Como o peróxido de hidrogênio afeta a germinação das sementes?

Pin
Send
Share
Send

Iniciar plantas a partir de sementes, embora econômico, pode parecer girar uma roleta. Algumas sementes germinam, outras não. Por esse motivo, os jardineiros estão sempre procurando maneiras de aumentar as taxas de germinação. Os métodos caseiros incluem estratificação (resfriamento das sementes), escarificação mecânica (cortando o revestimento das sementes com um alfinete ou faca afiada) e escarificação química, que envolve embeber, enxaguar ou embaçar as sementes na água ou em uma solução de água e peróxido de hidrogênio.

Crédito: Jupiterimages / liquidlibrary / Getty ImagesEenie, meenie, miney, moe… a germinação pode parecer aleatória.

As sementes precisam respirar

Uma semente precisa de luz, água e oxigênio para germinar. A maioria dos jardineiros lembra a parte da luz e da água da equação da germinação, mas ignora a necessidade de oxigênio da semente. Sementes velhas e sementes com casacos particularmente duros são particularmente suscetíveis a falta de capacidade de absorver oxigênio. Isso afeta negativamente a taxa de germinação - e o sucesso do seu jardim.

Quebre essas barreiras

Crédito: Comstock Images / Comstock / Getty ImagesProtegendo o tempo e a respiração é fácil…

Estudos científicos recentes confirmam a eficácia das sementes quimicamente escarificantes, embebendo-as em uma solução de água oxigenada e água. Pensa-se que o peróxido de hidrogênio aumente as taxas de germinação quebrando o revestimento das sementes, permitindo assim que as sementes absorvam mais oxigênio. Em um estudo relatado na revista "HortScience", sementes de milho envelhecidas (Zea mays L.) tratadas com uma solução de 15% de peróxido de hidrogênio germinaram em uma porcentagem significativamente maior (quase 95%) do que as sementes tratadas com água gaseificada, mas sem peróxido de hidrogênio (Taxa de germinação de 67 por cento). Além disso, as taxas de consumo de oxigênio das sementes embebidas por 24 horas na solução de peróxido de hidrogênio foram aproximadamente duas vezes mais altas que as sementes embebidas em água aerada pelo mesmo tempo.

Melhor chance de brotar

Um estudo semelhante, este usando sementes de gafanhoto oriental (Tripsacum dactyloides), comparou a eficácia da imersão em estratificação e peróxido de hidrogênio. Conforme relatado em "Acta Horticulturae", a publicação da Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas, a imersão de sementes em uma solução de peróxido de hidrogênio a 15% foi mais eficaz na quebra da dormência das sementes e na indução da germinação. O gamagrass é resistente no cultivo nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 8 a 11.

Ajude suas sementes a respirar

É fácil melhorar suas taxas de germinação em casa usando peróxido de hidrogênio em sua rotina de pré-plantio. Basta adicionar 1 grama de peróxido de hidrogênio a 3% a 1 litro de água; escolha um dos três métodos a seguir. Primeiro, deixe de molho por 18 a 24 horas, enxágue e plante. Segundo, coloque suas sementes em um pedaço de papel toalha, use um caroço cheio de solução de água oxigenada para umedecer completamente (mas não encharque) as toalhas e as sementes; em seguida, enrole as toalhas frouxamente ou simplesmente dobre-as para que todos os lados das sementes estão em contato com papel toalha úmido. Misture levemente todos os dias (ou quando a toalha secar) e plante-os quando surgirem brotos. Terceiro, basta enxaguar as sementes com a solução e depois plantar.

Pin
Send
Share
Send