaça estão fisicamente conectados à fiação elétrica da sua casa. O termo é usado para distinguir esse tipo de alarme de fumaça dos alarmes de fumaça mais baratos e mais facilmente alterados que aderem à parede com fita dupla face ou são presos com parafusos e que funcionam com baterias.

Os alarmes de fumaça são projetados para detectar fumaça de duas maneiras. Um alarme de fumaça fotoelétrico inclui uma fonte de luz, como uma luz LED ou laser, que envia um feixe de luz através do interior da pequena câmara redonda de alarme de fumaça de um lado para o outro. Esse feixe forma uma linha reta logo acima do sensor de luz no alarme de fumaça. Quando a fumaça entra no alarme, ela interrompe e dispersa o feixe de luz, refletindo a luz do sensor, que aciona o alarme. Este alarme é mais sensível a incêndios que ardem e causam muita fumaça.

Um detector de fumaça por ionização funciona de maneira um pouco diferente. Dentro do detector de fumaça, há uma bateria conectada a duas minúsculas placas de metal. Uma dessas placas é um eletrodo positivo e a outra é um eletrodo negativo. Também dentro do detector de fumaça está uma substância chamada Americium-241, que separa o ar em íons positivos e negativos. No que diz respeito aos íons, os opostos se atraem, portanto os íons positivos continuam se movendo em direção ao eletrodo negativo e os íons negativos em direção ao eletrodo positivo, formando um circuito elétrico. Quando a fumaça entra, espalha os íons, interrompe o circuito e soa o alarme. Esse tipo de alarme de fumaça é melhor para detectar incêndios que queimam mais rapidamente, com chamas mais imediatas, mas menos fumaça.

A opção mais eficaz é encontrar um detector de fumaça com fio que combine a tecnologia fotoelétrica e a ionização.

Qualquer que seja o tipo que você escolher, é crucial garantir que seus alarmes de fumaça com fio sempre tenham baterias de reserva totalmente funcionais.

Cuidados Básicos e Manutenção

Todos os tipos de alarmes de fumaça devem ser testados uma ou duas vezes por ano, embora aqueles que funcionam apenas com baterias devam ser testados mensalmente. A maneira mais simples de evitar o esquecimento é verificar os alarmes de fumaça quando você avança e fica para trás com o horário de verão. Se você mora em um estado como o Arizona, que não muda os relógios, verifique os alarmes de fumaça na véspera de Natal e no quarto de julho.

Verificar seus alarmes de fumaça não é difícil. Basta pressionar o botão de teste e ver se o alarme responde no volume máximo. É uma boa idéia avisar os membros da família e garantir que haja alguém para confortar animais de estimação assustados ou crianças pequenas, porque os alarmes de fumaça foram projetados para serem altos e surpreendentes.

Se o alarme estiver cheio e estridente, o alarme com fio será acionado por seis meses, mas você deve trocar as baterias de reserva apenas por segurança.

Se o alarme estiver fraco ou não soar, verifique se a fiação está intacta e substitua a bateria de reserva.

Limpe a parte externa do seu alarme de fumaça para garantir que nenhuma poeira esteja obscurecendo seus sensores antes de substituir a carcaça externa.

Pin
Send
Share
Send