Fundação Rachaduras: Você deve se preocupar?

Pin
Send
Share
Send

Uma rachadura que se estende por um canto indica um problema estrutural.

Descobrir rachaduras na base da sua casa pode ser alarmante. Dependendo da idade da sua casa, da natureza da rachadura da fundação e se ela parece estar aumentando ou não, essa rachadura pode ser bastante benigna ou sinalizar um problema potencialmente catastrófico. Determinar se você deve estar preocupado - e quão preocupado - ajuda a entender um pouco sobre por que as rachaduras acontecem e o que você deve fazer sobre isso.

Fundação rachaduras devido ao encolhimento

O concreto encolhe à medida que endurece e cura. Uma mistura de concreto abaixo do ideal pode exacerbar esse encolhimento. As trincas por contração são especialmente comuns em fundações de concreto vazado pela simples razão de que o volume de concreto não curado é maior. As rachaduras de contração podem ter apenas alguns centímetros de comprimento ou podem estender a altura da parede. Eles são frequentemente aleatórios e sinuosos, às vezes desaparecendo completamente apenas para reaparecer mais abaixo na parede. Isso reflete a natureza da tensão sobre a fundação - sendo forçada a cobrir a mesma área com um pouco menos de material. Você esperaria encontrar rachaduras de contração aparecendo em novas construções, mas não esperaria que elas se formassem em concreto que já esteja bem curado. As fissuras por contração geralmente não indicam fraqueza estrutural, mas como geralmente se estendem através da parede, elas podem abrir um caminho para possíveis infiltrações de água ou insetos.

Os racks de fundação causados ​​por retração normalmente estabilizam após a cura do concreto. Se as rachaduras continuarem a aumentar ou se a sua casa não tiver sido construída recentemente, isso indica que os problemas da sua fundação provavelmente não serão causados ​​por encolhimento.

As rachaduras por encolhimento são sinuosas e muitas vezes descontínuas.

Rachaduras na fundação resultantes da liquidação do subsolo

Outra causa de rachaduras na fundação, que é especialmente comum em novas construções, é o assentamento irregular do subsolo sob os fundamentos da fundação. As rachaduras na liquidação ocorrem especialmente quando uma parte da fundação assenta mais do que outra parte. As rachaduras resultantes do assentamento irregular do subsolo podem ser uniformemente largas ou levemente mais largas no topo, e serão mais ou menos verticais ou degraus na diagonal em uma parede de blocos de alvenaria. Em um muro de pedra, devido à irregularidade no tamanho e na colocação das pedras, quando ocorre a rachadura, é correspondentemente irregular.

Os fatores críticos a serem considerados com rachaduras devido ao assentamento do solo são a largura do crack e se o assentamento diminuiu. Você deve poder julgar se o movimento das partes da parede afetadas é vertical ou se uma parte da parede parece estar se afastando da outra parte. Uma lacuna ampla ou crescente pode indicar um problema estrutural iminente - que requer os serviços de um profissional.

Crédito: Imagem © EverDry Impermeabilização ColumbusRachaduras verticais podem indicar elevação ou assentamento do subsolo.

Terra saturada contra a fundação pode causar rachaduras

Nas construções novas e em casas bem estabelecidas, a umidade excessiva ao redor da fundação pode produzir rachaduras e até falhas na fundação. Cada fundação abaixo do nível da classe está sujeita a forças assimétricas, com a carga de terra pressionando para dentro e nada dentro para pressionar de volta para compensar a carga. Somente a força da parede da fundação está disponível para neutralizar as forças contra ela. Solo pesado e úmido exerce muita pressão para dentro das fundações. O solo incha quando saturado e esse volume extra precisa ir a algum lugar. Em regiões frias, a expansão do gelo pode aumentar o problema.

As rachaduras da fundação resultantes do excesso de umidade no solo podem ser diagonais ou horizontais. Se a rachadura da fundação for horizontal, sua posição na parede poderá ajudar a determinar a causa. Se a rachadura aparecer no terço superior da parede da fundação - em outras palavras, dentro da linha de geada e se a casa estiver em um clima do norte - as chances são de que a pressão na fundação esteja relacionada à geada. Rachaduras horizontais no alto da parede também podem ser o resultado do tráfego de veículos perto da casa - uma entrada de automóveis, talvez, ou do tráfego de equipamentos pesados ​​trabalhando nas proximidades.

Se rachaduras horizontais ou diagonais aparecerem na parte central ou inferior da parede, a carga da terra será indicada, pois a pressão será maior à medida que a terra se aprofundar. Rachaduras diagonais em concreto derramado ou rachaduras nas escadas ou fundações de blocos de concreto geralmente aparecem perto do canto - às vezes nos dois cantos - de uma parede. Isso ocorre porque as paredes adjacentes fornecem suporte adicional à parede nas extremidades, suporte que não está presente no meio.

crédito: Imagem © BuilderaFoundation Os monitores de crack podem rastrear com precisão o movimento da fundação.

Quando você deve se preocupar com rachaduras na fundação?

Rachaduras na linha do cabelo e ainda mais substanciais que parecem ter se estabilizado geralmente não são motivo de alarme imediato, embora você ainda deva tomar medidas para corrigi-las. As rachaduras que parecem estar crescendo, no entanto, indicam um problema contínuo e não resolvido que pode se transformar em algo mais sério. Os profissionais da fundação às vezes afixam um dispositivo chamado monitor de crack nos dois lados da trinca, a fim de rastrear com mais precisão a velocidade e a extensão em que uma trinca está se expandindo. O monitor de rachaduras geralmente consiste em placas acrílicas sobrepostas, uma com uma grade e outra com mira posicionada sobre a grade. Após registrar a posição inicial da mira na grade, qualquer movimento horizontal ou vertical subseqüente das respectivas partes da parede pode ser facilmente medido.

Crédito: Image © Quality 1st BasementsSerious mid-cracking horizontal e sinais de curvatura pedem atenção profissional.

O mais crítico, e o ponto em que você deve procurar imediatamente o aconselhamento de um profissional, é sempre que detectar que uma parte da parede ficou desalinhada com o restante da parede da fundação. Se um lado de uma rachadura não estiver mais nivelado com o outro lado, se um curso de alvenaria ou pedra for deslocado lateralmente, ou se uma linha de prumo cair do topo da parede mostrar que a parede está inclinada ou curvada no meio, tudo isso indica que a parede pode falhar lentamente e se encaminha para o colapso completo. Um especialista da fundação pode avaliar o problema e sua causa e recomendar uma solução.

Medidas a serem tomadas se sua fundação quebrar

Se sua fundação rachou por causa do encolhimento do concreto ou assentamento do subsolo, há muito pouco que você pode fazer para combater isso. Se, no entanto, sua fundação rachou porque o solo daquele lado da sua casa está excessivamente saturado - geralmente porque a água que sai do telhado não está adequadamente direcionada para longe da fundação - existem medidas óbvias que você pode tomar com calhas e algerozes. Essas medidas aliviarão a pressão do solo úmido sobre a fundação.

Remendando rachaduras da fundação

Como você repara a rachadura ou rachaduras vai depender em parte do tamanho da rachadura. As rachaduras na linha do cabelo podem ser reparadas com um composto de remendo de concreto de vinil, usando uma espátula ou espátula. Siga as instruções específicas do fabricante para obter o melhor vínculo. Pressione firmemente o composto de adesivo na fenda. Calafetagem de alvenaria é um selante de rachaduras eficaz e flexível que você pode usar se a rachadura for larga o suficiente para aceitar a ponta do tubo de calafetar. Sempre que possível, remende a rachadura no exterior e no interior. Se as rachaduras forem de 2,5 cm ou mais, encha a fenda com uma haste de espuma antes de calafetar ou remendar.

Então, para responder à pergunta original, você deve se preocupar? A menos que sua fundação esteja obviamente comprometida - e você saberá se a vir -, não há motivo para se preocupar. Mas você deveria prestar atenção? Sim, especialmente se o problema parece estar crescendo. E você deveria fazer alguma coisa? Depois de fazer suas observações ao longo do tempo, responda adequadamente. Consulte um profissional da fundação se sentir problemas sérios ou se não tiver certeza. Atuar é sempre preocupante.

Pin
Send
Share
Send