Como identificar cada fio de um HVAC para um termostato

Pin
Send
Share
Send

Se você estiver procurando fazer algum reparo ou manutenção no seu termostato ou sistema HVAC, pode ser necessário determinar quais fios são quais. Isso pode ser difícil se você não tiver mais acesso às instruções do fabricante. Felizmente, os fios do termostato geralmente são codificados por cores, de acordo com regras comuns para facilitar o uso, especialmente no caso de fornos de ar forçado, ar condicionado central e bombas de calor. Técnicas de segurança adequadas devem ser seguidas ao se envolver em qualquer tipo de trabalho elétrico.

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 1920x1080.

Fundamentos da fiação do termostato

A maioria dos termostatos envia comandos para o seu sistema HVAC - calor ou ar condicionado - através de fios de baixa tensão dentro de uma caixa de comando. Esta caixa permite definir a temperatura e configurar programas de aquecimento ou ar condicionado, dependendo de seus hábitos e necessidades.

Ocasionalmente, a caixa do termostato ou a própria unidade de climatização podem exigir alguma manutenção. Isso pode exigir familiaridade com os vários fios coloridos que conectam os dois. Além disso, se você estiver substituindo o termostato ou o sistema HVAC, provavelmente precisará desconectar os fios e conectá-los novamente às junções apropriadas em sua nova unidade.

Noções básicas de segurança elétrica

Antes de iniciar qualquer projeto elétrico, por menor que seja, desligue a energia da área no nível do disjuntor. Informe todos os presentes da tarefa em que você está trabalhando e solicite que eles não ligem a energia novamente até que você termine. Usar luvas de borracha de alta voltagem e ferramentas isoladas também é uma aposta segura. Se você não tem certeza do que precisa fazer para qualquer projeto que envolva eletricidade, é melhor envolver um profissional.

Como identificar as cores dos fios do termostato

Quando o termostato e a unidade de climatização estiverem desligados, desligue o disjuntor e siga as instruções de segurança descritas acima.

Em seguida, remova o painel frontal da sua unidade de climatização. Embora a fiação antiga do termostato possa não aderir às tendências modernas do código de cores, é provável que as unidades mais novas o façam. Esses fios provavelmente serão etiquetados em sua unidade HVAC com uma série de letras que indicam o que eles fazem. As letras também correspondem às cores dos fios.

R, um fio vermelho, é para energia e é um transformador de 24 VCA. Rc, também um fio vermelho, é o poder de refrigeração. Rh também é vermelho e é o fio elétrico do calor. Um fio marcado C pode ser azul ou preto e é o fio comum para o transformador de 24 VCA. Um fio branco marcado com W é o principal relé da célula de calor. E, que provavelmente é um fio marrom, é um fio de relé de calor de emergência. Y, um fio amarelo, é o fio principal do relé de chamada legal e Y2 é o fio secundário do relé de chamada legal. Um fio verde marcado G é o relé do ventilador, enquanto O é laranja e o relé de comutação para o relé frio. B, um fio azul, é o relé de comutação para o relé de calor. Você também pode ter fios rotulados como A para fios ativos quentes e frios, L para uma lâmpada ativa de aquecimento de emergência, X para lâmpada de mau funcionamento do sistema ou P para lâmpada de controle de degelo.

Para identificar os fios de um termostato da Honeywell, você deve seguir estas diretrizes, pois a maioria dos modelos segue os mesmos padrões.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO INSTALAR Full Gauge mt512ri (Abril 2024).