O que o fertilizante faz na grama?

Pin
Send
Share
Send

A adição de um fertilizante ao seu gramado tornará a grama mais verde e mais forte, desde que você aplique as quantidades certas do tipo certo no momento certo. Com tantas complicações, pode ser útil entender o que cada componente do fertilizante faz para entender melhor suas necessidades gerais de cuidados com o gramado.

O fertilizante certo pode ajudar sua grama a crescer.

Nutrientes vegetais

As plantas precisam de até 18 nutrientes para crescer corretamente, mas apenas três delas - nitrogênio, fósforo e potássio - são usadas em quantidades que podem exigir suplementos. Fertilizar um gramado é simplesmente o processo de adicionar elementos deficientes ao solo, para que o gramado tenha a melhor chance de sucesso. O fertilizante para gramado é vendido com uma análise numérica na embalagem, geralmente algo como 10-10-10 ou 20-4-8, com os três números correspondentes à porcentagem de nitrogênio, fósforo e potássio, nessa ordem, no fertilizante.

Azoto

De todos os nutrientes das plantas, o nitrogênio é necessário nas maiores quantidades e é o nutriente mais comum a ser deficiente no solo. O nitrogênio desempenha um papel em quase todos os processos internos, desde a síntese de proteínas até a criação de clorofila. Os fertilizantes para gramados têm dois tipos de nitrogênio: liberação rápida e liberação lenta. Os fertilizantes de liberação rápida terão a grama verde e crescerão em poucos dias, mas exigirão aplicações mais frequentes. O nitrogênio de liberação lenta demorará um pouco mais para mostrar efeitos, mas exigirá aplicações menos frequentes e terá uma chance muito menor de aplicar muito nitrogênio.

Fósforo

O fósforo é talvez mais importante para a saúde geral de um gramado do que qualquer outro nutriente, mas é necessário em níveis muito mais baixos que o nitrogênio. O fósforo é necessário para praticamente todos os processos energéticos dentro da grama, incluindo produção de aminoácidos, fotossíntese, glicólise e respiração. O fósforo é especialmente importante para novas gramíneas, pois promove o crescimento das raízes e estimula o crescimento das lâminas.

Potássio

Embora o potássio não seja usado na estrutura celular básica da grama, é necessário para muitos dos processos de crescimento subjacentes da grama. O potássio é um elemento necessário da fotossíntese e ajuda a facilitar a divisão celular. O potássio também aumenta a resistência do gramado ao tráfego e doenças e até a tolerância à seca. O potássio também é conhecido por ajudar a grama a sobreviver durante os meses de inverno.

Uso indevido de fertilizantes

Como o fertilizante é projetado para suplementar solos empobrecidos ou deficientes, é importante usar apenas a quantidade certa e o tipo certo de fertilizante. O uso excessivo de nitrogênio, por exemplo, pode superestimular o crescimento, fazendo com que as lâminas fiquem fortes, mas as raízes sejam fracas demais para segurar a planta. O nitrogênio também pode causar danos às lâminas da grama se você aplicar fertilizante e esquecer de regar imediatamente as plantas para derrubá-lo na grama e no solo. Níveis elevados de fósforo e potássio não prejudicam a grama tanto quanto o nitrogênio, mas os níveis excessivos vão lixiviar do solo para as águas subterrâneas. Alguns locais podem até ter leis contra a aplicação de fertilizantes de fósforo e potássio, exceto em circunstâncias específicas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Adubo de Grama - Rico em Nitrogênio Passo a Passo (Pode 2024).