Quais são as partes de um cabo de extensão?

Pin
Send
Share
Send

Seria difícil encontrar uma família que não esteja usando pelo menos uma extensão. Pelo contrário, você provavelmente encontrará vários em uso em qualquer casa. As pessoas as usam para aumentar o alcance dos cabos que alimentam lâmpadas e outros aparelhos. Os cabos de extensão são apenas para uso temporário, mas geralmente você encontra um conectado a um aparelho permanente, como um ar condicionado ou uma geladeira.

Você pode dizer que um cabo de extensão é basicamente um conjunto de fios com plugues em cada extremidade, mas isso é uma simplificação excessiva. Um cabo de extensão consiste em fios, revestimento de fio, isolamento e plugues que incluem pinos, revestimento e terminais de fio. As características dessas peças determinam as aplicações para as quais o cabo de extensão funciona melhor.

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 3840x2160.

Fios e bitolas

Um cabo de extensão pode transportar eletricidade, portanto, os fios condutores são o componente mais importante. A espessura dos fios, ou bitola, e seu comprimento são os principais fatores que determinam as aplicações para as quais o cabo funciona melhor. Quanto mais longo o cabo, menos corrente ele pode transportar, porque a queda de tensão se torna um fator em cabos longos. Da mesma forma, bitolas maiores são para correntes menores.

Lembre-se de que um número maior de bitola significa um fio de menor diâmetro. Se você está se perguntando se um cabo específico pode lidar com uma aplicação específica, verifique a capacidade de amperagem do fio observando o medidor de fio, que geralmente é marcado no revestimento do fio e o comprimento do cabo.

Revestimento do fio

O tipo de revestimento que envolve os fios determina se um cabo de extensão é para uso interno ou externo. Os cabos internos geralmente têm revestimento de plástico, que geralmente é de cor marrom ou branco, enquanto os cabos externos têm revestimento de borracha à prova d'água. Além de mais espessa, o revestimento dos cabos externos geralmente é mais flexível do que nos cabos internos. Os cabos externos podem ser laranja, branco, verde ou até preto, e geralmente têm a letra W (à prova d'água) estampada no revestimento.

Isolação do fio

Os fios condutores dentro do invólucro de um cabo de extensão geralmente têm uma cobertura isolante. Se você cortar um cabo externo para inspecionar os fios, encontrará um com preto ou vermelho, um com branco e outro com verde ou sem isolamento. O fio preto ou vermelho carrega o sinal quente, enquanto o fio branco (fio de retorno) carrega o sinal de volta à fonte. Se o cabo tiver um fio verde ou nu, esse é o fio terra. É um recurso de segurança encontrado em todos os cabos externos. A maioria dos cabos possui isolamento padrão de 300 volts, indicado pela letra "J" no revestimento. Se você não vir esta carta, os fios terão um isolamento mais pesado.

Os cabos internos nem sempre têm fios isolados e, se você cortar um, poderá encontrar dois fios trançados idênticos. Se o cabo tiver um plugue polarizado, você distingue o fio quente do fio de retorno, inspecionando o revestimento do fio. O lado com o fio de retorno terá nervuras ou uma linha branca para distingui-lo do outro lado.

Plugues

Os cabos de extensão projetados para uso com energia de 240 volts podem ter um dos vários tipos de plugues que geralmente travam no receptáculo. Os cabos projetados para uso com circuitos de 120 volts, que são os que os proprietários normalmente precisam, geralmente têm um de apenas dois tipos. Todos os cabos têm duas pontas planas, mas os cabos externos e outros têm uma terceira ponta semi-arredondada para o fio terra. Se um plugue tiver apenas dois pinos, um deles geralmente é maior que o outro. Isso significa que o cabo tem polarização e o fio de retorno se conecta à ponta maior. Você deve usar esse tipo de cabo com um receptáculo polarizado e ele se encaixará apenas de uma maneira. Você pode encontrar plugues de duas pontas não polarizadas em cabos de extensão mais antigos ou comprados no Japão e em outros países. Os pinos têm o mesmo tamanho nesses cabos. Eles são seguros para uso com lâmpadas que possuem plugues não polarizados, mas não funcionam com aparelhos com plugues polarizados.

Várias características do plugue variam de cabo para cabo. Por exemplo, os plugues dos cabos externos têm revestimento para impedir a entrada de água, mas os plugues de alguns cabos internos são removíveis. Você pode separar esses plugues removendo dois ou três parafusos. Além disso, alguns plugues incluem um fusível ou disjuntor para evitar que picos de energia danifiquem luzes sensíveis ou equipamentos eletrônicos. Outro recurso que você pode encontrar em alguns plugues é um LED que acende sempre que você conecta o cabo a um receptáculo ativo.

Pin
Send
Share
Send