O que faz com que uma tomada elétrica acenda quando você conecta um dispositivo?

Pin
Send
Share
Send

As tomadas elétricas residenciais não têm partes móveis e geralmente duram vários anos sem exigir atenção, mas os problemas acabam se desenvolvendo. Talvez o problema mais preocupante ocorra quando uma tomada elétrica acende, vibra ou é quente ao toque quando um aparelho é conectado ou retirado da tomada. A causa do problema pode ser apenas um circuito sobrecarregado ou uma conexão de fiação solta ou suja. No entanto, os aparelhos que são conectados e desconectados repetidamente podem desgastar os contatos de metal dentro da tomada, nesse caso, a tomada deve ser substituída.

Uma saída de faísca representa um sério risco de incêndio que deve ser resolvido imediatamente.

Circuito Sobrecarregado

As casas têm vários circuitos elétricos que percorrem toda a estrutura. Todos esses circuitos estão ligados ao painel de serviço principal. Quando a eletricidade é necessária em um circuito, o painel de serviço principal envia a energia desse circuito específico para a tomada. A energia flui através da tomada e volta ao painel de serviço. Se muita energia for consumida através de um circuito, ele sobrecarregará. O uso de uma ou mais réguas de energia elétrica ao longo do mesmo circuito sobrecarregará frequentemente esse circuito; Se possível, mova alguns cabos da fonte de alimentação para diferentes tomadas.

Conexões de fiação soltas

Dentro da parede e anexado aos lados da tomada elétrica há vários fios. Cada fio é preso à tomada com um parafuso de fixação individual que é apertado sobre o fio. Se um ou mais desses parafusos se soltarem, a tomada poderá produzir uma faísca quando um cabo estiver conectado à tomada. O aperto dos parafusos provavelmente resolverá o problema, mas a energia deve ser desligada antes que você possa remover a tomada com segurança e apertar os parafusos. Desligue o interruptor principal no painel de serviço e remova a placa que cobre a frente da tomada. Remova os dois parafusos que prendem a tomada na parede e levante-a gentilmente para fora da parede para acessar os parafusos na lateral da tomada. Se os parafusos de fixação ou os terminais metálicos nas laterais da tomada estiverem queimados, substitua-a.

Pontas sujas do fio

Se os fios estiverem firmemente presos às laterais da tomada, e ainda assim a faísca quando você conectar um cabo, verifique se há sujeira e sujeira na ponta exposta de cada fio. Um fio limpo deve parecer brilhante; um fio sujo não produzirá um fornecimento constante de energia à tomada, causando o problema de faísca. Puxe a tomada para fora da parede depois de desligar a energia principal. Remova um fio da lateral da tomada e limpe a ponta do fio com uma lixa fina. Aperte o fio na tomada e mova os fios restantes. Você deve remover apenas um fio de cada vez para evitar confundir a posição de cada fio.

Saída defeituosa

Quando a tomada ainda acender após garantir que o circuito não esteja sobrecarregado e os fios estejam limpos e bem presos à tomada, é bem provável que a tomada seja substituída. Não se esqueça de desligar a energia principal antes de manusear a tomada. Como todos os fios conectados à tomada com defeito devem ser removidos, marque a posição de cada fio antes de removê-lo. Várias designações de cores podem ser estampadas na parte traseira da tomada. Essas designações se referem à cor de cada fio. Se a tomada de reposição tiver as mesmas designações de cores estampadas na parte traseira, conecte cada fio ao respectivo terminal. Se a nova tomada não apresentar designações de cores ou se as designações não corresponderem à cor dos fios, chame um eletricista profissional para cuidar da instalação e garantir que a tomada esteja instalada corretamente.

Pin
Send
Share
Send