Como converter uma bateria de carro em uma tomada

Pin
Send
Share
Send

Pode haver situações em que seria útil poder executar itens domésticos, como rádio, luz de emergência, computador ou carregador de celular com a bateria de um carro. Durante uma falta de energia, por exemplo, pode ser uma questão de segurança poder ouvir boletins meteorológicos, acessar a Internet ou manter o celular carregado.

Uma boa escolha para um inversor terá conectores de braçadeira e um conector de encaixe que podem ser conectados a um soquete de acessório de carro.

As pessoas sintonizadas com as habilidades de sobrevivência ou a preparação para emergências sabem que, com um dispositivo simples conhecido como inversor de energia, a corrente elétrica de 12 volts produzida por uma bateria de carro comum pode ser convertida em corrente de 120 volts que pode alimentar muitos tipos de plug-ins comuns dispositivos. Um inversor pode ser usado com a bateria que já está montada no seu carro, mas muitas pessoas optam por armazenar algumas baterias sobressalentes em casa, mantendo-as carregadas apenas para essas necessidades.

Corrente DC vs AC

A questão não é apenas que a bateria do seu carro não possui tomadas com ranhuras para conectar o rádio ou a luz de inundação. As baterias de carro funcionam com corrente contínua que flui a 12 volts. Os eletrodomésticos, por outro lado, operam a 110-120 volts de corrente alternada, o que significa que a corrente flui em pulsos alternados a 60 MHz, e não um fluxo contínuo e constante de eletricidade, como ocorre em uma bateria CC. Portanto, antes que qualquer eletrodoméstico possa ser usado com uma bateria de carro, você precisará de um dispositivo que agora forneça apenas as saídas com ranhuras para inserir os plugues nos seus dispositivos, mas também converta a eletricidade em uma corrente alternada na voltagem correta.

É aqui que o inversor de energia entra em ação. Disponível em revendedores de suprimentos automotivos, lojas de ferragens e varejistas on-line, um inversor de energia é um dispositivo bacana que possui cabos ou fios que se prendem aos terminais da bateria do seu carro. Incorporada ao inversor está uma ou mais tomadas com fenda que aceitam plugues de dispositivos domésticos. Quando conectado a uma bateria carregada, permite alimentar dispositivos de 110/120 volts por um período de tempo limitado.

Agora, muitos inversores são vendidos com os dois grampos da bateria e com um plugue que pode ser inserido diretamente na tomada do acessório de alimentação (o isqueiro) do seu carro, para uso em casos em que você está usando a bateria já instalada no seu carro .

Se você estiver comprando um inversor para usar com uma bateria de carro, há várias coisas a serem lembradas:

  • Certifique-se de comprar um inversor projetado para Bateria de 12 volts. A maioria será rotulada com palavras como "conversor de 12 volts para 110 volts". Um inversor projetado para outras tensões não funcionará com a bateria do carro.
  • Procure um com ambos braçadeiras de cabo E um conector de encaixe. Isso permitirá que você use o inversor tanto em baterias independentes quanto em baterias já instaladas no seu carro.
  • Considere a potência. Todos os eletrodomésticos têm classificações de potência diferentes e você precisa garantir que o seu inversor esteja preparado para alimentar os dispositivos que deseja usar. Um projector, rádio ou carregador de telefone é um consumidor de energia relativamente baixo e um inversor de 150 ou 300 watts provavelmente funcionará perfeitamente. Mas os dispositivos que possuem motores ou que aquecem ou resfriam, como um aquecedor de ambiente ou um refrigerador de alimentos elétrico, consomem consideravelmente mais potência e não funcionarão a menos que você tenha um inversor classificado para 500, 750 ou até 1.000 watts. . Lembre-se, porém, de que quanto maior a potência, mais rápido você esgotará a bateria.

Usando um inversor de energia

Passo 1

Com o interruptor do inversor na posição OFF, conecte o grampo negativo (geralmente preto) na coluna negativa da bateria. Em seguida, conecte o grampo positivo (geralmente de cor vermelha) no poste positivo da bateria.

Passo 2

Com o dispositivo doméstico desligado, conecte o cabo de alimentação na tomada com fenda do inversor.

Etapa 3

Coloque o interruptor do inversor na posição ON. Em seguida, ligue o dispositivo doméstico que você deseja executar. Se não funcionar, significa que a bateria não está suficientemente carregada para fornecer a energia necessária ou que os conectores do grampo não estão firmemente conectados. Normalmente, porém, seu dispositivo começará a funcionar.

Passo 4

Quando terminar de usar o dispositivo, inverta o processo: desligue o dispositivo doméstico, desligue o inversor, desconecte o aparelho e, finalmente, solte os cabos da bateria, começando pelo pólo positivo.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como ter uma tomada 110V ou 220V no carro! BARATO (Pode 2024).