Evite os danos: 6 mitos sobre a limpeza de pisos de madeira

Pin
Send
Share
Send

crédito: Paul Anderson

O revestimento de madeira de lei * é um investimento indiscutivelmente bom - embora não seja insignificante. O que torna ainda mais importante cuidar e protegê-lo nas próximas décadas. Quão difícil pode ser, você pergunta? Você ficaria surpreso com quantos mitos perniciosos existem por aí (obrigado, a Internet) sobre a limpeza e o cuidado de seus pisos. E o preço que você paga por acreditar neles pode ser íngreme, levando anos de vida útil do seu investimento - e, em alguns casos, até anulando a garantia do seu piso. Nunca tema! Estamos aqui para prender o mais comum desses mitos - e ajudá-lo a manter seu piso tão bonito e resistente quanto no dia em que os adquiriu.

Mito 1: basta usar um balde de água e uma esfregona.

Em caso de dúvida, basta usar água, certo? Isso vai contra um dos grandes problemas da arrumação: água e madeira não se misturam. A madeira absorve a água parada - especialmente se o piso não estiver selado de maneira perfeita ou adequada. E madeira úmida pode inchar, entortar, rachar e lascar.

Da mesma forma, limpar somente a água não faz nada para impedir o acúmulo de sujeira. E pode deixar um acabamento sujo.

Mito 2: Basta usar vinagre e água.

O vinagre branco destilado é uma potência econômica e atóxica para muitas de suas necessidades de limpeza doméstica. Mas - apesar de muito debate - não é realmente a escolha certa para pisos de madeira.

Primeiro, é ácido. O ácido acético no vinagre pode desgastar ou gravar o acabamento de poliuretano, que, com o tempo, fará com que seus pisos outrora reluzentes pareçam opacos.

Segundo, uma mistura de vinagre e água normalmente não é tão eficaz quanto um sabão neutro ou limpador de pH, formulado para madeira, quando se trata de remover sujeira e sujeira.

Mito 3. Basta usar amônia.

Como o vinagre, a amônia é um limpador doméstico da velha escola que faz maravilhas em muitas superfícies. Mas, também como o vinagre, a amônia é uma má notícia para o seu piso de madeira.

Ao contrário do vinagre, no entanto, a amônia é uma base, com um pH em torno de 11 - semelhante ao alvejante doméstico. Por não ter um pH neutro, pode ser severo no acabamento, causando descoloração ao longo do tempo.

Mito # 4. Basta usar uma esfregona a vapor.

Os esfregões a vapor oferecem a promessa de uma limpeza higienizada no fundo com o mínimo de esforço. Mas quando se trata de pisos de madeira, o que realmente faz é pegar o grande truísmo de limpeza - que água e madeira não se misturam - e piorar adicionando calor. Com o uso regular, os esfregões a vapor podem descascar, rachar e descolorir o piso de madeira - e, em muitos casos, anulará sua garantia.

Mito # 5. Basta usar um aspirador.

Os aspiradores, em particular aqueles com cerdas ásperas ou um acessório para tapete batedor, podem arranhar a camada de selante no chão. Um esfregão de pó de microfibra ou uma vassoura suave servirão para manutenção diária rápida. Esta é uma das etapas de manutenção mais importantes e negligenciadas para evitar arranhões no chão.

Mito 6. Basta usar um limpador à base de óleo.

Produtos de limpeza à base de óleo são adequados para certos tipos de móveis de madeira. Mas com pisos de madeira, você não está tecnicamente limpando a madeira - está limpando o acabamento de poliuretano. Os limpadores de óleo também deixam um acúmulo no chão, o que pode dificultar a estrada se e quando você deseja fazer o repintura.

Alguma verdade. Quanto menos líquido você usar, melhor. Uma fina névoa de um limpador de pH neutro feito especificamente para pisos de madeira - como o limpador de pisos de madeira Bona® - é realmente tudo o que você precisa. Limpe-o com um pano de microfibra seco ou úmido (nunca molhado), que seja suave o suficiente para não arranhar, mas eficaz o suficiente para lidar com a sujeira, poeira e pêlos de animais que os pisos se acumulam com tanta facilidade. Repita uma vez por semana, além da varredura diária, para obter melhores resultados. Quando você tem uma casa ocupada ou está em dificuldades, também há soluções eficazes que limpam rapidamente a sujeira e a sujeira para revelar o brilho natural do seu piso. Ou, quando precisar ir além da limpeza regular, encontre um profissional para ajudá-lo com uma limpeza profunda usando uma solução potente de lavagem e limpeza de madeira.

* Este artigo trata principalmente de pisos de madeira com acabamento em poliuretano ou uretano, e não em madeira de lei encerada ou não tratada.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Nao Faca Estas 19 Coisas Em Casa Durante Uma Tempestade (Abril 2024).