Barulho alto no meu telhado quando está frio

Pin
Send
Share
Send

Despertar no meio de uma noite fria por batidas repetidas e altas do telhado da sua casa pode ser bastante alarmante, dando origem a visões de galhos de árvores em queda ou intrusos no telhado. O que você está ouvindo, no entanto, é o efeito de baixas temperaturas nos materiais de construção. É física, mas não é uma indicação de um problema estrutural sério, então você dorme profundamente, apesar da barulheira.

crédito: Olivier-Martin Gambier

Encolher é a questão

Compreender a origem da batida de um telhado exige um entendimento da expansão e contração térmicas. Simplificando, os materiais de construção respondem às mudanças em seu ambiente. Os efeitos são mais notáveis ​​no inverno. No inverno, as temperaturas frias encolhem os materiais de construção expostos, que são unidos entre si e os materiais internos por fixadores, como pregos. Materiais diferentes encolhem em taxas diferentes. O material poroso, como a madeira, perde a umidade do ar seco do inverno, tornando seu encolhimento mais extenso. Mudanças extremas e rápidas entre temperaturas quentes e muito frias - uma ocorrência comum no inverno, quando os dias são mais quentes com um sol brilhante, mas as temperaturas caem drasticamente à noite - fazem com que os materiais de construção expostos encolhem rapidamente.

Distorção e Movimento

Além disso, os telhados são expostos a temperaturas exteriores frias, enquanto as paredes internas anexadas, geralmente envoltas em isolamento, são quentes devido ao calor que se move para cima dos andares abaixo. Esse contraste significa que o telhado está encolhendo, normalmente rapidamente, enquanto as paredes internas não estão, o que causa distorção na forma de vários componentes do telhado e do sótão, como vigas. Quando a pressão aumenta, as juntas e outras áreas de conexão, como pregos e placas de metal entre o telhado e as paredes do sótão, podem se mover levemente, com um componente ou conexão se afastando ou voltando para outro. A energia liberada por esse movimento é o que causa o som alto de batidas ou rachaduras. Um movimento de apenas um quarto de polegada pode produzir um estrondo, diz Joe Nelson, proprietário da Twin City Home Remodeling em Minneapolis-Saint Paul. Quando o ar mais quente e úmido retorna na primavera, os componentes do telhado retornam ao seu tamanho e tensão normais.

Nenhuma causa para alarme

Embora desconfortáveis, os ruídos associados à expansão térmica e contração dos materiais de construção geralmente não indicam um problema sério, como danos estruturais. A mesma contração e expansão acontecem de maneira menos barulhenta quando os canos de água são aquecidos ou resfriados com o uso, e nos caixilhos das janelas e portas quando as temperaturas mais frias da noite chegam nos dias de verão. De fato, os construtores entendem a expansão e a contração térmicas e tentam eliminar seu efeito o máximo possível, usando materiais compatíveis adjacentes uns aos outros e prendendo firmemente as conexões para resistir a movimentos excessivos. No entanto, um telhado empilhado com vários centímetros ou mais de neve e fazendo barulho precisa ser limpo o mais rápido possível.

Isolamento não é uma grande ajuda

O isolamento pode confundir os sons de pancadas emitidos pelo movimento das vigas do telhado ou outros componentes do telhado, mas eles não serão capazes de interromper a expansão e a contração devido à exposição do telhado às temperaturas externas. A adição de mais ventilação no sótão pode ajudar a minimizar a expansão e a contração, reduzindo a temperatura diurna do sótão, observa o colunista Ari Marantz em sua coluna "Ask the Inspector" na "Winnipeg Free Press", mas não é provável que acabe completamente.

Pin
Send
Share
Send