Midcentury Modern 101: Tudo o que você precisa saber (e muito mais)

Pin
Send
Share
Send

crédito: Laura Alexandra

Se você ama Homens loucos ou, muitas vezes, navegue pelos sites de decoração, provavelmente é possível avistar uma peça moderna de meados do século a uma milha de distância. Hoje em dia, as peças de móveis modernos de meados do século parecem atemporais, mas causaram um alvoroço na primeira vez. Os designers queriam empurrar o envelope quando se tratava de design, além de manter as peças acessíveis para a família média.

Arquitetos assumiram muitos riscos. As casas modernas de meados do século foram projetadas para parecer esteticamente agradáveis ​​e funcionais. Algumas das estruturas pareciam quase flutuar do chão, enquanto outras refletiam a natureza ao seu redor em suas impressionantes paredes de vidro.

E décadas depois, o estilo moderno do meio do século continua a influenciar artistas, designers e arquitetos.

crédito: Fritz Hansen / Wikimedia Commons

As origens do estilo moderno de meados do século

O estilo Midcentury Modern ganhou vida por volta das décadas de 1940 a 1960. E enquanto vários designers e arquitetos altamente elogiados residiam nos EUA, muitos tinham raízes (e projetos icônicos) em outros países.

O fim da Segunda Guerra Mundial causou uma mudança na economia de países, especificamente os EUA. Durante a guerra, muitos materiais só poderiam ser direcionados a esforços específicos. Depois, os designers os contataram novamente, dando-lhes liberdade para experimentar projetos. A criação de novos materiais também levou a novas idéias de design; o polipropileno, por exemplo, não existia até 1954. O designer britânico Robin Day o usou para criar suas cadeiras empilháveis; eles estreou em 1963, mas você provavelmente pode vê-los em áreas como salas de reuniões e escolas hoje.

Esses projetos causaram impacto em residências e instituições maiores. Em 1941, por exemplo, o Museu de Arte Moderna abriu uma exposição chamada Design Orgânico em Móveis para a Casa. Apresentou uma competição que incluiu o trabalho de nomes influentes como Charles Eames e Eero Saarinen.

Arquitetos e designers modernos de meados do século

crédito: Ovs em inglês Wikipedia / Wikimedia Commons

Os móveis modernos de meados do século corriam riscos. "Tornou-se cada vez mais escultural em qualidade", segundo Dominic Bradbury, autor de Meados do século moderno completo. Uma cadeira não parecia mais uma cadeira básica. Pense nos projetos que podemos ter como garantidos hoje, como a Cadeira Suspensa para Ovos. Projetada em 1959 pela dupla de marido e mulher Nanna e Jørgen Ditzel, a cadeira foi concebida como uma alternativa a todas as pernas dos móveis que costumamos ver nos espaços. E, claro, você provavelmente pode reconhecer cadeiras projetadas por Ray e Charles Eames, como a cadeira RAR (Rocking Armchair Rod), datada de 1948 a 1950.

Muitos dos nomes mais influentes no design de móveis também contribuíram para outros domínios criativos, como arte e arquitetura. Isamu Noguchi, por exemplo, foi um escultor aclamado. Suas peças de mobiliário seguiam um estilo de design biomórfico; as peças fluidas exemplificaram suas sensibilidades artísticas.

No que diz respeito à arquitetura, nomes importantes como Luis Barragán, John Lautner, Eileen Gray, Greta Magnusson Grossman e Eero Saarinen projetaram tudo, desde residências particulares até prédios civis. Essas estruturas desafiavam as normas da época, optando por incorporar vistas deslumbrantes da natureza ao seu redor ou trocando paredes tradicionais por enormes, de vidro.

O programa Case Study House, liderado por Artes e Arquitetura O editor e proprietário da revista John Entenzo, em 1945, encomendou casas de alguns dos nomes mais conhecidos da época. Muitos deles ainda permanecem como algumas das estruturas mais importantes. Atualmente, você pode visitar alguns deles, como a Stahl House, em West Hollywood, Califórnia.

crédito: Scott Hargis

Dicas de design moderno para meados do século

Se você se sentir inspirado pelo estilo, existem algumas maneiras de incorporá-lo à sua casa. Você pode até começar pequeno: considere adicionar detalhes como tapeçarias e luminárias para dar ao seu espaço a sensação clássica. Ou tente trocar algumas das capas de lâmpadas ou móveis da sala de jantar. Formas geométricas, detalhes em ouro e ângulos nítidos são alguns dos recursos de decoração moderna reconhecíveis no meio do século. Pense moderno e limpo, mas acolhedor e confortável.

Quando se trata de sua sala, tente brincar com texturas naturais, luminárias glamourosas e cores sutis. Alguns desses elementos também podem ser adicionados à sua cozinha; dê um passo adiante incorporando azulejos estampados ousados ​​(ou pisos), detalhes em hardware dourado e louças vintage.

Dê ao seu quarto um toque moderno de meados do século, incorporando tapetes geométricos, móveis de madeira e tapeçarias. Para o seu banheiro, considere azulejos estampados, detalhes em mármore e luzes pendentes. Faça dos materiais industriais o foco e emparelhe-os com linhas limpas.

Preste atenção em quais outros elementos da sua casa você pode experimentar. Se você tem uma lareira, considere fazer uma reforma moderna de meados do século combinando-a com neutros, decoração de parede em estilo sunburst e um layout de móveis assimétrico. E para os amantes de projetos de bricolage, esta plantadeira permanente é uma ótima adição. Não se preocupe - alguns dos nossos espaços favoritos misturam peças modernas e vintage, para que você possa trabalhar com a decoração que já possui.

Onde comprar peças modernas de meados do século

Quando você estiver comprando novos itens para o seu espaço, considere procurar peças modernas vintage do meio do século. Esta é uma ótima maneira de infundir seu espaço com a aparência clássica. Planeje um passeio de fim de semana para vasculhar brechós, vendas de imóveis e vendas de garagem - você nunca sabe quais jóias pode encontrar. Ou fique no conforto da sua casa e navegue em sites como Etsy e 1stdibs para encontrar tesouros.

Você também pode comprar móveis e decoração de muitos de seus grandes varejistas favoritos. Ou, se você quiser gastar um pouco, empresas como Herman Miller e Knoll exibem designs originais.

Seja qual for a sua abordagem, tenha em mente o espírito do estilo como seu guia: procure sofisticação, mas também praticidade e conforto.

Pin
Send
Share
Send