Os efeitos do corte de árvores no ecossistema

Pin
Send
Share
Send

É necessário cortar árvores para produzir madeira para construção, papel e outras aplicações, mas a extração de madeira e outras atividades que matam árvores podem potencialmente levar a impactos negativos nos ecossistemas e no meio ambiente como um todo.

Crédito: adam smigielski / iStock / Getty Images O corte de árvores pode levar a efeitos negativos no ecossistema.

Significado

Crédito: Julia Milberger / iStock / Getty Images O desmatamento pode incentivar o aquecimento global.

O corte de árvores em larga escala pode levar ao desmatamento, uma transformação de uma área de floresta em terreno com pouca vegetação. As plantas criam oxigênio e absorvem gases de efeito estufa. A destruição de árvores pode, portanto, incentivar o aquecimento global. A mudança de temperatura pode alterar quais organismos podem sobreviver em um ecossistema.

Efeitos

Crédito: Manakin / iStock / Getty Images O desmatamento leva à perda de habitat para espécies animais.

Cortar árvores pode resultar na perda de habitat para espécies animais, o que pode prejudicar os ecossistemas. Segundo a National Geographic, "70% dos animais e plantas terrestres da Terra vivem em florestas, e muitos não conseguem sobreviver ao desmatamento que destrói suas casas".

Considerações

Crédito: Morley Read / iStock / Getty Images Floresta Amazônica.

Florestas tropicais como a floresta amazônica promovem um ciclo de evaporação e chuva. A perda das florestas tropicais pode resultar em climas mais quentes e secos perto dos trópicos, de acordo com a NASA, que pode destruir ecossistemas dos quais muitos animais e plantas dependem.

Pin
Send
Share
Send