O que você deve saber sobre o revestimento de bambu

Pin
Send
Share
Send

crédito: blew_i / iStock / GettyImages

Se você deseja colocar um novo piso, considere bambu. Com sua aparência cool e zen, o bambu é uma opção moderna e chique para pisos residenciais. Embora tenha sido projetado para imitar várias madeiras, de carvalho e bordo a exóticos como o mogno, o bambu na verdade não é uma madeira, mas uma grama. Quando o revestimento de bambu se tornou popular como um produto ecológico cerca de 20 anos atrás (a produção comercial começou apenas nos anos 90), a demanda inundou o mercado com produtos inferiores que entortaram, escavaram e incharam. Mas desde então, os produtores começaram a se auto-corrigir, introduzindo fios de engenharia ou pisos tecidos com desempenho aprimorado.

O revestimento de bambu é feito de bambu moso (Phyllostachys edulis), a maior das mais de 1.500 espécies de bambu. (Os pandas não comem esse tipo, por isso não se preocupe: o revestimento de bambu não fará com que nenhum desses gigantes gentis passe fome!) É fabricado de três maneiras diferentes:

  • Piso em grão vertical consiste em tiras colocadas na borda e coladas, como um bloco de açougueiro.
  • Para piso de granulação plana, as tiras são empilhadas umas sobre as outras como um sanduíche e coladas.
  • O bambu para piso trançado é altamente processado: fios estreitos são embebidos em cola, colocados em um molde para formar uma viga aproximadamente do tamanho de uma ligação ferroviária e, em seguida, são secos sob pressão intensa, cozidos e curados. As vigas são então fresadas em tábuas, após o que são finalizadas com uma variedade de cargas, selantes e revestimentos. Devido a esse processo, o revestimento de bambu projetado é mais forte que os outros tipos, mas não é necessariamente mais caro.
O piso de bambu tem uma estética Zen fresca.

A controvérsia sobre o revestimento de bambu

Você não pensaria que algo tão inócuo quanto o bambu poderia causar ondas, mas sim. Fabricantes e vendedores elogiam o bambu em voz alta como um produto ecológico, mas os críticos argumentam que as florestas de madeira foram derrubadas para dar lugar às plantações de bambu. Eles também criticam o revestimento de bambu, exigindo altos níveis de energia para processar e produzir, em comparação com a madeira de lei, e citam os produtos químicos nocivos usados ​​em sua fabricação.

Prós

Há muitas razões pelas quais o bambu é uma escolha popular para pisos.

  • Força e dureza: As fibras de bambu têm uma resistência à tração próxima à do aço. A classificação Janka - uma medida da resistência da madeira ao desgaste e ao desgaste - do piso de bambu trançado chega a 3.000, o que é mais forte que o carvalho.
  • Renovabilidade: O bambu Moso cresce a uma taxa ridiculamente rápida, de um a três pés por dia. Amadurece dentro de cinco a sete anos e pode ser colhida sem matar a planta. Também é neutro em CO2 na absorção de dióxido de carbono e liberação de oxigênio. No entanto, consulte A controvérsia sobre o revestimento de bambu, acima - não é fácil ser verde.
  • Custo: O revestimento de bambu é mais barato que o de madeira de lei - até 50% mais barato.
  • Opções: O revestimento de bambu é fornecido em diversos acabamentos, geralmente com padrões de grãos sutis. Você encontrará uma variedade de larguras de tábuas, de 3 a 5 1/2 polegadas ou mais, em diferentes comprimentos.
Por vezes, o revestimento de bambu imita madeiras exóticas.

Contras

Embora a tecnologia tenha melhorado bastante o revestimento de bambu, ela ainda apresenta alguns problemas.

  • Qualidade: Grande parte da indústria está sediada na China, que tem pouca regulamentação. Isso torna difícil avaliar as reivindicações dos fabricantes e saber se você está comprando um produto bom e produzido com responsabilidade. Não se engane: compre de uma empresa em que confia. Não tenho certeza? Confira a garantia - o melhor piso é fornecido com as garantias mais longas.
  • Instabilidade: O revestimento de bambu desbota ou clareia com exposição prolongada à luz solar intensa. E pisos de bambu inferiores podem entortar, entortar ou inchar porque são muito sensíveis à umidade. Isto é especialmente verdade em produtos feitos de bambu imaturo ou inadequado. Portanto, procure produtos de fabricantes respeitáveis.
  • Toxicidade: O revestimento de bambu tem um alto teor de cola, e alguns fabricantes usam adesivos tóxicos de uréia-formaldeído e acabam produzindo seu revestimento. Como o gás será eliminado, tenha cuidado com o que compra. Procure produtos certificados por terceiros (por FloorScore ou GREENGUARD, por exemplo).
  • Lixar e repintar é um crapshoot: Você pode lixar e repintar o revestimento de bambu colado a um subpiso, mas, devido às variações de densidade, é impossível prever quantas vezes isso é possível. Bambu macio, piso flutuante e piso instalado em uma camada de espuma não podem ser refinados.
  • Sensibilidade: O bambu de fio comprimido geralmente resiste a amolgadelas e é mais durável do que a maioria das madeiras. No entanto, sem o máximo cuidado, o piso de bambu acumula marcas de arranhões e arranhões ao longo do tempo, limitando sua exposição a calcanhares, garras e areia.
  • É persnickety: O revestimento de bambu é melhor instalado em uma casa que mantém uma temperatura consistente de 65 a 75 ° F e uma umidade relativa de 40 a 55%.

Dicas de instalação

Se você estiver confortável instalando pisos de madeira - com pregos, cola ou clique e tranque -, você pode instalar o revestimento de bambu. Algumas dicas:

  • Você deve deixar o piso se adaptar antes de instalá-lo, pois ele mudará e encolherá, deixando lacunas. Isso requer nada mais do que remover qualquer plástico do piso e deixá-lo na sala por 7 a 10 dias para permitir que a umidade se estabilize. Como o fio de bambu é especialmente denso, a aclimatação pode demorar mais de um mês.
  • Verifique se o seu subpiso está nivelado e seco.
  • A instalação flutuante requer uma camada de barreira à umidade.
Crédito: Trinity Bamboo O revestimento de bambu é fornecido em diversos acabamentos, geralmente com padrões de grãos sutis.

Pin
Send
Share
Send