Como mudar para uma piscina de água salgada

Pin
Send
Share
Send

A natação é um ótimo exercício, mas o efeito da água clorada na pele e nos olhos pode mantê-lo fora da água mais do que você prefere. Essa é uma das razões pelas quais muitos proprietários de piscinas escolhem a opção de água salgada e facilitar a conversão é mais do que você imagina. Tudo o que você basicamente precisa fazer é instalar um clorador de acordo com o encanamento da piscina, equilibrar os produtos químicos da piscina, adicionar sal à água e ligar o clorador. A parte mais importante do processo é escolher um gerador de cloro que possa lidar facilmente com o volume de água na sua piscina. Um gerador de tamanho insuficiente não produz cloro suficiente e se desgasta rapidamente.

A salinidade de uma piscina de água salgada é uma fração da da água do mar.

Noções básicas de cloração em água salgada

O cloro é o desinfetante nas piscinas de água salgada, mas em vez de adicioná-lo diretamente à água, você adiciona sal, e o clorador o converte em cloro através de um processo eletrolítico. As células do clorador separam o cloreto de sódio em íons sódio e cloro e, por sua vez, formam ácido hipocloroso (HClO) e hipoclorito de sódio, que são os dois principais desinfetantes em piscinas de cloro convencionais.

A água da piscina não é tão salgada quanto a água do mar. De fato, a concentração de sal recomendada de 3.000 partes por milhão torna a água apenas um décimo da salgada que a água do mar ou quase tão salgada quanto o colírio salino. Nadar em uma solução salina tão suave é agradável e calmante, mas o sal tende a tornar a água alcalina, por isso é importante monitorar o pH com frequência e tomar medidas para abaixá-lo quando necessário, ou o cloro produzido pelo gerador será ineficaz. Além disso, as células de sal tendem a aumentar de escala e devem ser limpas com freqüência e substituídas a cada três a sete anos.

Dimensionando o clorador

Depois de decidir converter para uma piscina de água salgada, escolha um clorador classificado para uma piscina com cerca de um terço a mais do que a sua contém. Dessa forma, você pode executá-lo em um ambiente moderado e garantir que a produção de cloro seja suficiente para manter sua piscina limpa. Para calcular o volume da sua piscina, meça a superfície em pés e multiplique pela profundidade média em pés. Multiplique esses números para obter o volume em pés cúbicos e, em seguida, multiplique esse resultado por 7,5 para converter em galões.

Instalando o clorador

A instalação de um clorador de água salgada envolve duas etapas. O primeiro é instalar o painel de controle e o segundo é instalar a própria célula de sal. Coloque a célula na linha de circulação da piscina a jusante do filtro, aquecedor e bomba de circulação. A instalação é uma questão de cortar uma seção do tubo e substituí-la pela célula, que possui acessórios nas duas extremidades para colar nos tubos. Verifique as setas na célula para ter certeza de que elas estão apontando na direção do fluxo de água antes de colar.

A instalação do painel de controle é um pouco mais complicada. Ele vem com instruções detalhadas para a instalação, mas se você não se sentir confortável trabalhando com eletricidade, provavelmente desejará contratar um profissional para fazer essa parte. O painel deve ser instalado a um mínimo de 5 pés da piscina e o mais próximo possível do temporizador da bomba. O melhor local para isso é em uma parede ou superfície vertical plana e semelhante em um local que permita fácil acesso nos quatro lados.

Iniciando o gerador

Antes de ligar o gerador de cloro, é importante equilibrar os produtos químicos da piscina. O pH deve estar entre 7,2 e 7,6 e a alcalinidade total entre 80 e 120 ppm. Você também deve verificar o nível de fosfato e adicionar um produto químico redutor de fosfato se a leitura for superior a 125 partes por bilhão. Os fosfatos contribuem para a formação de incrustações na célula de sal. Finalmente, adicione ácido cianúrico suficiente para aumentar a concentração entre 50 e 75 ppm. O ácido cianúrico é um estabilizador que impede a degradação do cloro pela luz solar. Alguns profissionais de manutenção de piscinas recomendam chocar a piscina com um produto químico chocante padrão e permitir que o nível de cloro livre caia abaixo de 5 ppm antes de iniciar o gerador de sal.

O passo final é adicionar sal, e o sal de mesa comum é o melhor. O manual informará quanto adicionar, com base no volume do pool. Faça isso com a bomba da piscina ligada e o gerador de sal desligado. Misture o sal; permita a circulação e faça uma medição e adicione mais se o nível estiver abaixo de 3.000 ppm. Quando terminar, a concentração de sal deve estar entre 3.000 e 3.500 partes por milhão.

Manutenção

Quando o seu clorador estiver operacional, você não precisará adicionar cloro, mas precisará manter o nível de sal. Faça leituras regulares de cloro e ajuste a saída do clorador mais alto quando o nível cair abaixo de 1 ppm. Você também deve manter o equilíbrio de pH, alcalinidade e outros produtos químicos, como faria em uma piscina regular.

Pin
Send
Share
Send