Como cuidar da madeira de eucalipto

Pin
Send
Share
Send

A madeira serrada de eucalipto pode vir de qualquer uma das mais de 10 espécies diferentes, com nomes comuns como goma azul, jarrah e mogno do pântano. Todos são membros do gênero Eucalyptus, e embora o eucalipto seja um nativo bem conhecido da Austrália, muita madeira comercial vem de plantações na América do Sul. A madeira de algumas espécies, especialmente a jarrah (Eucalyptus marginata), que cresce nas zonas de robustez 9 a 11 do Departamento de Agricultura dos EUA, é adequada para construção ao ar livre e requer os mesmos cuidados básicos que outros tipos de madeira.

Crédito: huasui / iStock / Getty Images Uma grande pilha de toras de eucalipto.

600 espécies de eucalipto

O eucalipto é um gênero amplo, com mais de 600 espécies, e a maioria é indígena da Austrália, da Tasmânia e das ilhas vizinhas. Algumas espécies foram exportadas para outros países, às vezes em detrimento do ecossistema local. Por exemplo, a goma de rio vermelho (Eucalyptus camaldulensis), que cresce nas zonas de resistência 9 e 10 da USDA, está listada no Banco de dados de inventário de plantas invasoras da Califórnia. Por outro lado, o eucalipto arco-íris, resistente nas zonas 10 e 11 do USDA, tem sido uma adição colorida ao ecossistema havaiano. As espécies que produzem a melhor madeira geralmente crescem em regiões tropicais e subtropicais.

Tipos comuns de madeira de eucalipto

O eucalipto robusta (Eucalyptus robusta), também conhecido como mogno do pântano e cresce nas zonas 10 e 11 do USDA, foi introduzido no Havaí a partir de sua Austrália natal na década de 1880. Produz uma madeira forte e pesada, útil para diversas aplicações externas e utilitárias, incluindo estacas e paletes. Construtores de ambientes externos - especialmente na Austrália - também costumam usar jarrah, que é mais duro e mais escuro que o mogno do pântano. A goma azul (Eucalyptus globulus), que cresce nas zonas 8 a 11, tem uma cor loira atraente e é ainda mais dura que a jarrah, mas não seca bem e tende a entortar, tornando-a inadequada para aplicações para as quais a estabilidade é um problema. requerimento.

A necessidade de acabamento

Os fabricantes usam o mogno jarrah e o pântano para fabricar tábuas de piso, móveis, revestimentos de portas e outros itens de madeira para interiores, e geralmente requerem o mesmo cuidado que itens semelhantes feitos de madeira de lei doméstica, como o carvalho. Embora a madeira de eucalipto tenha alguma resistência à umidade, você deve selá-la, pois a alteração das condições de umidade pode fazer com que ela inche e encolha, o que afeta a estabilidade de pisos, móveis e outros itens de madeira montados. O acabamento também confere à madeira uma cor mais profunda e um brilho rico, além de fornecer proteção contra insetos e podridão.

Manutenção de mobiliário de exterior

Quando a madeira de eucalipto é usada para projetos externos, como móveis de pátio ou estruturas externas, é ainda mais importante selá-la para protegê-la da umidade. Limpe a madeira para remover a sujeira e o mofo antes de selar. Esfregue a madeira com uma escova de cerdas macias usando uma solução de 1 colher de sopa. lixívia e 5 colheres de sopa. sabonete misturado em um galão de água. Seque a madeira com toalhas e deixe secar completamente antes de aplicar o selador. Você precisa de um produto destinado à madeira externa, como poliuretano ou verniz longitudinal, e deve aplicar duas a três demãos. Deixe o selador secar por aproximadamente duas horas entre os revestimentos. Mantenha a água parada fora dos móveis de madeira de eucalipto e mantenha-os longe da luz solar direta, que quebra a camada superficial das fibras de madeira e causa descoloração e falhas no acabamento. Seu mobiliário de eucalipto para uso externo durará mais e permanecerá em melhor forma se você o cobrir com uma lona de vinil sempre que não estiver em uso.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: como proteger madeira com custo baixocontra umidade e cupim (Abril 2024).