Plantas da savana tropical

Pin
Send
Share
Send

As savanas tropicais, geralmente limítrofes dos biomas tropicais, são pastagens onduladas espalhadas por arbustos e árvores isoladas. Não chove o suficiente em uma savana para apoiar as florestas. Também chamados de pradarias tropicais, eles são encontrados em uma banda larga em ambos os lados do equador. Existem grandes savanas tropicais na África, Austrália, Brasil, Colômbia e Venezuela. As plantas das savanas tropicais adaptaram a capacidade de armazenar água das estações chuvosas por longos períodos de seca.

Crédito: pierivb / iStock / Getty ImagesO baobá armazena água em seu tronco grosso.

Árvore de acácia

Crédito: Brandon Comella / iStock / Getty Images

A acácia (Acacia Senegal), também conhecida como goma arábica ou goma do Senegal, cresce nas savanas africanas. A acácia tem galhos espinhosos e cresce até 60 pés de altura. Exala uma seiva semelhante a uma goma que é coletada e comercializada como ingrediente para inflamação da pele e para tratar dores de garganta, diarréia e doenças urinárias e respiratórias.

O espinho assobiador (Acacia dreparalobrium) é uma acácia africana que cresce até 18 pés de altura, com galhos cravejados com pares de espinhos longos de até 5 cm de comprimento. Formigas ardentes cavam buracos nos espinhos, transformando-os em abrigos. O vento soprando através dos buracos em espinhos abandonados produz um som de assobio que dá nome à árvore.

A acácia-espinho guarda-chuva africana (Acacia tortillis) cresce em terreno rochoso e em dunas de areia. Cresce até 65 pés de altura com uma coroa plana que lhe dá o nome. Produz aglomerados de até 400 flores brancas de puffball e tem uma raiz principal que pode crescer até 115 pés de profundidade.

Árvores de eucalipto

Crédito: Alberto Ferreira Chagas / iStock / Getty Images Uma floresta de eucaliptos.

Eucalipto de goma (Eucalyptus cinerea) é uma das numerosas espécies de eucalipto que crescem na Austrália. Eles têm uma casca marrom-avermelhada, folhas verde-acinzentadas com cerca de 2,5 cm de comprimento e crescem grupos de flores brancas e cremosas. Eles foram introduzidos no Arizona, Califórnia e Nevada.

A jarrah (Eucalyptus marginata), também australiana, tem um tronco sem galhos que cresce de 80 a 90 metros de altura. A jarrah derrama tiras de sua casca marrom-acinzentada e ranhurada. Cria um tubérculo especial no subsolo que armazena umidade e permite que a árvore volte a crescer após um incêndio. A madeira dura da jarrah é transformada em móveis, e as abelhas que navegam em seus cachos de flores brancas formam um delicioso mel.

Gramíneas

Crédito: Prill Mediendesign & Fotografie / iStock / Getty Images Grama de elefante na África.

A grama Bahama (Cynodon dactylon), uma grama verde-acinzentada que se espalha por caules subterrâneos e corredores acima do solo, é chamada Bermudagrass nos Estados Unidos porque foi introduzida nas Bermudas. Cresce naturalmente em áreas sujeitas a pastagens, incêndios ou inundações.

O capim-elefante (Pennistum purpureum) cresce em grupos densos de até 10 pés de altura na África e é usado como forragem para animais. O capim-elefante que foi introduzido na Flórida tornou-se invasivo, obstruindo as vias naturais.

Baobá

Crédito: tinelah / iStock / Getty Images Um baobá com seu tronco e membros distintos.

O baobá (Adansonia digitata) pode viver por milhares de anos e crescer até 80 pés de altura. O baobá parece ter raízes no ar e um tronco colado no chão. Ele armazena água em seu tronco grosso em preparação para até nove meses de clima seco, quando sobrevive sem folhas.

Árvore de candelabros

crédito: Zwilling330 / iStock / Getty Images

Os candelabros (Euphorbia ingens) crescem 30 a 40 pés de altura; galhos espinhosos perto do topo de seu tronco único parecem pequenos cactos, dando à árvore a aparência de um candelabro, daí o nome. A seiva branca da árvore dos candelabros é tóxica e pode formar bolhas na pele ou causar cegueira se tocar nos olhos.

Jakal Berry Tree

A árvore de bagaço de chacal pode ser encontrada na savana - Fotografia por Serge-Kazakov / iStock / Getty Images

O chacal (Diospyros mespiliformis) cresce em montes de cupins na África e ao longo de leitos de rios e pântanos. A maioria das árvores cresce de 15 a 18 pés de altura, embora possam crescer até 80 pés. Eles crescem retos com sulcos profundos na casca. Árvores maduras desenvolvem sulcos achatados no tronco, que ajudam a apoiá-los e apoiá-los; sua fruta roxa é a favorita dos animais.

Árvore de Manetti

Crédito: 2630ben / iStock / Getty ImagesEstas árvores, como muitas na África, podem crescer em dunas de areia.

A árvore manketti africana (Schinziophyton rautanenii) possui galhos curtos e grossos em um tronco reto que cresce de 15 a 20 metros de altura. A árvore Manketti tem folhas distintas em forma de mãos e sprays de pequenas flores brancas. Cresce em colinas arborizadas e dunas de areia e possui uma raiz de torneira profunda com raízes laterais curtas.

River Bushwillow

Crédito: atosan / iStock / Getty Images Paisagem de Savannah.

O salgueiro do rio africano (Combretum erythrophyllum) também é chamado de soluço, porque se as sementes são consumidas, causam soluços. Cresce de 30 a 35 pés de altura, encimado por uma coroa densa e espalhada. Suas folhas ficam amarelas no início do outono, depois vermelhas no inverno; as folhas caem durante longos períodos secos. Cresce flores de cor creme ou amarelo pálido.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Savana, pradaria e deserto - Ecologia - Biologia (Pode 2024).