Como calcular ângulos de esquadria

Pin
Send
Share
Send

Os cortes angulares de esquadria são usados ​​para molduras de acabamento, trabalhos de móveis e outros projetos de carpintaria, onde você deseja que os cantos tenham uma aparência mais acabada do que seria possível com as juntas de topo em bruto. Quando os cantos das salas ou as formas de móveis consistem em ângulos retos perfeitos (90 graus), é fácil calcular e cortar as mitras - as duas peças são cortadas com precisão a 45 graus, que, quando unidas, formam o ângulo reto perfeito de 90 graus. As serras de esquadria elétrica têm uma parada predefinida a 45 graus (assim como outros ângulos comuns) para facilitar esse trabalho.

Um transferidor digital facilita a localização de ângulos.

Nem sempre é assim tão simples, no entanto. Muitas casas têm paredes ligeiramente fora do quadrado, o que significa que os ângulos internos podem ser de 88 graus ou 95 graus, por exemplo. Como você descobre os ângulos corretos para os cortes de esquadria nessas situações? E o que você faz se estiver construindo uma peça em forma de polígono, como uma plantadeira de cedro de cinco ou seis lados? Também nessa situação, os miters terão que ser cortados em ângulos diferentes dos 45 graus padrão. Você aprenderá sobre isso em um minuto, mas primeiro, vamos falar sobre peças de esquadria para caber nos cantos da parede.

De longe, a maneira mais fácil de calcular ângulos de esquadria nos cantos das paredes existentes é usar um transferidor eletrônico - uma ferramenta barata e alimentada por bateria, que é um ótimo complemento para qualquer caixa de ferramentas doméstica. A ferramenta possui braços ajustáveis ​​que podem ser configurados para se ajustarem aos ângulos da parede e um visor digital que revela os ângulos nos quais as superfícies adjacentes se encontram.

Depois de encontrar o ângulo do canto, o cálculo do ângulo no qual as mitras de moldagem precisam ser cortadas é uma questão fácil de dividir por 2.

Como calcular mitras usando um transferidor digital

Etapa 1 "Zerar" o transferidor

crédito: Bryan Trandem Um transferidor digital deve ter sua escala "zerada" antes de poder ler com precisão um ângulo.

Para funcionar corretamente, o transferidor digital deve primeiro ter sua escala "zerada". Coloque os braços do transferidor juntos e pressione-os firmemente contra uma superfície de trabalho plana. Mantenha o botão "ON" pressionado por alguns segundos até que o display digital mostre 0,0 graus. Agora você está pronto para medir os ângulos da parede.

Etapa 2 Mitras de medição para cantos internos

Um transferidor digital possui uma tela que lê os ângulos de graus dos cantos internos.O display digital oferece uma medição precisa do ângulo.

Para medir um canto interno, ligue a ferramenta e, em seguida, coloque as lâminas do transferidor digital firmemente contra as paredes adjacentes no canto interno e aperte o parafuso de dedo na ferramenta. O mostrador digital agora informa o ângulo do canto interno.

Para calcular o ângulo de esquadria adequado para molduras de acabamento, simplesmente divida essa leitura de ângulo por 2. No exemplo mostrado, o canto interno é 90,5 graus, quase quadrado. O ângulo de esquadria preciso de suas molduras deve ser 45,25 graus. (Na prática, esse é praticamente um canto perfeito.)

Etapa 3 Medindo mitras para cantos externos

Um transferidor digital também pode ser usado em um canto externo da parede.Crédito: Bryan Trandem Nem todos os cantos serão 90 ° perfeitos.

Para medir mitras para cantos externos, coloque as lâminas do transferidor digital sobre as faces adjacentes das paredes para que o ponto de articulação central caiba no canto externo. Aperte a porca de articulação e remova a ferramenta do canto para ler o ângulo no visor digital. No exemplo, o canto externo é 92,2 graus. Divida esse número por 2 para calcular o ângulo dos cortes de esquadria para suas molduras. Nesse caso, os moldes devem ser esquadrados em 46,1 graus. Especialmente em casas mais antigas, é muito comum que os cantos das paredes fiquem fora do quadrado em alguns graus.

Etapa 4 Calculando mitras para projetos de vários lados

Se o seu projeto requer cantos em esquadrias, mas não possui quatro lados, seus ângulos de esquadrias precisarão ser definidos em ângulos incomuns. Por exemplo, um plantador de cinco lados não terá cantos de 90 graus feitos com duas peças esquadradas a 45 graus, mas sim cinco cantos de 72 graus cada, exigindo atenuadores de 36 graus para as peças de união.

Como são calculados esses mitros?

O primeiro princípio a lembrar é que qualquer projeto fechado, como uma plantadeira, terá ângulos que totalizam 360 graus - a medida de um círculo inteiro. Assim, em uma figura de cinco lados com cinco cantos, cada canto será um quinto dos 360 graus ou 72 graus. Como cada um desses cantos será feito com duas peças adjacentes, cada uma dessas peças será esquadrada a metade de 72 graus ou 36 graus.

Na prática, tudo é bastante simples, mas para facilitar ainda mais, aqui está um gráfico conveniente para fornecer os ângulos de mitra adequados para esses projetos:

  • Figura de três lados: três ângulos de 120 graus

    cada um, feito com peças em meia esquadria a 60 graus.

  • Figura em quatro lados: quatro ângulos de 90 graus

    cada um, feito com peças em meia esquadria a 45 graus.

  • Figura de cinco lados: cinco ângulos de 72 graus

    cada um, feito com peças em meia esquadria a 36 graus.

  • Figura de seis lados: seis ângulos de 60 graus cada, feitos com peças em meia esquadria a 30 graus.

  • Figura com oito lados: oito ângulos de 45 graus cada, feitos com peças em meia esquadria a 22,5 graus.

  • Figura com doze lados: Doze ângulos de 30 graus cada, feitos com peças em meia esquadria a 15 graus.

O padrão agora está provavelmente claro: todos os ângulos do projeto, somados, devem totalizar 360 graus, e cada canto será feito com duas peças esquadradas na metade do ângulo do canto.

Pin
Send
Share
Send